Comentário Bíblico
Adventista
No ano quatrocentos e oitenta - (cba)
1 Reis 6:1
Este versículo sincroniza o 480º ano a partir do êxodo com o quarto ano do reinado de Salomão. Essa informação é de suma importância, pois com ela é possível computar a cronologia hebraica desde Salomão a Moisés, e ainda antes. Da exatidão da data a.C. atribuída ao quarto ano de Salomão depende a exatidão de todas as outras datas baseadas nela. Não há evidência para supor que 480 seja um número redondo ou que indique 12 gerações, nem para fazer com que esse período inclua o tempo dos juízes ao somar todos os anos dos juízes e omitir os anos de opressão estrangeira. Este comentário considera esse número como o do 480 ano e conta o ano do êxodo como o primeiro (assim como Moisés contou os 40 anos de peregrinação).
A que corresponde esse 480º ano, sincronizado com o quarto ano de Salomão? Segundo o método cronológico, e os sincronismos assírios, o 40º e último ano do reinado de Salomão (1 Reis 11:42) pode ser datado em 931/930 aC. Esse seria um ano civil judaico, de outono a outono, começando com o sétimo mês. Então o quarto ano de Salomão seria 967/966, no qual o segundo mês, zive (mais tarde chamado de Iyyar) cai na primavera de 966 a.C.
Se esse segundo mês do 480º ano foi em 966 a.C., o segundo mês do primeiro ano dos 480 foi 479 anos antes de 966, ou seja, 1445 a.C. Esse foi o mês depois do êxodo. As datas do Antigo Testamento adotadas neste Comentário são baseadas no sincronismo do mês de zive do quarto ano de Salomão (no ano 480º, começando com o ano do êxodo) com o ano 966 a.C.
Deve-se observar que esse dado cronológico “no ano quatrocentos e oitenta” é informado de maneira formal e categórica, sem hesitação ou reserva, e com precisão incomum. Informa-se não apenas o ano de Salomão e a era do êxodo, mas também o mês. É evidente que se desejou estabelecer um sincronismo exato, como o que é feito entre 2 Reis 18:9,10; Jeremias 25:1; etc.
- 9 No quarto ano do rei Ezequias que era o sétimo ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, Salmanasar, rei da Assíria, subiu contra Samária, e a cercou 10 e, ao fim de três anos, tomou-a. No ano sexto de Ezequias, que era o ano nono de Oséias, rei de Israel, Samária foi tomada. 2 Reis 18:9,10 1 A palavra que veio a Jeremias acerca de todo o povo de Judá, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá (que era o primeiro ano de Nabucodonozor, rei de Babilônia, Jeremias 25:1
Na LXX, o número informado é 440 em vez de 480; e Josefo fala de 592 ou 612 (Antiguidades, viii.3.1; xx.10.1). Tanto a LXX quanto Josefo têm várias discrepâncias com as cifras hebraicas dos livros dos Reis. No entanto, um estudo atento dos números de Josefo demonstra que são tardios e erroneos, ao passo que os números do texto hebraico são mais antigos e mais confiáveis. Josefo é notório por suas cifras conflitantes e errôneas, e não se deve confiar nelas para se estabelecer uma cronologia sólida.
No mês de zive - (cba)
1 Reis 6:1
Este é o nome hebraico antigo do segundo mês. Depois do exílio foi chamado comumente de Iyyar. Os nomes raros e arcaicos dos meses hebraicos, neste e em 1 Reis 6:38, são evidência de uma data antiga para o livro.
Começou a edificar - (cba)
1 Reis 6:1
A decisão de Salomão de construir o templo não foi um ato solitário ou arbitrário nem foi motivado apenas pela vontade de seu pai Davi. À razão que moveu Salomão não foi ambição pessoal, nem amor à glória, mas a realização de um o divino. O tempo de se construir para o Senhor tinha claramente chegado e Salomão se entregou por completo à execução dessa tarefa. O momento era de tranquilidade e paz tanto para Israel quanto para as nações vizinhas. Também era uma época de prosperidade, o que tornava possível para Salomão assegurar os materiais necessários. O povo podia ajudar a construir e estava disposto a isso.
O relato da construção do templo de Salomão ocorre também em 2 Crônicas 3 e 4, mas o registro em Reis é o mais antigo e completo. O relato paralelo em 2 Crônicas concorda com o de Reis em todos os detalhes essenciais. Embora esse relato seja bem mais resumido do que o de Reis, ele contém alguns detalhes adicionais.
Além dos relatos bíblicos, há a descrição de Josefo do templo de Salomão (Antiguidades, viii.3.1-9). Contudo, esse registro, embora detalhado, não é totalmente fidedigno. A literatura cristã não acrescenta nada de significativo em relação aos detalhes do templo, tampouco as pesquisas arqueológicas têm dado quaisquer contribuições notáveis, tendo em vista as repetidas destruições de Jerusalém desde a época de Salomão.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 6:1-10
O templo foi chamado de casa de Jeová por ser foi ordenado e concebido por Ele, e seria empregado em seu serviço. Isto lhe dava a beleza da santidade, pois era a casa de Jeová, a que supera qualquer outra beleza. Seria o templo do Deus de paz, pelo que não deveria ser ouvido o som de ferramentas de ferro. A tranquilidade e o silêncio são convenientes e auxiliam os exercícios religiosos. A obra de Deus deve ser realizada com muito cuidado e sem ruído. Os clamores e a violência costumam atrapalhar, e jamais são úteis à obra de Deus. Deste modo, o reino de Deus no coração do homem cresce em silêncio (Marcos 5:27).
- Veja também O Fim do Ministério de Eliseu 6:1,2
Profetas e Reis, Pág. 260
Da obstinação para a submissão, 20 de Abril 6:1Filhos e Filhas de Deus, Pág. 117
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- Análise em Cadeia 26 Enquanto Israel habitou trezentos anos em Hesbom e nas suas vilas, em Aroer e nas suas vilas em todas as cidades que estão ao longo do Arnom, por que não as recuperaste naquele tempo? Juízes 11:26 1 Então Salomão começou a edificar a casa do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor aparecera a Davi, seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu. 2 Começou a edificar no segundo dia do segundo mês, no quarto ano do seu reinado. 2 Crônicas 3:1,2 37 No quarto ano se pôs o fundamento da casa do Senhor, no mês de zive. 1 Reis 6:37 1 Falou o Senhor a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da revelação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, dizendo: Números 1:1 47 Entretanto foi Salomão quem lhe edificou uma casa; Atos 7:47 19 E a Salomão, meu filho, dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhes e os teus estatuto, e para fazer todas estas coisas, e para edificar o palácio para o qual tenha providenciado. 1 Crônicas 29:19 12 e fala-lhe, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do Senhor. 13 Ele mesmo edificará o templo do Senhor; receberá a honra real, assentar-se-á no seu trono, e dominará. E Josué, o sacerdote, ficará à sua direita; e haverá entre os dois o conselho de paz. 15 E aqueles que estão longe virão, e ajudarão a edificar o templo do Senhor; e vós sabereis que o Senhor dos exercitos me tem enviado a vós; e isso sucederá, se diligentemente obedecerdes a voz do Senhor vosso Deus. Zacarias 6:12,13,15 19 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei. 20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias? 21 Mas ele falava do santuário do seu corpo. João 2:19-21 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19 16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:16 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; 21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. Efésios 2:20-22 7 arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças. Colossenses 2:7 11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), Hebreus 9:11 10 porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus. Hebreus 11:10 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:5