Comentário Bíblico
Adventista
Passadas estas coisas - (cba)
Esdras 7:1
O autor faz uma divisão entre a primeira e a segunda seções do seu livro, por meio de uma expressão que não é u sada em outro lugar no livro de Esdras. O intervalo real entre os eventos descritos nos cap. 6 e 7 p arece ter sido quase 58 anos - da primavera de 515 a .C . (ver Esdras 6:15) até os primeiros meses de 457 a .C . (ver Esdras 7:7).
- 15 E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario. Esdras 6:15 7 Também subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores, dos porteiros e dos netinins, no sétimo ano do rei Artaxerxes. Esdras 7:7
Artaxerxes - (cba)
Esdras 7:1
Para a grafia do nome do rei, ver Nota Adicional a Esdras 4. Como a maioria dos eruditos conservadores, este comentário defende que o Artaxerxes aqui mencionado é Artaxerxes Longímano, que reinou de 465 a 423 a.C. (para um resumo da evidência em favor desse ponto de vista, ver Nota Adicional a este capítulo).
Esdras, filho de Seraías - (cba)
Esdras 7:1
Provavelmente, Esdras era o tetraneto de Seraías. Na linguagem dos escritores bíblicos, cada descendente é um "filho" e cada ancestral é um "pai ". Cristo é "o filho de Davi" e Davi é o "filho de Abraão" (Mateus 1:1). "Jorão gerou a Uzias" (Mateus 1:8), seu tetraneto (ver 1 Crônicas 3:11,12, em que o outro nome de Uzias, Azarias, é usado). Esdras provavelmente omitiu o nome de seu pai, avô e bisavô, por não serem importantes, e afirmou ser descendente de Seraías, o último sumo sacerdote a ministrar no templo de Salomão (2 Reis 25:18).
- 1 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Mateus 1:1 8 a Asafe nasceu Josafá; a Josafá nasceu Jorão; a Jorão nasceu Ozias; Mateus 1:8 11 de quem foi filho Jorão, de quem foi filho Acazias, de quem foi filho Joás, 12 de quem foi filho Amazias, de quem foi filho Jotão, 1 Crônicas 3:11,12 18 O capitão da guarda tomou também Seraías, primeiro sacerdote, Sofonias, segundo sacerdote, e os três guardas da entrada. 2 Reis 25:18
Azarias, o pai de Seraías, é mencionado apenas na lista genealógica de 1 Crônicas 6:13,14 e em Esdras 7:1, mas Hilquias, o pai de Azarias, sem dúvida, era o sumo sacerdote no tempo de Josias (2 Reis 22:4-14; 2 Crônicas 34:14-22).
- 13 Salum de Hilquias, Hilquias de Azarias, 14 Azarias de Seraías, Seraías de Jeozadaque; 1 Crônicas 6:13,14 1 Ora, depois destas coisas, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, Esdras, filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias, Esdras 7:1 4 Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que faça a soma do dinheiro que se tem trazido para a casa do Senhor, o qual os guardas da entrada têm recebido do povo; 5 e que só entreguem na mão dos mestres de obra que estão encarregados da casa do Senhor; e que estes o dêem aos que fazem a obra, aos que estão na casa do Senhor para repararem os estragos da casa, 6 aos carpinteiros, aos edificadores, e aos pedreiros. e que comprem madeira e pedras lavradas, a fim de repararem a casa. 7 Contudo não se tomava conta a eles do dinheiro que se lhes entregava nas mãos, porquanto se haviam com fidelidade. 8 Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias entregou o livro a Safã, e ele o leu. 9 Depois o escrivão Safã veio ter com o rei e, dando ao rei o relatório, disse: Teus servos despejaram o dinheiro que se achou na casa, e o entregaram na mão dos mestres de obra que estão encarregados da casa do Senhor. 10 Safã, o escrivão, falou ainda ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me entregou um livro. E Safã o leu diante do rei. 11 E sucedeu que, tendo o rei ouvido as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes. 12 Então o rei deu ordem a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã, o escrivão, e Asaías, servo do rei, dizendo: 13 Ide, consultai ao Senhor por mim, e pelo povo, e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito. 14 Então o sacerdote Hilquias, e Aicão, e Acbor, e Safã, e Asaías foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, filho de Harás, o guarda das vestiduras (ela habitava então em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram. 2 Reis 22:4-14 14 Ora, quando estavam tirando o dinheiro que se tinha trazido à casa do Senhor, Hilquias, o sacerdote, achou o livro da lei do Senhor dada por intermédio de Moisés. 15 Disse Hilquias a Safã, o escrivão: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E entregou o livro a Safã. 16 Safã levou o livro ao rei, e deu conta também ao rei, dizendo: Teus servos estão fazendo tudo quanto se lhes encomendou. 17 Tomaram o dinheiro que se achou na casa do Senhor, e o entregaram nas mãos dos superintendentes e nas mãos dos que fazem a obra. 18 Safã, o escrivão, falou ainda ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias entregou-me um livro. E Safã leu nele perante o rei. 19 Quando o rei ouviu as palavras da lei, rasgou as suas vestes. 20 E o rei ordenou a Hilquias, a Aicão, filho de Safã, a Abdom, filho de Mica, a Safã, o escrivão, e a Asaías, servo do rei, dizendo: 21 Ide, consultai ao Senhor por mim e pelos que restam em Israel e em Judá, sobre as palavras deste livro que se achou; pois grande é o furor do Senhor que se tem derramado sobre nos por não terem os nossos pais guardado a palavra do Senhor, para fazerem conforme tudo quanto está escrito neste livro. 22 Então Hilquias e os enviados do rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Tocate, filho de Hasra, o guarda das vestiduras (ela habitava então em Jerusalém na segunda parte); e lhe falaram a esse respeito. 2 Crônicas 34:14-22
Nota Adicional a Esdras 7 - (cba)
Esdras 7:1-28
Até os anos finais do século 19, tanto judeus como cristãos consideravam o Artaxerxes do livro de Esdras como o primeiro rei persa com esse nome. Ele foi chamado pelos gregos de Artaxerxes Longímano ("mão longa") e reinou de 465 a 423 a.C. No entanto, a partir de 1890, a compreensão mudou acentuadamente. Nesse ano, um erudito belga, A. van Hoonacker, publicou seu primeiro estudo sobre a ordem cronológica de Esdras e Neemias, argumentando em favor de uma inversão na ordem tradicional e propondo Esdras como um dos sucessores de Neemias. Esse ponto de vista conquistou muitos seguidores no mundo acadêmico. Nas últimas décadas, aqueles que invertem a ordem tradicional quase se igualam em número aos que ainda aderem a ela. Em vista da importância dessa questão, particularmente com respeito à profecia de Daniel 9:24-27 e sua datação exata, uma análise mais detalhada do problema é dada a seguir. Os estudiosos que creem que Esdras sucedeu Neemias podem ser agrupados do seguinte modo: (1) aqueles que datam os eventos de Esdras 7 nos últimos anos do reinado de Artaxerxes I, geralmente em seu 37° ano de governo (427 a.C.) em vez do r, conforme o texto bíblico, e (2) aqueles que situam a expedição de Esdras no r ano do reinado de Artaxerxes II (405/404-359/358 a.C.).
O ponto de vista do primeiro grupo não precisa ser discutido neste Comentário, pois envolve apenas uma emenda conjectura! do texto que rejeita a data indicada em Esdras 7 e a troca por outra. A maioria dos eruditos que creem que a atividade de Esdras, em Jerusalém, seguiu-se à de Neemias pertence ao primeiro grupo.
Os estudiosos pertencentes ao segundo grupo apresentam argumentos mais impressionantes. Eles assinalam que a Bíblia não indica qual dos três Artaxerxes da história é o de Esdras 7 e que eles não violam o registro bíblico ao situar os eventos de Esdras 7 e 8 no 7° ano de Artaxerxes II, em vez de no 7° ano de Artaxerxes I. Já que cada estudante da Bíblia admite que os eventos registrados nem sempre se apresentam em ordem cronológica, ninguém tem direito, a priori, de rejeitar o ponto de vista que coloca os acontecimentos de Esdras 7 a 10 em um tempo posterior aos eventos descritos em Neemias. Um estudo cuidadoso de todas as evidências é essencial para uma decisão válida com respeito ao assunto.
Para começar, é adequado inquirir as razões pelas quais os estudiosos abandonaram a posição defendida por muito tempo de que Esdras chegou a Jerusalém no sétimo ano de Artaxerxes I, e Neemias, no 20° ano do mesmo rei. Dos numerosos argumentos em favor da inversão da ordem tradicional apenas cinco são de significado relevante. Eles afirmam:
1. Que Neenúas conhece pouco de Esdras. Se Esdras chegou a Jerusalém investido de amplos poderes administrativos, religiosos e legais como Esdras 7 infere, por que ele não desempenhou um papel mais importante no tempo de Neemias? É verdade que Esdras é mencionado como leitor da lei (Neemias 8:1,2,3,4,5,6,9), e como um dos líderes de dois coros processionais na dedicação do muro (Neemias 12:36), mas suas atividades são completamente obscurecidas pelas de Neemias. Se, por outro lado, ele era relativamente um sacerdote jovem da linhagem de Arão no tempo de Neemias, seria natural que ele fosse leitor da lei, mas sem ocupar um lugar importante na administração civil. Presumivelmente mais tarde, ele conquistou a confiança do rei persa e foi enviado aJudá com os amplos poderes descritos em Esdras 7.
- 1 Então todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel. 2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e de todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. 3 E leu nela diante da praça que está fronteira à porta das águas, desde a alva até o meio-dia, na presença dos homens e das mulheres, e dos que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. 4 Esdras, o escriba, ficava em pé sobre um estrado de madeira, que fizeram para esse fim e estavam em pé junto a ele, à sua direita, Matitias, Sema, Ananías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua esquerda, Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. 5 E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. 6 Então Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo povo, levantando as mãos, respondeu: Amém! amém! E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra. 9 E Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus; não pranteeis nem choreis. Pois todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei. Neemias 8:1,2,3,4,5,6,9 36 e seus irmãos, Semaías, Azarel, Milalai, Gilalai, Maai, Netanel, Judá e Hanâni, com os instrumento musicais de Davi, homem de Deus; e Esdras, o escriba, ia adiante deles. Neemias 12:36
2. Oue Neemias silenciou a respeito dos exilados que retornaram com Esdras. Em seu empenho em repovoar a capital do país, Neemias reviu o censo de vários grupos que retornaram quase um século antes com Zorobabel (Ne 7), mas parece que ele ignorou completamente aqueles que, de acordo com Esdras 7 e 8, tinham retornado apenas 13 anos antes, considerando o retorno de Esdras como tendo ocorrido em 457 a.C. Se, no entanto, Esdras chegou a Jerusalém com cerca de 5 ou 6 mil pessoas no tempo de Artaxerxes 11, Neemias poderia basear suas medidas de repovoamento no único censo disponível, o realizado por Zorobabel.
3. Que Esdras encontrou uma comissão instituída por Neemias. Quando Esdras chegou a Jerusalém, entregou os tesouros reais confiados a ele aos quatro levitas que, aparentemente, eram responsáveis pelos recursos do templo (Esdras 8:33). Neemias relatou que, durante seu segundo mandato, ele nomeou uma comissão de quatro pessoas para cuidar dos tesouros (Neemias 13:13), inferindo que tal comissão não existia antes de seu tempo. Portanto, conclui-se que Esdras deve ter chegado a Jerusalém depois que a comissão havia sido nomeada, ou seja, depois do primeiro mandato de Neemias como governador.
- 33 No quarto dia se pesou a prata, e o ouro, e os vasos, na casa do nosso Deus, para as mãos de Meremote filho do sacerdote Urias; e com ele estava Eleazar, filho de Finéias, e com eles os levitas Jozabade, filho de Jesuá, e Noadias, filho de Binuí. Esdras 8:33 13 E por tesoureiros pus sobre os celeiros Selemias, o sacerdote, e Zadoque, o escrivão, e Pedaías, dentre os levitas, e como ajudante deles Hanã, filho de Zacur, filho de Matanias, porque foram achados fiéis; e se lhes encarregou de fazerem a distribuição entre seus irmãos. Neemias 13:13
4. Oue o muro havia sido construído antes da chegada de Esdras. Esdras expressou sua gratidão a Deus por ter concedido "um muro de segurança em Judá e em Jerusalém" (Esdras 9:9) que, aparentemente, tinha sido construído fazia pouco tempo. Neemias, por sua vez, encontrou apenas ruínas e teve que reconstruir o muro no primeiro ano após sua chegada a Jerusalém.
5. Oue o sumo sacerdote Joanã pertencia a uma geração posterior. Joanã é, geralmente, mencionado como a principal testemunha em favor do ponto de vista de que Esdras seguiu Neemias. Joanã, filho de Eliasibe, é um dos últimos dignitários, provavelmente sumo sacerdotes, mencionados no livro de Neemias (Neemias 12:22,23). Se Eliasibe era sumo sacerdote durante o governo de Neemias (Neemias 3:1,20,21; Neemias 13:4,7), Joanã, que era filho ou neto (Joiada está entre Eliasibe e Joanã, em Neemias 12:22), pertencia a uma geração posterior. Esta conclusão se harmoniza com o fato de que Joanã é mencionado como sumo sacerdote em 410 a.C, num documento judeu. Entre os papiros de Elefantina há uma carta escrita em 25 de novembro de 407 a.C. (de acordo com o calendário persa) endereçada a Bigvai, então governador persa na Judeia. A carta afirma que os escribas haviam escrito três anos antes a "Joanã, o sumo sacerdote, e a seus companheiros, os sacerdotes que estão em Jerusalém" (edição de Cowley, n. 30).
- 22 Nos dias de Eliasibe, Joiada, Joanã e Jadua foram inscritos, dos levitas, os chefes das casas paternas; e assim também os dos sacerdotes, no reinado de Dário, o persa. 23 Os filhos de Levi, chefes de casas paternas, foram inscritos no livro das crônicas, até os dias de Joanã, filho de Eliasibe. Neemias 12:22,23 1 Então se levantou Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos, os sacerdotes, e edificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram, e lhe assentaram os batentes. Consagraram-na até a torre dos cem, até a torre de Henanel. 20 Depois dele reparou Baruque, filho de Zabai, outra parte, desde o ângulo até a porta da casa de Eliasibe, o sumo sacerdote. 21 Depois dele reparou Meremote, filho de Urias, filho de Hacoz, outra parte, deste a porta da casa de Eliasibe até a extremidade da mesma. Neemias 3:1,20,21 4 Ora, antes disto Eliasibe, sacerdote, encarregado das câmaras da casa de nosso Deus, se aparentara com Tobias, 7 e vim a Jerusalém; e soube do mal que Eliasibe fizera em servir a Tobias, preparando-lhe uma câmara nos átrios da casa de Deus. Neemias 13:4,7 22 Nos dias de Eliasibe, Joiada, Joanã e Jadua foram inscritos, dos levitas, os chefes das casas paternas; e assim também os dos sacerdotes, no reinado de Dário, o persa. Neemias 12:22
Além disso, Joanã, o filho de Eliasibe, tinha uma câmara no templo em Jerusalém quando Esdras chegou à cidade (Esdras 10:6). Se Esdras chegou a Jerusalém em 457 a.C. e encontrou Joanã de posse de uma câmara no templo, Joanã deve ter se tornado um sacerdote oficiante, com pelo menos 20 anos de idade (ver Esdras 3:8), e talvez bem mais velho. Se, de acordo com o papiro mencionado, Joanã era sumo sacerdote em 410 a.C ., na época, ele devia ter, pelo menos, 67 anos, já que seu sucessor Jadua (Neemias 12:11,22) era sumo sacerdote quando Alexandre, o Grande, passou pela Palestina em 332 a.C (ver Josefo, Antiguidades, xi.8.4, 5) e, 78 anos mais tarde, Jadua devia ter cerca de 100 anos de idade.
- 6 Em seguida Esdras se levantou de diante da casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe; e, chegando lá, não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da infidelidade dos do cativeiro. Esdras 10:6 8 Ora, no segundo ano da sua vinda à casa de Deus em Jerusalém, no segundo mês, Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e os outros seus irmãos, os sacerdotes e os levitas, e todos os que vieram do cativeiro para Jerusalém, deram início à obra e constituíram os levitas da idade de vinte anos para cima, para superintenderem a obra da casa do Senhor. Esdras 3:8 11 Joiada de Jonatã, e Jonatã de Jadua. 22 Nos dias de Eliasibe, Joiada, Joanã e Jadua foram inscritos, dos levitas, os chefes das casas paternas; e assim também os dos sacerdotes, no reinado de Dário, o persa. Neemias 12:11,22
Aqueles que defendem que Neemias precedeu Esdras declaram que a dificuldade aparente de conceber Jadua na função de sumo sacerdote aos cem anos de idade pode ser resolvida ao se assumir que Esdras chegou a Jerusalém sob o reinado de Artaxerxes II (405/404-359/358 a.C.). Pode-se dizer, então, que Joanã se tornou sumo sacerdote um pouco antes de 410 a.C. , como sucessor de Joiada , filho de Eliasibe, contemporâneo de Neemias. Presumindo que Joanã tinha cerca de 30 anos de idade em 410, ele deveria ter 43 quando Esdras chegou a Jerusalém no 7° ano do reinado de Artaxerxes II e, assim, tinha a câmara no templo, que poderia ser usada por Esdras (Esdras 10:6). Se, além disso, considerar-se que Jadua nasceu mais tarde, talvez quando Joanã tivesse 40 anos, ele teria por volta de 70 anos de idade quando Alexandre visitou a Palestin a.
Estes são os cinco argumentos mais importantes que os eruditos defendem em favor da inversão da sequência tradicional das expedições de Esdras e Neemias. A seguir, esses argumentos serão considerados do ponto de vista da sequência tradicional Esdras-Neemias.
1. A posição de Esdras no tempo de Neemias era normal. Esdras chegou a Jerusalém em 457 a.C. investido de amplos poderes, mas não como um governador como Neemias, 13 anos mais tarde. Esdras havia conquistado o favor do rei, que o autorizou a voltar a Judeia e reorganizar o sistema judicial de acordo com as leis judaicas (ver Esdras 7:26). Ele também recebeu amplas concessões fin anceiras e, aparentemente, o direito de fortificar a cidade. Durante a rebelião de Megabizo, sátrapa da província "Além do Rio", à qual pertencia o território da Judeia, os samaritanos podem ter tido a oportunidade de se comunicar diretamente com o rei, confirmando sua lealdade a ele, mas ao mesmo tempo, acusando os judeus de intenções rebeldes ao reconstruir o muro da cidade. Artaxerxes, vacilante e oportunista por natureza, pode ter aceitado com gratidão a declaração dos samaritanos, esperando que a lealdade desse povo pudesse provocar dificuldades ao rebelde Megabizo em sua satrapia, e permitindo aos samaritanos suspender a construção do muro de Jerusalém. Não satisfeitos somente com a interrupção da obra, os samaritanos podem ter demolido partes do muro e queimado alguns portões (ver com. de Neemias 1:3).
- 26 E todo aquele que não observar a lei do teu Deus e a lei do rei, com zelo se lhe execute a justiça: quer seja morte, quer desterro, quer confiscação de bens, quer prisão. Esdras 7:26 3 Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo. Neemias 1:3
Depois da reconciliação entre Megabizo e Artaxerxes, as relações com a satrapia "Além do Rio" se normalizaram e Neemias ouviu de seu irmão (ver com. de Neemias 1:2) o que havia ocorrido na Judeia durante o tempo em que as relações com aquela província haviam sido cortadas. Desse modo, Neemias pediu ao rei, de cujo favor ele desfrutava, que fosse enviado a Jerusalém com plena autoridade para reconstruir o muro (Ne 1, 2).
Embora Neemias tivesse recebido plena autoridade para reconstruir o muro, ele procedeu com a máxima cautela ao chegar a Jerusalém totalmente ciente do poder e da persistência de seus inimigos. Seu sigilo inicial (Neemias 2:12-16), associado à determinação com a qual, mais tarde, enfrentou a oposição ao seu trabalho, mostra quão bem ele era qualificado para completar a obra na qual Esdras se envolvera, mas que fora impedido de completar.
Por esta razão, Esdras pode ter julgado sensato permanecer nos bastidores até que a reconstrução do muro fosse concluída. Esdras pode também ter sido acusado por seus inimigos, dentre os judeus, de ter causado tensão e inquietação entre Judá e as nações vizinhas porque ele expulsou as esposas pagãs de seus lares judaicos ao chegar a Jerusalém (Esdras 9, 10). A prudência, portanto, pode ter conduzido suas ações, o que, em princípio, pode ter dado a impressão de que Neemias tinha pouco a ver com Esdras.
No entanto, após a conclusão a obra de reconstrução e nada mais sério havendo a temer, Neemias naturalmente poderia ter concedido a Esdras seu lugar de direito nos assuntos da nação. Na dedicação do muro, ele convidou Esdras para liderar um dos dois coros processionais de louvor enquanto ele dirigia o segundo (Neemias 12:36,38). Era, portanto, apropriado que as duas procissões fossem dirigidas pelos dois homens que tinham sido tão importantes na obra de restauração do muro.
Mais tarde, quando o tempo dos festivais chegou, Esdras assumiu a incontestável liderança e dirigiu as atividades do povo (Neemias 8:1,2,3,4,5,6,9,13). Isso mostra que Neemias não ignorou Esdras, mas concedeu-lhe o pleno direito, assim que as condições permitiram. Não é verdade, como alguns afirmam, que o nome de Esdras pode ser descartado de Neemias 8 e 12 sem nenhum prejuízo para a narrativa. Se isso fosse feito, um dos dois processionais no momento da dedicação ficaria sem líder. A explicação que torna Esdras o primeiro antecessor e, mais tarde, colaborador de Neemias é totalmente consistente com os fatos conhecidos.
2. Neemias uso·u o censo m.ais antigo disponível. O fato de Neemias ter usado o censo do tempo de Zorobabel como base de seu plano para repovoar Jerusalém (Ne 7) não implica que ele ignorou os exilados que haviam retornado com Esdras. Os conhecimentos que se têm sobre os fatos daquele tempo são apenas fragmentários . É possível que os exilados acompanhantes de Esdras estivessem mais dispostos a morar em Jerusalém do que os do tempo de Zorobabel, uma situação que levaria Neemias a rever o censo anterior. Outra razão para consultar a lista mais antiga pode ter sido o fato de que os 50 mil exilados da expedição de Zorobabel foram distribuídos com mais uniformidade pelo país do que o grupo comparativamente menor que chegou a Jerusalém com Esdras. Já que a lista de Zorobabel menciona 45 grupos, excluindo servos e cantores, e a lista de Esdras, apenas 18 grupos, fica evidente que a primeira lista fornecia uma melhor representatividade das cotas populacionais do que a última. O fato de a lista de Esdras não ser mencionada em Neemias 7 não prova que ela não existisse no tempo de Neemias.
3. Neemias não organizou uma nova tesouraria. É falso assumir que Neemias, durante seu segundo mandato, nomeou tesoureiros pela primeira vez. O relato de Neemias 13:10-14 claramente afirma que, por ocasião de sua segunda chegada a Jerusalém, Neemias descobriu que o povo não entregava os dízimos e, assim, os funcionários do templo eram forçados a cultivar os campos para seu próprio sustento. Neemias retificou imediatamente essa situação logo após seu retorno. Ao persuadir os judeus a entregar seus dízimos, ele foi bem-sucedido ao chamar de volta os levitas e cantores do templo. Assim, pode ter havido necessidade de tesoureiros para administrar os fundos e, portanto, quatro homens foram nomeados. A menção de quatro tesoureiros (Esdras 8:33) não garante a conclusão de que era necessariamente costumeiro que os recursos do templo fossem administrados por uma comissão. Não há base factual para assumir que tal comissão não existia antes do segundo mandato de Neemias.
- 10 Também soube que os quinhões dos levitas não se lhes davam, de maneira que os levitas e os cantores, que faziam o serviço, tinham fugido cada um para o seu campo. 11 Então contendi com os magistrados e disse: Por que se abandonou a casa de Deus? Eu, pois, ajuntei os levitas e os cantores e os restaurei no seu posto. 12 Então todo o Judá trouxe para os celeiros os dízimos dos cereais, do mosto e do azeite. 13 E por tesoureiros pus sobre os celeiros Selemias, o sacerdote, e Zadoque, o escrivão, e Pedaías, dentre os levitas, e como ajudante deles Hanã, filho de Zacur, filho de Matanias, porque foram achados fiéis; e se lhes encarregou de fazerem a distribuição entre seus irmãos. 14 Por isto, Deus meu, lembra-te de mim, e não risques as beneficências que eu tenho feito para a casa do meu Deus e para o serviço dela. Neemias 13:10-14 33 No quarto dia se pesou a prata, e o ouro, e os vasos, na casa do nosso Deus, para as mãos de Meremote filho do sacerdote Urias; e com ele estava Eleazar, filho de Finéias, e com eles os levitas Jozabade, filho de Jesuá, e Noadias, filho de Binuí. Esdras 8:33
4. Esdras agradeceu a Deus a permissão de reconstruir o muro. Se a reconstrução da his tória da obra de Esdras brevemente revista no argumento n° l se harmoniza com os fatos, Esdras recebeu poderes para reconstruir o muro de Jerusalém por ocasião de seu retorno em 457 a.C. Se assim foi, não é estranho encontrá-lo agradecendo a Deus (Esdras 9:9) por influenciar os reis da Pérsia (Ciro e Dario) a dar a Israel um reavivamento e por prover "um muro de segurança em Judá e Jerusalém" (Artaxerxes I). Deve-se observar que Esdras não afirma que o muro já havia sido concluído. Suas palavras podem ser compreendidas nesse sentido somente se houvesse outra evidência que comprovasse que a construção do muro já estivesse concluída antes de ele proferir sua oração. Porém, considerada separadamente, essa declaração pode também ser interpretada com o significado de que, pela graça de Deus, uma licença fora dada para levar avante a reconstrução do muro. As palavras não implicam que o muro já tinha sido terminado, e esse texto não pode ser tomado como evidência de que a reforma de Esdras, descrita nos cap. 9 e 10, ocorreu depois dos eventos registrados no livro de Neemias.
5. A idade de ]oanã não em incomum, Não há razão para duvidar de que o Joanã mencionado no documento judaico de Elefantina como sumo sacerdote em 410 a.C. seja o mesmo Joanã , fi lho de Eliasibe, de Neemias 12:22,23. Muito provavelmente era também o homem em cuja câmara Esdras chorou (Esdras 10:6). Mesmo se no tempo do retorno de Esdras a Jerusalém, em 457 a.C., Joanã já era um sacerdote respeitado com cerca de 30 anos de idade e tivesse sua própria câmara adjacente ao templo, ele ainda poderia ser o sumo sacerdote em 410 a.C., com a idade entre 70 e 80 anos, quando a carta dos judeus de Elefantina, mencionada anteriormente, foi escrita para ele.
- 22 Nos dias de Eliasibe, Joiada, Joanã e Jadua foram inscritos, dos levitas, os chefes das casas paternas; e assim também os dos sacerdotes, no reinado de Dário, o persa. 23 Os filhos de Levi, chefes de casas paternas, foram inscritos no livro das crônicas, até os dias de Joanã, filho de Eliasibe. Neemias 12:22,23 6 Em seguida Esdras se levantou de diante da casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe; e, chegando lá, não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da infidelidade dos do cativeiro. Esdras 10:6
A única dificuldade nessa interpretação está ligada a Jadua, se ele sucedeu Joanã como sumo sacerdote e se ainda estava oficiando no tempo de Alexandre, 75 anos depois da carta de Elefantina a Joanã, como Josefo parece indicar (Antiguidades, xi.8.4, 5). No entanto, essa dificuldade não parece ser tão séria como se apresenta. Se Josefo estiver correto ao afirmar que o sumo sacerdote no tempo de Alexandre era Jadua, não há prova de que se tratasse do mesmo Jadua mencionado em Neemias 12:11,22. O próprio livro de Neemias menciona outro Jadua, um chefe de família que assinou um contrato no tempo de Neemias (Neemias 10:21). Portanto, o Jadua de Neemias 12:11,22, sucessor de Joanã como sumo sacerdote, poderia ter sido o avô do sumo sacerdote Jadua que oficiava no templo na ocasião em que Alexandre visitou a Palestina.
- 11 Joiada de Jonatã, e Jonatã de Jadua. 22 Nos dias de Eliasibe, Joiada, Joanã e Jadua foram inscritos, dos levitas, os chefes das casas paternas; e assim também os dos sacerdotes, no reinado de Dário, o persa. Neemias 12:11,22 21 Mesezabel, Zadoque, Jadua, Neemias 10:21
Deve-se lembrar que o historiador Josefo cometeu, pelo menos, um sério erro em sua narrativa histórica desse período ao colocar Sambalate como contemporâneo de Alexandre (Antiguidades, xi.8.2, 3). A partir da Bíblia e dos registros contemporâneos encontrados em Elefantina, sabe-se que Sambalate viveu no tempo de Neemias (ver com. de Neemias 2:10).
É, portanto, completamente possível que ele confundisse os nomes dos sumo sacerdotes, embora não seja necessário assumir que a visita de Alexandre a Jeru salém deva ser considerada uma lenda.
A partir da discussão acima, é óbvio que as provas favoráveis a que Esdras seja posterior a Neemias são, na melhor das hipóteses, muito frágeis. Em reconhecimento desse fato, muitos estudiosos desistiram de inverter a sequência tradicional. Além disso, a inversão proposta envolve os defensores da teoria da inversão em algumas das dificuldades que eles buscam evitar. Isso pode ser visto através dos dois pontos seguintes:
1. A idade de Meremote. Quando Esdras chegou a Jerusalém em 457 a.C ., ele entregou os tesouros levados de Babilônia ao sacerdote Meremote, filho de Urias (Esdras 8:33). Esse mesmo Meremote é mencionado 13 anos mais tarde como um apoiante ativo de Neemias e um construtor entusiasta de duas seções do muro (Neemias 3:4,21). Não é difícil compreender como o mesmo homem pode estar envolvido em várias tarefas atribuídas a ele nos textos previamente mencionados durante 13 anos, de 457 a 444.
- 33 No quarto dia se pesou a prata, e o ouro, e os vasos, na casa do nosso Deus, para as mãos de Meremote filho do sacerdote Urias; e com ele estava Eleazar, filho de Finéias, e com eles os levitas Jozabade, filho de Jesuá, e Noadias, filho de Binuí. Esdras 8:33 4 Ao seu lado fez os reparos Meremote, filho de Urias, filho de Hacoz; ao seu lado Mesulão, filho de Berequias, filho de Mesezabel; ao seu lado Zadoque, filho de Baaná; 21 Depois dele reparou Meremote, filho de Urias, filho de Hacoz, outra parte, deste a porta da casa de Eliasibe até a extremidade da mesma. Neemias 3:4,21
Se, contudo, conforme foi alegado, Esdras chegou em 397 a.C ., no r ano de Artaxerxes II, 47 anos depois de o muro de Neemias ter sido construído, um Meremote muito idoso teria recebido os tesouros das mãos de Esdras. Ainda que Meremote tivesse 25 anos de idade no tempo em que era responsável por construir dois setores do muro, ele teria cerca de 72 anos quando ofic iava como um dos tesoureiros por ocasião do retorno de Esdras. Embora isso seja possível, deve-se observar que a nova teoria atribui a Meremote uma idade que os proponentes da mesma teoria declaram ser inacreditável para Joanã.
Outro ponto a ser lembrado é que no tempo de Esdras e Neemias cada sumo sacerdote teoricamente servia a vida toda, e pode-se esperar que os que se mantinham no ofício seriam idosos ao chegar ao final de sua carreira. Como exemplo, Arão serviu como sumo sacerdote até a idade de 123 anos, Eli até 98 anos e Joiada até 130 (Números 33:39; 1 Samuel 4:15; 2 Crônicas 24:15).
- 39 E Arão tinha cento e vinte e três anos de idade, quando morreu no monte Hor. Números 33:39 15 Ora, Eli tinha noventa e oito anos; e os seus olhos haviam cegado, de modo que já não podia ver. 1 Samuel 4:15 15 Jeoiada, porém, envelheceu e, cheio de dias, morreu; tinha cento e trinta anos quando morreu. 2 Crônicas 24:15
2. A idade de Esdras. Uma dificuldade muito maior para os defensores da teoria da inversão encontra-se na idade de Esdras ao chegar a Jerusalém, 47 anos depois de Jeremias. Os proponentes da nova teoria apresentam Esdras como o grande líder religioso das atividades descritas em Neemias 8 e como um dos dois líderes na dedicação do muro. Porém, alguém escolhido para liderar essas atividades em vez do sumo sacerdote deve ter sido um homem de gra nde distinção e uma pessoa muito influente - e, portanto, não um jovem. É difícil imaginar escolher alguém para esse papel com menos de 40 anos de idade, ou que Neemias o teria escolhido a menos que ele fosse conhecido por importantes reali zações antes daq uele tempo. Atribuir a Esdras uma idade considerável no tempo de Neemias, leva-o a uma idade absurdamente avançada por ocasião de seu suposto retorno de Babilônia 47 anos depois, no ano 397 a.C.
Reconhecendo essa séria dificuldade, muitos eruditos que invertem a ordem bíblica de Esdras e Neemias ou excluem o nome de Esdras dos textos associados com Neemias ou atribuem arbitrariamente sua expedição ao 3r ano de Artaxerxes I. Para os leitores deste Comentário é suficiente enfatizar que ambas as propostas são baseadas em deliberadas alterações do texto bíblico. O conservador estudante da Bíblia não encontra razão para inverter a ordem da chegada de Esdras e Neemias conforme dada na Bíblia. Tal transposição não apenas deixa de resolver todas as dificuldades como cria outras, o que torna a reconstrução da história daquele tempo mais difícil. Não se pode ignorar as declarações da Inspiração ou os fatos conhecidos da história.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Esdras 7:1-10
Esdras foi da Babilônia a Jerusalém, para o bem de sua pátria, e o rei foi amável para com ele, concedendo-lhe todos os seus pedidos, tudo o que ele precisava e desejava para estar capacitado a servir à sua pátria. Quando partiu, muitos o acompanharam; obteve o favor de seu rei através do favor divino. Toda a criatura é para nós o que Deus faz com que seja. Devemos ver a mão de Deus nos feitos que nos acontecem e reconhecê-los com gratidão.
- Veja também Em fazer o bem e abençoar os outros, 24 de Maio 7:1
Filhos e Filhas de Deus, Pág. 151
O desapontamento 7:1Vida e Ensinos, Pág. 48
A mensagem do primeiro advento, 4 de Janeiro 7:1A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 5
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- Análise em Cadeia 12 Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus do céu: Saudações. 21 E eu, o rei Artaxerxes, decreto a todos os tesoureiros que estão na província dalém do Rio, que tudo quanto vos exigir o sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus do céu, prontamente se lhe conceda, Esdras 7:12,21 14 Assim os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia de Ageu o profeta e de Zacarias, filho de Ido. Edificaram e acabaram a casa de acordo com o mandado do Deus de Israel, e de acordo com o decreto de Ciro, e de Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia. Esdras 6:14 1 Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimos do rei Artaxerxes, quando o vinho estava posto diante dele, que eu apanhei o vinho e o dei ao rei. Ora, eu nunca estivera triste na sua presença. Neemias 2:1 10 Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para ensinar em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças. Esdras 7:10 1 Estes, pois, são os chefes de suas casas paternas, e esta é a genealogia dos que subiram comigo de Babilônia no reinado do rei Artaxerxes: 2 Dos filhos de Finéias, Gérson; dos filhos de Itamar, Daniel; dos filhos de Davi, Hatus; 3 dos filhos de Secanias, dos filhos de Parós, Zacarias; e com ele, segundo as genealogias dos varões, se contaram cento e cinqüenta; 4 dos filhos de Paate-Moabe, Elioenai, filho de Zeraías, e com ele duzentos homens; 5 dos filhos de Zatu, Secanias, o filho de Jaaziel, e com ele trezentos homens; 6 dos filhos de Adim, Ebede, filho de Jônatas, e com ele cinqüenta homens; 7 dos filhos de Elão, Jesaías, filho de Atalias, e com ele setenta homens; 8 dos filhos de Sefatias, Zebadias, filho de Micael, e com ele oitenta homens; e 9 dos filhos de Joabe, Obadias, filho de Jeiel, e com ele duzentos e dezoito homens; 10 dos filhos de Bani, Selomite, o filho de Josifias, e com ele cento e sessenta homens; Esdras 8:1-10 2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e de todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. 3 E leu nela diante da praça que está fronteira à porta das águas, desde a alva até o meio-dia, na presença dos homens e das mulheres, e dos que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. 4 Esdras, o escriba, ficava em pé sobre um estrado de madeira, que fizeram para esse fim e estavam em pé junto a ele, à sua direita, Matitias, Sema, Ananías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua esquerda, Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. 5 E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. 6 Então Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo povo, levantando as mãos, respondeu: Amém! amém! E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra. 7 Também Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube; Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas explicavam ao povo a lei; e o povo estava em pé no seu lugar. 8 Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura. 9 E Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus; não pranteeis nem choreis. Pois todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei. Neemias 8:2-9 18 O capitão da guarda tomou também Seraías, primeiro sacerdote, Sofonias, segundo sacerdote, e os três guardas da entrada. 2 Reis 25:18 4 Eleazar foi pai de Finéias, Finéias de Abisua, 5 Abisua de Buqui, Buqui de Uzi, 6 Uzi de Zeraías, Zeraías de Meraiote, 7 Meraiote de Amarias, Amarias de Aitube, 8 Aitube de Zadoque, Zadoque de Aimaaz, 9 Aimaaz de Azarias, Azarias de Joanã, 10 Joanã de Azarias, que exerceu o sacerdócio na casa que Salomão edificou em Jerusalém; 11 Azarias foi pai de Amarias, Amarias de Aitube, 12 Aitube de Zadoque, Zadoque de Salum, 13 Salum de Hilquias, Hilquias de Azarias, 14 Azarias de Seraías, Seraías de Jeozadaque; 1 Crônicas 6:4-14 11 Azarias, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote. filho de Aitube, regente da casa de Deus; 1 Crônicas 9:11 11 Seraías, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote, filho de Altube, príncipe sobre a casa de Deus; Neemias 11:11 24 Levou também o capitão da guarda a Seraías, o principal sacerdote, e a Sofonias, o segundo sacerdote, e os três guardas da porta; 25 e da cidade levou um oficial que tinha a seu cargo os homens de guerra; e a sete homens dos que assistiam ao rei e que se achavam na cidade; como também o escrivão-mor do exército, que registrava o povo da terra; e mais sessenta homens do povo da terra que se achavam no meio da cidade. 26 Tomando-os pois Nebuzaradão, capitão da guarda, levou-os ao rei de Babilônia, a Ribla. 27 E o rei de Babilônia os feriu e os matou em Ribla, na terra de Hamate. Assim Judá foi levado cativo para fora da sua terra. Jeremias 52:24-27 4 Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que faça a soma do dinheiro que se tem trazido para a casa do Senhor, o qual os guardas da entrada têm recebido do povo; 8 Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias entregou o livro a Safã, e ele o leu. 2 Reis 22:4,8 9 E foram ter com Hilquias, o sumo sacerdote, e entregaram o dinheiro que se tinha trazido à casa de Deus, e que os levitas, guardas da entrada, tinham recebido da mão de Manassés, de Efraim e de todo o resto de Israel, como também, de todo o Judá e Benjamim, e dos habitantes de Jerusalém. 15 Disse Hilquias a Safã, o escrivão: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E entregou o livro a Safã. 2 Crônicas 34:9,15