Comentário Bíblico
Adventista
Uz - (cba)
Jó 1:1
Este local geográfico não foi identificado com segurança. Segundo Lamentações 4:21, a "terra de Uz" nos dias de Jeremias equivalia a Edom, ou então a "filha de Edom" habitava fora de seu território, numa região que teria sido conquistada por Edom. Provavelmente o correto seja a segunda opção, uma vez que a "terra de Uz" e Edom são separadamente mencionadas numa longa lista de nações que deviam sofrer a vingança divina (Jeremias 25:20,21). Contudo, os escassos dados bíblicos relativos à residência dos companheiros de Jó: Elifaz, Bildade e Zofar (Jó 2:11), parecem indicar que eles eram de algum lugar nas imediações de Edom. Por exemplo, Elifaz era um temanita. Edom e Temã são mencionados, aparentemente em íntima ligação (ver Jeremias 49:7,20; Ezequiel 25:13; Amós 1:11,12; Obadias 1:8,9). A tribo de Bildade, composta pelos suítas, provavelmente descendeu de Quetura, a concubina de Abraão (Gênesis 25:1,2). Buz, a terra do quarto companheiro de Jó, Eliú (Jó 32:2), também está ligada a Tema, a cidade natal de Elifaz (ver Jeremias 25:23).
- 21 Regozija-te, e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz; o cálice te passará a ti também; embebedar-te-ás, e te descobrirás. Lamentações 4:21 20 e a todo o povo misto, e a todos os reis da terra de Uz, e a todos os reis da terra dos filisteus, a Asquelom, a Gaza, a Ecrom, e ao que resta de Asdode; 21 e a Edom, a Moabe, e aos filhos de Amom; Jeremias 25:20,21 11 Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo esse mal que lhe havia sucedido, vieram, cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, Bildade o suíta e Zofar o naamatita; pois tinham combinado para virem condoer- se dele e consolá-lo. Jó 2:11 7 A respeito de Edom. Assim diz o Senhor dos exércitos: Acaso não há mais sabedoria em Temã? Pereceu o conselho dos entendidos? Desvaneceu-se-lhes a sabedoria? 20 Portanto ouvi o conselho do Senhor, que ele decretou contra Edom, e os seus desígnios, que ele intentou contra os moradores de Temã: Até os mais novos do rebanho serão arrastados; certamente ele assolará as suas moradas sobre eles. Jeremias 49:7,20 13 portanto assim diz o Senhor Deus: Também estenderei a minha mão contra Edom, e arrancarei dele homens e animais; e o tornarei em deserto desde Temã; e cairão à espada até Dedã. Ezequiel 25:13 11 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Edom, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque perseguiu a seu irmão à espada, e baniu toda a compaixão; e a sua ira despedaçou eternamente, e conservou a sua indignação para sempre. 12 Por isso porei fogo a Temã, o qual consumirá os palácios de Bozra. Amós 1:11,12 8 Acaso não acontecerá naquele dia, diz o Senhor, que farei perecer os sábios de Edom, e o entendimento do monte de Esaú? 9 E os teus valentes, ó Temã, estarão atemorizados, para que do monte de Esaú seja cada um exterminado pela matança. Obadias 1:8,9 1 Ora, Abraão tomou outra mulher, que se chamava Quetura. 2 Ela lhe deu à luz a Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. Gênesis 25:1,2 2 Então se acendeu a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; acendeu-se a sua ira contra Jó, porque este se justificava a si mesmo, e não a Deus. Jó 32:2 23 a Dedã, a Tema, a Buz e a todos os que cortam os cantos da cabeleira; Jeremias 25:23
Apesar dessas evidências que apontam para a área edomita como a localização de Uz, outros fatores têm levado alguns a diferentes conclusões. A LXX traduz Uz como Ausites, que se diz ser uma área na parte norte do deserto da Arábia, entre a Palestina e o rio Eufrates. Gesenius defende essa localidade como sendo a Uz de Jó 1:1. Sua proximidade com a Caldeia, de onde saíram os bandos de saqueadores que levaram os camelos de Jó (Jó 1:17), tende a favorecer essa teoria. Por outro lado, nem sempre se pode confiar no testemunho da LXX, como, por exemplo, na declaração contida em seu apêndice ao livro de Jó, que afirma ser Jó um dos reis de Edom.
- 1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. Jó 1:1 17 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Os caldeus, dividindo-se em três bandos, deram sobre os camelos e os tomaram; e mataram os moços ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Jó 1:17
Outras tradições, preservadas pelos árabes, colocam Uz nas vizinhanças de Damasco. Em realidade, uma área 65 km a sudoeste de Damasco ainda mantém o nome Deir Eiyub, perpetuando o nome de Jó. Esse local e o que fica ao norte da Arábia têm sido defendidos, uma vez que Jó é descrito como "o maior de todos os [homens] do Oriente" (Jó 1:3). Presume-se que esse termo se aplique ao território a leste da Palestina. Assim, as vizinhanças de Edom não preencheriam esse requisito geográfico. Por outro lado, caso se assuma a posição de que Moisés seja o autor do livro, a posição geográfica dele talvez tenha sido em relação ao Egito ou a Midiã, e não à Palestina.
Há pouca coisa mais no livro em si que ajude a identificar Uz. Os filhos e filhas de Jó viviam numa área onde um "grande vento do lado do deserto" os atingiu (Jó 1:19). Moravam numa área cultivada onde "os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles" (Jó 1:14). A casa de Jó ficava numa cidade ou perto dela (Jó 29:7). O quadro, fragmentário como é, parece ser o de uma área marginal, de fazendas e cidades, na fronteira com um deserto. Mas essa situação não seria incomum em muitas partes do Oriente.
- 19 e eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova. Jó 1:19 14 veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; Jó 1:14 7 Quando eu saía para a porta da cidade, e na praça preparava a minha cadeira, Jó 29:7
Jó - (cba)
Jó 1:1
Do heb. 'Iyyob, que alguns consideram como se viesse da raiz 'ayab, que significa "ser hostil", "tratar como um inimigo". Portanto, "Jó" pode significar "o maltratado". Gesenius sugere que a ideia primária de 'ayab pode ser a de respirar, soprar ou bufar sobre alguém, como uma expressão de ira ou ódio. Contudo, não pode ser estabelecido com certeza que o nome "Jó" venha desta raiz. Não é incomum, porém, na Bíblia, que o nome de um homem descreva sua principal característica. Nomes assim eram postos, sem dúvida, num momento posterior da vida, como ocorreu com o nome "Israel" (Gênesis 32:28). O nome "Jó" não se encontra em nenhuma outra parte na literatura hebraica, mas ocorre nas Cartas de Amarna, do século 14 a.C. sob a forma deAyyâh. O nome é também atestado em documentos cuneiformes de Mari, em que é escrito como Ayyâbum. O "Jó" de Gênesis 46:13 não vem do heb. 'Iyyob, mas de Yob.
- 28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. Gênesis 32:28 13 E os filhos de Issacar: Tola, Puva, Iobe e Sinrom. Gênesis 46:13
No Cemitério Rock Creek, em Washington D.C., está a famosa estátua da dor feita por Augustus Saint-Gaudens. Ele pretendia que ela fosse uma personificação de toda a dor humana. Um crítico francês disse com respeito a ela: "Não conheço nenhuma outra obra que seja tão profunda em sentimento, tão elevada em arte e que tenha sido criada por métodos tão simples e amplos." A Bíblia tem sua "personificação da dor" na pessoa de Jó. Parafraseando o crítico de arte, não há algo mais profundo em sentimento ou mais elevado em arte do que esse livro.
Íntegro - (cba)
Jó 1:1
Do heb. tam. A KJV diz "perfeito". Esta palavra não implica necessariamente absoluta ausência de pecado. Significa, antes, plenitude, integridade, sinceridade, mas num sentido relativo. O homem "perfeito" aos olhos de Deus é aquele que alcançou o grau de desenvolvimento que o Céu espera dele num determinado momento. O termo heb. tam é equivalente ao gr. teleios, que é frequentemente tradu zido como "perfeito", no NT, mas que seria melhor traduzido como "plenamente desenvolvido" ou "maduro" (ver 1 Coríntios 14:20, em que teleioi é traduzido como "homens amadurecidos", em contraste com "crianças"). É difícil encontrar uma palavra adequada para a tradução de tam. Alguns tradutores, seguindo a LXX, usaram a palavra "irrepreensível ", que não parece suficiente para transmitir a conotação positiva de totalidade e inteireza que se encontra em tam.
Reto - (cba)
Jó 1:1
Do heb. yashar, "reto", "plano", "justo", "correto".
Temente a Deus - (cba)
Jó 1:1
Uma expressão bíblica comum que denota lealdade e devoção a Deus. Aqui se deseja mostrar um contraste entre Jó, que era leal a Deus, e os que adoravam outras divindades.
Que se desviava - (cba)
Jó 1:1
A ideia é a de evitar o mal, desviando-se dele como da presença do perigo. As quatro ideias incluídas neste verso não são meras repetições para impressionar o leitor com o fato de que Jó era um bom homem. Em vez disso, complementam-se mutuamente para dar o quadro total de um personagem notável.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 1:1-5
Jó era rico e, não obstante, piedoso. Ainda que difícil e incomum, não é impossível que um rico entre no reino dos céus, pois pela graça de Deus podemos vencer as tentações das riquezas deste mundo. O relato da piedade e prosperidade de Jó antecede a história de suas grandes aflições, e mostra que nada o salvará dos problemas. Ainda que Jó contemplasse com satisfação a harmonia e o bem-estar de seus filhos, seu conhecimento sobre o coração humano o fazia temer por eles. Ele os enviava e sacrificava por eles, a fim de lembrar-lhes que deveriam examinar-se a si mesmos, confessarem seus pecados, procurar o perdão e, como quem espera atenção da parte de Deus através do Salvador prometido, ele oferecia um holocausto para cada um deles. Percebemos o seu cuidado para com seus filhos, seu conhecimento sobre o pecado e sua dependência total da misericórdia de Deus, da maneira que Ele tem designado.
- Veja também Escolher hoje servir a Cristo, 1 de Junho 1:1
Filhos e Filhas de Deus, Pág. 159
Reto, embora provado, 29 de Março 1:1Filhos e Filhas de Deus, Pág. 95
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- Análise em Cadeia 23 Os filhos de Arão: Uz, Hul, Geter e Más. Gênesis 10:23 20 Depois destas coisas anunciaram a Abraão, dizendo: Eis que também Milca tem dado à luz filhos a Naor, teu irmão: 21 Uz o seu primogênito, e Buz seu irmão, e Quemuel, pai de Arão, Gênesis 22:20,21 28 Estes são os filhos de Disã: Uz e Arã. Gênesis 36:28 17 Os filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude, Arã, Uz, Hul, Geter e Meseque. 42 Os filhos de Eser: Bilã, Zaavã e Jaacã. Os filhos de Disã: Uz e Arã. 1 Crônicas 1:17,42 20 e a todo o povo misto, e a todos os reis da terra de Uz, e a todos os reis da terra dos filisteus, a Asquelom, a Gaza, a Ecrom, e ao que resta de Asdode; Jeremias 25:20 21 Regozija-te, e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz; o cálice te passará a ti também; embebedar-te-ás, e te descobrirás. Lamentações 4:21 14 ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça, livrariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus. 20 ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Deus, eles não livrariam nem filho nem filha, tão somente livrariam as suas próprias vidas pela sua justiça. Ezequiel 14:14,20 11 Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão. Tiago 5:11 8 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Jó 1:8 3 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa. Jó 2:3 11 Os meus pés se mantiveram nas suas pisadas; guardei o seu caminho, e não me desviei dele. 12 Nunca me apartei do preceito dos seus lábios, e escondi no meu peito as palavras da sua boca. Jó 23:11,12 1 Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? 2 Pois que porção teria eu de Deus lá de cima, e que herança do Todo-Poderoso lá do alto? 3 Não é a destruição para o perverso, e o desastre para os obradores da iniqüidade? 4 Não vê ele os meus caminhos, e não conta todos os meus passos? 5 Se eu tenho andado com falsidade, e se o meu pé se tem apressado após o engano 6 (pese-me Deus em balanças fiéis, e conheça a minha integridade); 7 se os meus passos se têm desviado do caminho, e se o meu coraçao tem seguido os meus olhos, e se qualquer mancha se tem pegado às minhas mãos; 8 então semeie eu e outro coma, e seja arrancado o produto do meu campo. 9 Se o meu coração se deixou seduzir por causa duma mulher, ou se eu tenho armado traição à porta do meu próximo, 10 então moa minha mulher para outro, e outros se encurvem sobre ela. 11 Pois isso seria um crime infame; sim, isso seria uma iniqüidade para ser punida pelos juízes; 12 porque seria fogo que consome até Abadom, e desarraigaria toda a minha renda. 13 Se desprezei o direito do meu servo ou da minha serva, quando eles pleitearam comigo, 14 então que faria eu quando Deus se levantasse? E quando ele me viesse inquirir, que lhe responderia? 15 Aquele que me formou no ventre não o fez também a meu servo? E não foi um que nos plasmou na madre? 16 Se tenho negado aos pobres o que desejavam, ou feito desfalecer os olhos da viúva, 17 ou se tenho comido sozinho o meu bocado, e não tem comido dele o órfão também 18 (pois desde a minha mocidade o órfão cresceu comigo como com seu pai, e a viúva, tenho-a guiado desde o ventre de minha mãe); 19 se tenho visto alguém perecer por falta de roupa, ou o necessitado não ter com que se cobrir; 20 se os seus lombos não me abençoaram, se ele não se aquentava com os velos dos meus cordeiros; 21 se levantei a minha mão contra o órfão, porque na porta via a minha ajuda; 22 então caia do ombro a minha espádua, e separe-se o meu braço da sua juntura. 23 Pois a calamidade vinda de Deus seria para mim um horror, e eu não poderia suportar a sua majestade. 24 Se do ouro fiz a minha esperança, ou disse ao ouro fino: Tu és a minha confiança; 25 se me regozijei por ser grande a minha riqueza, e por ter a minha mão alcança o muito; 26 se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a lua, quando ela caminhava em esplendor, 27 e o meu coração se deixou enganar em oculto, e a minha boca beijou a minha mão; 28 isso também seria uma iniqüidade para ser punida pelos juízes; pois assim teria negado a Deus que está lá em cima. 29 Se me regozijei com a ruína do que me tem ódio, e se exultei quando o mal lhe sobreveio 30 (mas eu não deixei pecar a minha boca, pedindo com imprecação a sua morte); 31 se as pessoas da minha tenda não disseram: Quem há que não se tenha saciado com carne provida por ele? 32 O estrangeiro não passava a noite na rua; mas eu abria as minhas portas ao viandante; 33 se, como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando a minha iniqüidade no meu seio, 34 porque tinha medo da grande multidão, e o desprezo das famílias me aterrorizava, de modo que me calei, e não saí da porta... 35 Ah! quem me dera um que me ouvisse! Eis a minha defesa, que me responda o Todo-Poderoso! Oxalá tivesse eu a acusação escrita pelo meu adversário! 36 Por certo eu a levaria sobre o ombro, sobre mim a ataria como coroa. 37 Eu lhe daria conta dos meus passos; como príncipe me chegaria a ele 38 Se a minha terra clamar contra mim, e se os seus sulcos juntamente chorarem; 39 se comi os seus frutos sem dinheiro, ou se fiz que morressem os seus donos; 40 por trigo me produza cardos, e por cevada joio. Acabaram-se as palavras de Jó. Jó 31:1-40 9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. Gênesis 6:9 1 Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito; Gênesis 17:1 3 Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo. 2 Reis 20:3 20 Assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e fiel perante o Senhor seu Deus. 21 E toda a obra que empreendeu no serviço da casa de Deus, e de acordo com a lei e os mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração e foi bem sucedido. 2 Crônicas 31:20,21 6 Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Lucas 1:6 12 Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. Gênesis 22:12 13 O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio. Provérbios 8:13 6 Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniqüidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal. Provérbios 16:6 11 aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. 1 Pedro 3:11 13 Perfeito serás para com o Senhor teu Deus. Deuteronômio 18:13 18 Ao terceiro dia disse-lhes José: Fazei isso, e vivereis; porque eu temo a Deus. Gênesis 42:18 21 Além disto procurarás dentre todo o povo homens de capacidade, tementes a Deus, homens verazes, que aborreçam a avareza, e os porás sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; Êxodo 18:21 28 E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento. Jó 28:28