avatar
7. A Origem do Mal
A Bíblia Fala 177
Compartilhar Instalar

Em recente demonstração de controle remoto, realizada em certo aeroporto, um avião a jato, sem piloto, entrou na pista de aterragem, deslizou até um ponto determinado, deu a volta e decolou na direção do vento. O avião realizou uma série de manobras, sobrevoou várias vezes o campo, realizando uma aterragem quase perfeita.

Os que foram convidados para assistir à demonstração, ficaram estupefados ante essa prova extraordinária. Nenhum dos espectadores pensou que o avião estivesse voando sozinho. Sabiam que, atrás das manobras realizadas pela aeronave havia uma inteligência superior.

Quando consideramos os sinistros acontecimentos divulgados pela televisão, pelo rádio e pela imprensa, com seu noticiário cotidiano de mortes, terror e violência, não podemos deixar de convecer-nos de que uma inteligência-mestra está operando neste mundo em luta, não só contra Deus, mas contra tudo que é justo e bom.

Enquanto os homens falam em paz, preparam-se para a guerra! Enquanto planejam um mundo sem crime, a ilegalidade progride a passos de gigante! Enquanto pesquisam meios de banir a morte, surgem novas doenças e problemas! Bem disse outro dia um pensador: "Há hoje a operar no mundo alguma coisa diabólica."

Em muitos círculos atuais eliminou-se a idéia da existência do diabo. Muitos crêem que este poder consista apenas nos maus pensamentos da humanidade ou nas superstições provindas de fábulas da Idade Média. A Bíblia, entretanto, fala de modo muito realista desse poder que opera no mundo hoje. Cristo e os profetas acreditavam na existência de um ser maligno chamado por vários nomes: Diabo, Satanás, Lúcifer, o Príncipe deste mundo, o Enganador, a Serpente etc.

Onde teve origem o diabo? Por que não o destruiu Deus? Estas são algumas das muitas perguntas que surgem quando é mencionado o seu nome. Volvamos à Bíblia para descobrir a verdade acerca desse poder.


A Bíblia Fala


1. Como que se originou o pecado? I S. João 3:8


2. Onde vivia esse ser diabólico antes de vir para a Terra? S. Lucas 10:18


3. Que fez Deus, quando a rebelião de Satanás provocou a guerra no Céu? Apocalipse 12:7-9


4. Que espécie de anjo era Satanás antes de sua rebelião? Ezequiel 28:12


5. Que posição exaltada ocupava ele nas cortes celestiais? Ezequiel 28:14

NOTA: Como querubim cobridor, estava próximo de Deus. Salmo 80:1


6. Que posição mais elevada cobiçou esse ser exaltado? Isaías 14:12-14

NOTA: Outro motivo de sua rebelião foi o orgulho por sua formosura. Ezequiel 28:17


7. Quando foi expulso do Céu, a quem quis Satanás enganar? Gênesis 3:1-6

NOTA: Satanás usou a serpente como médium, para por ela alcançar a atenção da mulher.


8. Sobre que pretende Satanás ter domínio absoluto? S. Lucas 4:5 e 6

NOTA: Ver Também Jó 1:6-8


9. Quem traz sobre a humanidade o sofrimento e a tentação? Jó 2:7, S. Lucas 13:16


10. Como adquiriu Cristo o direito de destruir o diabo e todo o mal? Hebreus 2:14


11. Como será finalmente destruído por Deus esse maligno? Ezequiel 28:16-19


12. Por que trabalha Satanás agora com tanto ódio? Apocalipse 12:10-12


13. Como procura Satanás disfarçar-se, bem como aos seus enganos? II Coríntios 11:13-15


14. Qual é a única defesa do homem contra os enganos de Satanás? Efésios 6:11 e 12


15. Como podemos alcançar a vitória sobre este arquiinimigo? Apocalipse 12:11


Adverte-no S. Pedro de que "o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." I S. Pedro 5:8 . Nunca foram seus enganos tão eficazes para desorientar e destruir os filhos de Deus como o são atualmente.

Não mais podendo retornar às cortes celestiais para escarnecer e acusar, Satanás procura agora atacar a Deus, desorientando e destruindo os filhos de Deus, pelos quais Cristo foi imolado.

O diabo procurou vencer o Salvador antes de completar Ele Sua missão redentora. Cristo saiu vitorioso de cada batalha que feriu com o enganador. Não cometeu um único pecado, diz-nos a Bíblia. Por sua morte na Cruz do Calvário, adquiriu Ele o direito de livrar os que estão presos no cativeiro de Satanás, contanto que aceitem a Sua morte em lugar daquela que lhes correspondia. Instigando a morte de Cristo Satanás lavrou sua própria sentença de morte.

Satanás será destuído muito em breve, com todos os que o escolheram como seu líder e rei. A Santa Escritura nos assegura que seu fim será completo. Mas, ainda por um pouco ele enganará a todos os que puder. O mesmo Redentor que alcançou a vitória completa sobre a serpente, é capaz de vos dar a vitória, se colocardes vossa vida em Suas mãos -- mãos que foram traspassadas por vossos pecados. Confiai nEle hoje mesmo, e Ele vos dará o perdão dos pecados passados e vitória sobre as tentações futuras.

(se desejais atender a este convite, pedimos que o indique marcando o respectivo quadradinho.)

Quero aceitar a Cristo como meu Líder e Redentor.

Orai para que eu tenha a sabedoria e as forças necessárias para vencer nosso inimigo.