Cristo Vai Voltar

List

Nova Lição da Escola Sabatina: LIÇÃO 1 | Crise de Identidade | Classe de Professores 2021

Share

Sex 25 Dez 2020 16:30:01 EST - 621

CompartilharLição 1 da Escola Sabatina do primeiro trimestre de 2021 com o título: Sábado: Experimentando e Vivendo o Caráter de Deus. Estudo da lição Isaías: Consolo para o povo de Deus pelo Pr. Moisés Mattos. ► Curta, Comente e Compartilhe o vídeo! ► Inscreva se no nosso canal! ► Curta e receba o resumo da Lição na nossa página no Facebook: https://bit.ly/2QMCV5e Lição 01 Crise de identidade Tema: Uma analise da condição de Judá no tempo de Isaias e a obra de Deus em restaurar o seu povo. Nesta primeira lição temos um resumo de todo o livro: o pecado do povo, o juizo de Deus e ao mesmo tempo a promessa de salvação. I Falta de identidade a) Ao se identificar como um profeta que ministrou em 04 reinos de Judá (Uzias , Jotão , Acaz e Ezequias) o profeta fala da falta de identidade do seu povo. b) "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.” Isaias 1: 3 c) Em Isaias 1 aparece uma lista de pecados que mostram a falta de identidade do povo com Deus. “Desde a planta do pé até o alto da cabeça não há nele coisa sã...” (1:6) d) Entre estes pecados estão: Corrupção, ritualismo vazio, opressão aos órfãos e viúvas. e) Numa alusão às injustiças e ao ritualismo podre deles se diz que estavam com as "mãos cheias de sangue”. Ofereciam sacrifícios que não eram acompanhados de fidelidade e boas obras. f) Em não havendo conversão Deus diz ao povo: "voltarei contra ti a minha mão... “Isaias 1:25. Uma indicação de juízo. II Sobra de esperança a) Apesar da ameaça de juízo há uma promessa de esperança introduzindo aquilo que será feito na segunda metade do livro de Isaías (40 a 66). b) Deus faz um desafio e convida o povo a discutir a situação deles. Ele diz: "Vinde então, e argüi me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.”(1:18) c) Escarlata é vermelho. O vermelho aqui simboliza o sangue derramado de inocentes injustiçados. O branco representa a pureza que pela graça de Deus podemos atingir. d) Judá foi uma vinha que ao invés de uvas doces produziu uvas amargas. Isaias 5:1 a 7 e) Judá tem dois caminhos: "Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse.” Isaias 1:19,20 Conclusão: Jesus adaptou, expandiu e aplicou a parábola da vinha de Isaias 5. Ele falou de um dono de vinha que a arrendou e no tempo dos frutos mandou seus servos para receber a sua parte. Os arrendatários mataram os servos e finalmente mataram o filho do dono. O que aprendemos desta história hoje? #lição1 #escolasabatina #classedeprofessores

Fonte: Classe De Professores

Classe De Professores

External Site

Share

Close
FacebookTwitterEmailVisitar o Site621 Visualizações