Comentário Bíblico
Adventista
Não cobiçarás - (cba)
Êxodo 20:17
O décimo mandamento complementa o oitavo, pois a cobiça é a raiz da qual surge o roubo. De fato, o décimo mandamento tem a ver com os demais. Representa um avanço notável em relação à moral de qualquer código antigo. A maioria dos códigos não foi além dos atos, e poucos levaram em conta as palavras, mas nenhum se propôs a regular os pensamentos. Esta proibição é fundamental para a experiência humana, pois penetra até as motivações por trás dos atos. Ele nos ensina que Deus vê o coração (1 Samuel 16:7; 1 Reis 8:39; 1 Crônicas 28:9; Hebreus 4:13) e se importa muito com o pensamento que motiva o ato. Estabelece o princípio de que os pensamentos do coração estão sob a jurisdição da lei divina e de que somos tão responsáveis por eles quanto o somos por nossos atos. O pensamento mau, quando acariciado, provoca um desejo mau, que a seu tempo provoca uma má ação (Provérbios 4:23; Tiago 1:13-15). Alguém pode se refrear de cometer adultério devido às penalidades sociais e civis que resultam de tais transgressões, mas à vista do Céu ele pode ser tão culpado quanto se tivesse realmente cometido o ato (Mateus 5:28).
- 7 Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coraçao. 1 Samuel 16:7 39 ouve então do céu, lugar da tua habitação, perdoa, e age, retribuindo a cada um conforme todos os seus caminhos, segundo vires o seu coração (pois tu, só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens); 1 Reis 8:39 9 E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. 1 Crônicas 28:9 13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Hebreus 4:13 23 Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23 13 Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tiago 1:13-15 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28
Este mandamento básico revela a profunda verdade de que a pessoa não é uma impotente escrava de seus desejos e paixões naturais. Dentro dela existe uma força, a vontade, que, sob o controle de Cristo, pode submeter todo desejo e toda paixão ilegítimos (Filipenses 2:13). Ele resume o decálogo ao afirmar que o homem é basicamente um agente moral livre.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Pai a lado do filho ao dar a lei
Êxodo 20:1-17
Ver Neemias 9:6-15. Quando a lei foi dita, o Senhor, o Criador do céu e da terra, ficou ao lado de Seu Filho, envolto no fogo e na fumaça do monte.Não foi aqui que a lei foi dada pela primeira vez; mas foi proclamado que os filhos de Israel, cujas idéias se confundiram em sua associação com idólatras no Egito, poderiam ser lembrados de seus termos e compreender o que constitui a verdadeira adoração a Jeová ( The Signs of the Times, 15 de outubro, 1896 ).
Adão e Eva conheciam a lei
Êxodo 20:1-17
Adão e Eva , em sua criação, tinham conhecimento da lei de Deus. Estava impresso em seus corações, e eles entenderam o que dizia respeito a eles ( Manuscrito 99, 1902 ).
A lei de Deus existia antes de o homem ser criado. Foi adaptado à condição de seres sagrados; até mesmo os anjos eram governados por ele. Após a queda, os princípios da retidão permaneceram inalterados. Nada foi tirado da lei; nenhum de seus sagrados preceitos poderia ser melhorado. E como existe desde o início, continuará a existir ao longo das incessantes eras da eternidade. “Quanto aos teus testemunhos”, diz o salmista, “há muito sei que os fundaste para sempre ( The Signs of the Times, 15 de abril de 1886 ).
Lei adequada à sagrada ordem dos seres
Êxodo 20:1-17
O sábado do quarto mandamento foi instituído no Éden. Depois que Deus fez o mundo e criou o homem na terra, Ele fez o sábado para o homem. Depois do pecado e queda de Adão, nada foi tirado da lei de Deus. Os princípios dos dez mandamentos existiam antes da queda e eram de um caráter adequado à condição de uma santa ordem de seres. Após a queda, os princípios desses preceitos não foram alterados, mas preceitos adicionais foram dados para atender o homem em seu estado caído ( Spiritual Gifts 3: 295 ).
Redigida para enfrentar as inteligências caídas
Êxodo 20:1-17
A lei de Jeová que remonta à criação, estava compreendida nos dois grandes princípios: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de toda a tua mente, e com toda a tua força. Este é o primeiro mandamento. E o segundo é semelhante, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há nenhum outro mandamento maior do que estes. ” Esses dois grandes princípios abrangem os primeiros quatro mandamentos, mostrando o dever do homem para com Deus, e os seis últimos, mostrando o dever do homem para com o próximo. Os princípios foram declarados mais explicitamente ao homem após a queda, e redigidos para atender ao caso das inteligências caídas. Isso foi necessário em conseqüência das mentes dos homens serem cegadas pela transgressão ( The Signs of the Times, 15 de abril de 1875, reimpresso na The Review and Herald, 6 de maio de 1875 ).
A lei de Deus existia antes da criação do homem, do contrário Adão não poderia ter pecado. Depois da transgressão de Adão, os princípios da lei não foram mudados, mas foram definitivamente arranjados e expressos para encontrar o homem em sua condição decaída. Cristo, em conselho com Seu Pai, instituiu o sistema de ofertas sacrificais; que a morte, em vez de ser imediatamente visitada sobre o transgressor, deveria ser transferida para uma vítima que deveria prefigurar a grande e perfeita oferta do filho de Deus ( The Signs of the Times, 14 de março de 1878 ).
Preceitos dados ao decálogo da guarda
Êxodo 20:1-17
Em conseqüência de contínua transgressão, a lei moral foi repetida em terrível grandeza desde o Sinai. Cristo deu a Moisés preceitos religiosos que deveriam governar a vida cotidiana. Esses estatutos foram dados explicitamente para guardar os dez mandamentos. Eles não eram tipos obscuros que morreram com a morte de Cristo. Deviam ser obrigados aos homens em todas as épocas enquanto o tempo durasse. Essas ordens foram aplicadas pelo poder da lei moral e explicaram essa lei de maneira clara e definitiva ( The Signs of the Times, 15 de abril de 1875 , reimpresso na The Review and Herald, 6 de maio de 1875 ).
Cada especificação é o caráter de Deus
Êxodo 20:1-17
Ver Isaías 58:13,14. O Deus do céu deu uma bênção aos que guardam os mandamentos de Deus. Devemos ser um povo peculiar de Deus ou pisar na lei de Deus e dizer que ela não é obrigatória? Deus poderia muito bem ter se abolido. Na lei, toda especificação é o caráter do Deus infinito ( Manuscrito 12, 1894 ).
A lei denuncia o menor pecado
Êxodo 20:1-17
Deus deu Sua lei para a regulamentação da conduta das nações, das famílias e dos indivíduos. Não há nenhum obreiro da maldade, embora seu ato seja o mais leve e o mais secreto, que escapa da denúncia dessa lei ( Manuscrito 58, 1897 ).
Santidade divulgada
Êxodo 20:1-17
Nosso dever de obedecer a essa lei é ser o encargo desta última mensagem de misericórdia ao mundo. A lei de Deus não é uma coisa nova. Não é santidade criada, mas santidade tornada conhecida. É umcódigo de princípios que expressam misericórdia, bondade e amor. Apresenta à humanidade caída o caráter de Deus e declara claramente todo o dever do homem ( Manuscrito 88, 1897 ).
Dez mandamentos - dez promessas
Êxodo 20:1-17
Ver João 14:15. Os dez mandamentos, farás e não farás, são dez promessas que nos são garantidas se obedecermos à lei que governa o universo. “Se vocês me amam, guardem meus mandamentos”. Aqui está a essência da lei de Deus. Os termos da salvação para cada filho e filha de Adão são descritos aqui ( Manuscrito 41, 1897 ).
Os dez santos preceitos falados por Cristo no monte Sinai foram a revelação do caráter de Deus e tornaram conhecido ao mundo o fato de que Ele tinha jurisdição sobre toda a herança humana. Essa lei dos dez preceitos do maior amor que pode ser apresentado ao homem é a voz de Deus do céu falando à alma em promessa: "Faça isto e não cairá sob o domínio e controle de Satanás." Não há um negativo nessa lei, embora possa parecer assim. É DO e Live ( Carta 89, 1898 ).
Um muro de proteção
Êxodo 20:1-17
Ver Romanos 12:1; 2 Pedro 1:4. Nos dez mandamentos, Deus estabeleceu as leis de Seu reino. Qualquer violação das leis da natureza é uma violação da lei de Deus.
- 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1 4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 2 Pedro 1:4
O Senhor deu Seus santos mandamentos para serem uma parede de proteção ao redor de Seus seres criados, e aqueles que se preservam da contaminação do apetite e da paixão podem tornar-se participantes da natureza divina. Suas percepções serão claras. Saberão como preservar a saúde de todos os docentes, de modo que sejam apresentados a Deus em serviço. O Senhor pode usá-los: porque eles entendem as palavras do grande apóstolo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso razoável serviço ”( Manuscrito 153, 1899 ).
Saúde na obediência à lei de Deus
Êxodo 20:3-17
Ver Provérbios 4:20-22. O amor de Jesus na alma banirá todo ódio, egoísmo e inveja; pois a lei do Senhor é perfeita, convertendo a alma. Há saúde na obediência à lei de Deus. As afeições dos obedientes são atraídas por Deus. Olhando para o Senhor Jesus, podemos encorajar e servir uns aos outros. O amor de Cristo é derramado em nossas almas, e não há dissensão e contenda entre nós ( Manuscrito 152, 1901 ).
Nenhum outro professou guardar os mandamentos
Êxodo 20:3-17
A antiga igreja judaica era o povo altamente favorecido de Deus, trazido do Egito e reconhecido como Seu próprio tesouro peculiar. As muitas, muito grandes e preciosas promessas feitas a eles como um povo, eram a esperança e a confiança da igreja judaica. Nisso eles confiaram e acreditaram que sua salvação era certa. Nenhum outro povo professou ser governado pelos mandamentos de Deus ( Redenção ou o primeiro advento de Cristo com sua vida e ministério, 35 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 20:12-17
As leis da "segunda Tábua", isto é, os últimos seis dos dez mandamentos, afirmam o nosso dever de uns para com os outros, e explicam o grande mandamento: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Lucas 10:27). A santidade e a honestidade devem caminhar juntas.
O quinto mandamento refere-se aos deveres para com os nossos parentes. O mandamento: "Honra a teu pai e a tua mãe" inclui estimá-los, o que se demonstra em nossa conduta, e na obediência aos seus legítimos mandamentos: ir quando nos chamarem, aonde nos enviarem, fazer o que nos for solicitado, refrearmo-nos daquilo que nos proibirem; e isto, como filhos, deve ser feito alegremente, a partir de um princípio de amor. Além do mais, a submissão aos seus conselhos e correções. Esforçar-se em tudo para dar conforto aos pais e facilitar-lhes a velhice; mantê-los, se necessitarem o sustento, é algo que o nosso salvador faz com que esteja particularmente compreendido neste mandamento (Mateus 15:4-6). Os diligentes observadores têm notado uma bênção peculiar em coisas temporais para os filhos obedientes, e o inverso para os filhos desobedientes.
O sexto mandamento requer que consideremos a vida e a segurança dos demais, assim como temos consideração por nossa própria. Os magistrados, seus oficiais e as testemunhas que dão testemunho da verdade, não infringiam este mandamento. A defesa própria é legítima; porém, muito do que a lei dos homens não considera como homicídio, o é diante de Deus. As paixões furiosas suscitadas pela ira ou pela embriaguez não são desculpa; muito mais culpável é o assassinato nos duelos, que são o horrível efeito de um soberbo espírito vingativo. Toda luta, seja por salário, por renome, ou por ira e maldade, viola este mandamento, e o derramamento de sangue resultante é homicídio. Podemos incluir nesta lista aqueles que levam os homens ao vício e aos delitos que encurtam a vida. A má conduta, como a que pode agredir o sentimento que está no coração dos pais, esposas ou de outros parentes, ou encurtar-lhes a vida, é uma transgressão deste mandamento. Prole toda a inveja, maldade, ódio ou ira, toda a linguagem provocadora ou que insulte. Aqui proíbe-se a destruição de nossa própria vida. Este mandamento requer um espírito de bondade, paciência e perdão.
O sétimo mandamento refere-se à castidade. Devemos temer tanto o que contamina o corpo, como o que o destrói. O que tende a contaminar a imaginação ou a despertar paixões, permanece sob esta lei, como é o caso das fotos obscenas, livros ou conversações impuras, ou qualquer outra maneira afim.
O oitavo mandamento é a lei do amor quanto ao respeito pela propriedade alheia. A porção de coisas deste mundo que nos são designadas, desde que obtidas honestamente, são o pão que Deus nos tem dado; por ele devemos estar agradecidos, contentes e, pelo uso de meios legítimos, confiar na providência para o futuro. Aproveitar-se da ignorância, do conforto ou da necessidade do próximo e muitas outras coisas, infringem a lei de Deus, mesmo que a sociedade não veja culpa nisto. Os saqueadores de reinos, ainda que estejam acima da justiça humana, ficam incluídos nesta sentença. Defraudar o público, contrair dívidas sem pensar em pagá-las ou evadir o pagamento das dívidas justas, a extravagância, viver da caridade quando não é necessário e toda a opressão dos pobres em seus salários; estas e outras coisas infringem este mandamento, que exige o trabalho, a sobriedade e o contentamento, além de tratar os demais como gostaríamos que eles nos tratassem quanto ao património deste mundo.
O nono mandamento preocupa-se com o bom nome; o nosso e o do próximo. Proíbe falar falsamente sobre qualquer assunto, mentir, e planejar ou pretender enganar de qualquer forma o nosso semelhante. Falar injustamente contra o nosso próximo, ou danificar a sua reputação. Dar falso testemunho contra ele ou, na conversação cotidiana, caluniar, murmurar e andar com intrigas; procurar evasivas em relação ao que já foi feito, exagerar e pretender de qualquer forma melhorar a nossa reputação, a fim de degradar a fama do próximo. Quantas vezes pessoas de todas as classes infringiram este mandamento diariamente!
O décimo mandamento golpeia a raiz: "Não cobiçarás". Os outros mandamentos proíbem todo o desejo de "fazer" o que será danoso para o nosso próximo; este mandamento proíbe todo o desejo ilícito de "ter" o que produza prazer para nós.
- Veja também Israel Recebe a Lei 20:17
Patriarcas e Profetas, Pág. 309
A Lei e os Concertos 20:17Patriarcas e Profetas, Pág. 365
Não cobiçar, 28 de Fevereiro 20:17Filhos e Filhas de Deus, Pág. 65
|
- Análise em Cadeia 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:6 23 jurando que não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu, nem um fio, nem uma correia de sapato, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; Gênesis 14:23 23 O seu gado, as suas aquisições, e todos os seus animais, não serão nossos? consintamos somente com eles, e habitarão conosco. Gênesis 34:23 21 quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa. Josué 7:21 19 Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que era mau aos olhos do Senhor? 1 Samuel 15:19 3 Pois o ímpio gloria-se do desejo do seu coração, e o que é dado à rapina despreza e maldiz o Senhor. Salmos 10:3 36 Inclina o meu coração para os teus testemunhos, e não para a cobiça. Salmos 119:36 8 Há um que é só, não tendo parente; não tem filho nem irmão e, contudo, de todo o seu trabalho não há fim, nem os seus olhos se fartam de riquezas. E ele não pergunta: Para quem estou trabalhando e privando do bem a minha alma? Também isso é vaidade a e enfadonha ocupação. Eclesiastes 4:8 10 Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade. 11 Quando se multiplicam os bens, multiplicam-se também os que comem; e que proveito tem o seu dono senão o de vê-los com os seus olhos? Eclesiastes 5:10,11 15 Aquele que anda em justiça, e fala com retidão; aquele que rejeita o ganho da opressão; que sacode as mãos para não receber peitas; o que tapa os ouvidos para não ouvir falar do derramamento de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal; Isaías 33:15 17 Por causa da iniqüidade da sua avareza me indignei e o feri; escondi-me, e indignei-me; mas, rebelando-se, ele seguiu o caminho do seu coração. Isaías 57:17 17 Mas os teus olhos e o teu coração não atentam senão para a tua ganância, e para derramar sangue inocente, e para praticar a opressão e a violência. Jeremias 22:17 31 E eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois com a sua boca professam muito amor, mas o seu coração vai após o lucro. Ezequiel 33:31 6 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos. 7 Pisam a cabeça dos pobres no pó da terra, pervertem o caminho dos mansos; um homem e seu pai entram à mesma moça, assim profanando o meu santo nome. Amós 2:6,7 2 E cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. Miquéias 2:2 9 Ai daquele que adquire para a sua casa lucros criminosos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar das garras da calamidade! Habacuque 2:9 15 E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. Lucas 12:15 14 Os fariseus, que eram gananciosos, ouviam todas essas coisas e zombavam dele. Lucas 16:14 33 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes. Atos 20:33 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Romanos 7:7 10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6:10 19 cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas. Filipenses 3:19 5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3:5 6 e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento. 7 Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar; 8 tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes. 9 Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. 10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:6-10 5 Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5 2 Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 3 Tendo Davi enviado a indagar a respeito daquela mulher, disseram-lhe: Porventura não é Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? 4 Então Davi mandou mensageiros para trazê-la; e ela veio a ele, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); depois ela voltou para sua casa. 2 Samuel 11:2-4 1 Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? 9 Se o meu coração se deixou seduzir por causa duma mulher, ou se eu tenho armado traição à porta do meu próximo, Jó 31:1,9 23 Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23 24 para te guardarem da mulher má, e das lisonjas da língua da adúltera. 25 Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares. Provérbios 6:24,25 8 Como cavalos de lançamento bem nutridos, andavam rinchando cada um à mulher do seu próximo. Jeremias 5:8 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28 15 Não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Mateus 20:15 4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Atos 5:4 21 Não cobiçarás a mulher do teu próximo; não desejarás a casa do teu próximo; nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Deuteronômio 5:21 9 Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Romanos 13:9 3 Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, 5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Efésios 5:3,5 29 Assim será o que entrar à mulher do seu proximo; não ficará inocente quem a tocar. Provérbios 6:29