Comentário Bíblico
Adventista
Tendo-se retirado - (cba)
Atos 16:40
Depois de alcançarem o propósito de mostrar aos magistrados o erro sério que haviam cometido e vindicar o evangelho em público, os missionários demonstraram magnanimidade exemplar. Não fizeram nenhuma exigência embaraçosa, para benefício pessoal; em vez disso, cederam sem alarde ao pedido dos oficiais.
Para a casa de Lídia - (cba)
Atos 16:40
Parece que a casa de Lídia era o local de reunião dos irmãos, bem como o local onde os missionários se hospedavam. É provável que tenham ficado com ela até estarem prontos para viajar mais longe.
Irmãos - (cba)
Atos 16:40
O grupo de irmãos incluía a casa de Lídia e a do carcereiro.
Confortaram - (cba)
Atos 16:40
Ou, “exortaram”. Em meio ao sofrimento e à convalescência, a principal preocupação dos missionários continuava a ser com os cristãos que haviam levado para a igreja.
Partiram - (cba)
Atos 16:40
Uma vez que a narrativa termina em terceira pessoa, fica claro que Lucas permaneceu em Filipos. Não há menção específica ao que Timóteo lez. É possível que ele tenha ficado com Lucas, pois só é mencionado em Atos 17:14, quando é visto em Bereia junto com Silas. Por outro lado, pode ser que tenha acompanhado Paulo e Silas nas viagens seguintes.
Lucas entra em cena novamente em Atos 20:5, iniciando o segundo trecho em primeira pessoa do plural (ver com. de Atos 16:10). É provável que ele tenha permanecido nas redondezas de Filipos (Atos 20:6) até Paulo passar de novo pela Macedônia durante sua terceira viagem missionária. Portanto, os dois obreiros cristãos ficaram separados por cerca de seis anos. Podemos crer que Lucas usou esses anos para espalhar o evangelho na carente região maeedôniea e tenha provido uma forte liderança para a igreja de Filipos. A qualidade moral da igreja filipense era indiscutível, julgando pela carta que Paulo escreveu a seus membros. Com certeza, a igreja era grata pelo ministério do apóstolo e fazia seu melhor para recompensá-lo com atos de hospitalidade (Filipenses 4:14-18; e, possivelmente, 2 Coríntios 11:9).
- 5 Estes porém, foram adiante e nos esperavam em Trôade. Atos 20:5 10 E quando ele teve esta visão, procuravamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho. Atos 16:10 6 E nós, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles em Trôade, onde nos detivemos sete dias. Atos 20:6 14 Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. 15 Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; 16 porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades. 17 Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. 18 Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. Filipenses 4:14-18 9 e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado; porque os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei, e ainda me guardarei, de vos ser pesado. 2 Coríntios 11:9
Nota Adicional a Atos 16 - (cba)
Atos 16:1-40
A narrativa de Lucas em Atos 16:6-8 dá origem a dois problemas relacionados entre si. O primeiro diz respeito à rota de Paulo pela região central da Ásia Menor e o segundo está ligado à identidade das igrejas da Galácia. O estudo desses dois questionamentos resultou na criação das teorias do norte e do sul da Galácia. Sir William Ramsay, o principal defensor da teoria meridional, diz que a epístola de Paulo aos gálatas se dirigia às igrejas fundadas no sul da Galácia durante a primeira viagem missionária. J. B. Lightfoot, Kirsopp Lake e outros acreditam que a carta foi escrita para as igrejas que surgiram como fruto do ministério de Paulo no norte da Galácia durante a segunda viagem missionária, conforme o registro de Atos 16:6-8. Não é possível encontrar uma resposta definitiva para esses problemas, mas é possível obter uma compreensão mais clara das questões envolvidas ao se considerar certas expressões-chaves da passagem:
1. A região frígio-gálata (Atos 16:6), do gr. phrugia kai galatikê chora. O sentido desta expressão já foi alvo de muito debate, e visões divergentes continuam a ser defendidas pelos eruditos. Contudo, o peso das evidências contextuais e gramaticais parece sugerir que Lucas estava se referindo a dois distritos ligados: a Frigia e uma área mais indefinida habitada pelos gálatas. A história da Frigia remonta ao segundo milênio a.C., quando invasores frígios desceram dos Bálcãs, dominaram uma parte do povo heteu no oeste da Ásia Menor e estabeleceram o próprio distrito étnico. Cerca de mil anos depois, em 278 a.C., os gauleses invadiram a Ásia Menor a partir do norte, destruíram o que restava da Frigia e lançaram as bases do que passou a ser conhecido posteriormente como Galácia (ver com. de Atos 16:6). Na época de Lucas, a província romana da Galácia se estendia pela região central da Ásia Menor na direção norte-sul, incluindo áreas que não correspondiam à Galácia no sentido original do termo. O fato de Lucas não se referir a essa divisão política pode ser inferido pelo uso da palavra chora, de sentido mais genérico, para denotar “terra”, “país” ou “região '. Não era, portanto, um termo técnico usado para definir áreas políticas específicas. Portanto, parece provável que, depois de visitar Listra, Icônio e outras cidades da Licaônia (Atos 16:1-4; Atos 14:6), Paulo e seu grupo se dirigiram para o oeste, rumo à Frigia, e para o norte, rumo à região conhecida localmente como Galácia. Em ambas, pregaram as boas-novas a habitantes pagãos, fundando grupos de crentes que se transformaram nas igrejas gálatas (AA, 207, 208).
- 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; Atos 16:6 1 Chegou também a Derbe e Listra. E eis que estava ali certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; 2 do qual davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. 3 Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. 4 Quando iam passando pelas cidades, entregavam aos irmãos, para serem observadas, as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Atos 16:1-4 6 eles, sabendo-o, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e a região circunvizinha; Atos 14:6
2. Ásia. Há várias interpretações para este termo. Mas, no contexto, elas podem ser reduzidas a duas: (1) a província romana da Ásia, que abrangia o extremo oeste da península da Ásia Menor; e (2) a região litorânea dessa província, margeando as praias orientais do mar Egeu, onde ficavam cidades gregas como Efeso, Esmirna, Pérgamo e Laodiceia (cf. Ap 1-3). Na tentativa de decidir qual das duas é a proposta por Lucas, depara-se com uma questão gramatical na narrativa que precisa ficar clara. É possível que a construção grega em Atos 16:6 sugira que Paulo e seus companheiros foram pregar na região frígio-gálata ;porque haviam sido impedidos de pregar na Ásia pelo Espírito (ver com. de Atos 16:6). Tal interpretação situa a proibição depois que deixaram a área das cidades nas quais já haviam fundado igrejas, subentendendo que a Galácia se referiría a uma região diferente. Segundo essa interpretação, eles teriam o plano de passar da região onde haviam trabalhado antes para a Ásia. Nesse caso, “Ásia” poderia se referir à província, uma vez que sua fronteira ficava perto das cidades que haviam acabado de visitar (Atos 16:1,2,4). A objeção de que, em seguida, eles passaram pela província da Ásia ao ir a Trôade (Atos 16:8) pode ser desfeita ao se perceber que a orientação do Espírito impediu a pregação da palavra na região (Atos 16:6), mas não os proibiu de passar por ali. Em contrapartida, Laodiceia, a mais oriental das cidades gregas, também estava próxima dos viajantes e pode ser que Paulo tivesse o plano de visitá-la. Parece que a limitação linguística fazia seu plano regular se concentrar em regiões de fala grega, em vez de tentar se lançar na tarefa de propagar o evangelho por meio de intérpretes em idiomas nos quais ele era incapaz de se comunicar. Além disso, qualquer que tenha sido sua rota exata, com certeza não passou por aquelas cidades gregas nessa ocasião. Portanto, a segunda alternativa é uma interpretação aceitável. Atos 2:9,10 favorece esta ideia, ao deixar claro que a Ásia e a Frigia eram regiões separadas, ao passo que a província da Ásia, sem dúvida, incluía parte da Frigia. Portanto, os evangelistas cumpriram a ordem divina passando pela fronteira oriental da província romana da Ásia sem parar para pregar ou não entrando na região urbana grega densamente povoada que se espalhava rumo ao interior desde o mar Egeu.
- 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; Atos 16:6 1 Chegou também a Derbe e Listra. E eis que estava ali certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; 2 do qual davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. 4 Quando iam passando pelas cidades, entregavam aos irmãos, para serem observadas, as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Atos 16:1,2,4 8 Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade. Atos 16:8 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Atos 2:9,10
3. Mísia (Atos 16:7). Era o promontório no extremo noroeste da Ásia Menor, que fazia fronteira com o Helesponto e com o mar de Mármara (Propontis) ao norte, e com o Egeu, a oeste. Ficava dentro dos limites da província da Ásia. Lucas usa a expressão kata tên Musian, que pode ser traduzida por “em frente à Mísia", mostrando que ele estava nas redondezas da Mísia, sem necessariamente ter entrado. Isso está em harmonia com a declaração de Paulo de que desejava ir à Bitínia, adjacente à Mísia, a leste. Parece que o grupo de cristãos saíra do oeste, da região frígio-gálata, até perto da junção entre a Bitínia e a Mísia, com a intenção de evangelizar primeiramente a Bitínia. Mais uma vez, o Espírito interveio, a entrada na Bitínia foi proibida e o grupo se dirigiu ao oeste, passando perto da fronteira sul da Mísia, entrando, por fim, no distrito, a caminho de Trôade, seu porto principal.
E importante então concentrar a atenção no problema com a Galácia. Os que defendem a teoria do sul da Galácia acreditam que, durante a primeira viagem missionária, o trabalho de Paulo dentro e em torno das cidades de Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe fundou igrejas que pocleriam ser legitimamente chamadas de “gálatas”, uma vez que todas se localizavam dentro das fronteiras da província romana da Galácia. Mas é difícil harmonizar tal teoria com a linguagem cuidadosa de Lucas. Ele fala de Antioquia da Pisídia (ver com. de Atos 13:14), não localiza Icônio dentro de nenhuma região política (Atos 13:51; Atos 14:1) e, especificamente, identifica Listra e Derbe como cidades licaônicas (Atos 14:6). Em nenhuma parte, ele relaciona qualquer dessas cidades à Galácia. Em contrapartida, ele faz menção específica à “Galácia” na segunda viagem missionária e parece distingui-la de todas as áreas mencionadas até então. Conforme já demonstrado, Paulo saiu da Licaônia e foi para a Frigia, um distrito distinto da Galácia (Atos 16:6; Atos 18:23), embora os dois, possivelmente, tivessem uma ligação íntima. Logo, parece provável que as “igrejas da Galácia” (Gálatas 1:2) sejam as fundadas pelo apóstolo depois de sair da Frigia e antes de chegar à fronteira da Bitínia e da Mísia. Alguns argumentam que a teoria do norte da Galácia estendería as viagens de Paulo aos distritos setentrionais da província da Galácia, em torno da capital Ancyra (atual Ancara). Tal extensão é possível, mas não necessária. É razoável limitar o trabalho de Paulo a uma região logo ao sul da Bitínia, levando à adoção de uma versão modificada da teoria do norte da Galácia. A divergência de opiniões em relação a este problema não é vital para a integridade do livro de Atos. Entretanto, é útil ter uma ideia tão clara quanto possível da localização das igrejas às quais Paulo escreveu a importante epístola aos Gálatas.
- 14 Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se. Atos 13:14 51 Mas estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio. Atos 13:51 1 Em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo que creu uma grande multidão tanto de judeus como de gregos. Atos 14:1 6 eles, sabendo-o, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e a região circunvizinha; Atos 14:6 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; Atos 16:6 23 E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos. Atos 18:23 2 e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: Gálatas 1:2
Com a chegada do apóstolo a Trôade, a incerteza em relação a sua rota desaparece. A maior e mais frutífera parte da segunda viagem missionária estava à frente, e a Europa se encontrava prestes a receber o evangelho.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 16:35-40
Mesmo que Paulo estivesse disposto a sofrer pela causa de Cristo, e sem nenhum desejo de vingar-se, preferiu não partir levando a equivocada acusação de ter merecido um castigo; portanto, pediu para ser despedido de maneira honrosa. O apóstolo não insistiu em uma mera questão de honra, mas de justiça, e não somente para ele, mas também para com a sua causa. Quando se dá a explicação apropriada, os cristãos nunca devem expressar descontentamento pessoal, nem insistir nas reparações pessoais. O Senhor os fará mais que vencedores em todos os conflitos; ao invés de serem esmagados por seus sofrimentos, eles se tornarão consoladores de seus irmãos.
- Veja também Nas Regiões Distantes 16:40
Atos dos Apóstolos, Pág. 218
Mulheres notáveis no novo testamento 16:40Filhas de Deus, Pág. 54
|
- Análise em Cadeia 14 E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Atos 16:14 23 E soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. Atos 4:23 12 Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam. 13 Quando ele bateu ao portão do pátio, uma criada chamada Rode saiu a escutar; 14 e, reconhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu o portão, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava lá fora. 15 Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, assegurava que assim era. Eles então diziam: É o seu anjo. 16 Mas Pedro continuava a bater, e, quando abriram, viram-no e pasmaram. 17 Mas ele, acenando-lhes com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar. Atos 12:12-17 22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. Atos 14:22 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, 4 que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 5 Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. 6 Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos; 7 e a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. 2 Coríntios 1:3-7 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; 9 perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 10 trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; 11 pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 12 De modo que em nós opera a morte, mas em vós a vida. 16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; 18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:8-12,16-18 2 e enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus no evangelho de Cristo, para vos fortalecer e vos exortar acerca da vossa fé; 3 para que ninguém seja abalado por estas tribulações; porque vós mesmo sabeis que para isto fomos destinados; 1 Tessalonicenses 3:2,3 15 Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse: Atos 1:15 2 do qual davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. Atos 16:2