Comentário Bíblico
Adventista
Abinadabe - (cba)
1 Samuel 7:1
O nome Abinadabe significa “meu pai é nobre” ou “meu pai é generoso”. O verbo do qual provém é nadab, “incitar”, “impelir”, sempre num bom sentido e, portanto, “estar disposto”, “ser voluntário”. Não se conhece sua genealogia, mas deveria ser um levita estreitamente aparentado com Arão, já que seu filho Eleazar foi nomeado guardião da arca. O filho mais velho de Arão se chamava Nadabe (Números 3:2), e seria esperado que um de seus descendentes diretos se chamasse Abinadabe.
No outeiro - (cba)
1 Samuel 7:1
Do heb. baggibe'ah. Na KJV, a mesma expressão é traduzida por “em Gibeá” (2 Samuel 6:3,4). O contexto deve determinar se a palavra é usada para designar o nome de um lugar ou se a referência é somente a um “outeiro”, conforme costuma ser traduzida no AT. Havia uma “Gibeá de Benjamim” (1 Samuel 13:16) ou “Gibeá de Saul” (1 Samuel 11:4), além disso, existia um outeiro, literalmente, “Gibeá” de Fineias na região montanhosa de Efraim (Josué 24:33). Os gibeonitas eram, em sentido literal, “habitantes dos outeiros”, e já que Quiriate-Jearim era uma das quatro cidades que pertenciam a eles (Josué 9:17), o outeiro (Gibeá) onde morava Abinadabe seria mais bem descrito como um outeiro em Quiriate-Jearim ou próximo à cidade.
- 3 Puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. 4 Foram, pois, levando-o da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro, com a arca de Deus; e Aiô ia adiante da arca. 2 Samuel 6:3,4 16 E Saul, seu filho Jônatas e o povo que se achava com eles, ficaram em Gibeá de Benjamim, mas os filisteus se tinham acampado em Micmás. 1 Samuel 13:16 4 Então, vindo os mensageiros a Gibeá de Saul, falaram estas palavras aos ouvidos do povo. Pelo que todo o povo levantou a voz e chorou. 1 Samuel 11:4 33 Morreu também Eleazar, filho de Arão, e o sepultaram no outeiro de Finéias, seu filho, que lhe fora dado na região montanhosa de Efraim. Josué 24:33 17 Tendo partido os filhos de Israel, chegaram ao terceiro dia às cidades deles, que eram Gibeão, Cefira, Beerote e Quiriate-Jearir. Josué 9:17
A julgar pelo comportamento das vacas, seria possível concluir que Bete-Semes era o lugar lógico onde a arca deveria repousar. No entanto, a curiosidade profana do povo e o temor dos que sobreviveram ao castigo indicam que seus habitantes não eram qualificados para a reverente custódia do sagrado símbolo da presença de Deus. A cerca de 15 km de distância, estavam os moradores de Quiriate-Jearim, cuja reputação justificava a crença de que pudessem transportar e guardar com segurança aquilo que seus hos não queriam. Inúmeras vezes Israel atrapalhou a Deus na realização de Seus propósitos, ao não aceitar seu conselho e não se conformar ao Seu plano. Cristo amava Judas e gostaria de convertê-lo num dos líderes dos apóstolos, mas ele se recusou (ver DTN, 295). Cristo também amava o jovem rico, que perguntou qual era o caminho para o reino de Deus, mas, apesar do convite para seguir a Cristo, o jovem se afastou cheio de pesar.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 7:1-4
Deus encontrará um lugar de repouso para a sua arca; se alguns a arrojarem, o coração de outros se inclinará a recebê-la. Não é novidade que a arca de Deus esteja em uma casa de família. O Senhor Jesus Cristo e os seus apóstolos pregavam de casa em casa, quando não estavam em locais públicos.
Vinte anos se passaram até que a casa de Israel se interessasse pela ausência da arca. Durante este período, o profeta Samuel trabalhou a favor do avivamento da verdadeira religião. As poucas palavras utilizadas são muito expressivas; e este foi um dos avivamentos mais efetivos da religião, já acontecido em Israel.
- Veja também Pedro e sua conversão, 25 de Março 7:1
Filhos e Filhas de Deus, Pág. 91
Reto, embora provado, 29 de Março 7:1Filhos e Filhas de Deus, Pág. 95
|
- Análise em Cadeia 21 Enviaram, pois, mensageiros aos habitantes de Quiriate-Jearim, para lhes dizerem: Os filisteus remeteram a arca do Senhor; descei, e fazei-a subir para vós. 1 Samuel 6:21 14 e vai este termo virando, pelo lado ocidental, para o sul desde o monte que está defronte de Bete-Horom; e chega a Quiriate-Baal (que é Quiriate-Jearim), cidade dos filhos de Judá. Esta é a sua fronteira ocidental. Josué 18:14 2 Depois levantou-se Davi, e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins. 2 Samuel 6:2 5 Convocou, pois, Davi todo o Israel desde Sior, o ribeiro do Egito, até a entrada de Hamate, para trazer de Quiriate-Jearim a arca de Deus. 6 E Davi, com todo o Israel, subiu a Baalá, isto é, a Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, a qual se chama pelo nome do Senhor, que habita entre os querubins. 1 Crônicas 13:5,6 6 Eis que ouvimos falar dela em Efrata, e a achamos no campo de Jaar. Salmos 132:6 3 Puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. 4 Foram, pois, levando-o da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro, com a arca de Deus; e Aiô ia adiante da arca. 2 Samuel 6:3,4 7 Levaram a arca de Deus sobre um carro novo, tirando-a da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro. 1 Crônicas 13:7 11 Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor. Isaías 52:11