Comentário Bíblico
Adventista
Quarenta dias - (cba)
Ezequiel 4:7
Pela mesma analogia discutida no com. de Ezequiel 4:5, os 40 anos representariam os anos do pecado de Judá. Em contraste com Israel, Judá permaneceu fiel aos governantes nomeados da casa de Davi. Contudo, um número cada vez maior de habitantes de Judá havia mergulhado na idolatria; e, embora houvesse vários reis devotos no reino de Judá que buscavam conter a crescente onda de iniquidade, a trajetória da nação foi cada vez mais decadente. Uma das últimas grandes oportunidades de reforma ocorreu com o rei Josias, que, no oitavo ano de seu reinado, "começou a buscar o Deus de Davi, seu pai" (2 Crônicas 34:3). Foi uma nobre tentativa, mas, no que dizia respeito ao povo, não passou de uma obra superficial. Mais tarde, foi dito que eles tinham ido longe demais para reverter os juízos anunciados (2 Crônicas 34:23-25). Se considerarmos o oitavo ano de Josias, 633/632 a.C., como o início do período especial de culpa de Judá, dessa data até a primeira mensagem dada a Ezequiel, em 593/592 a.C. (ver com. de Ezequiel 4:5) há exatamente 40 anos.
- 5 Pois eu fixei os anos da sua iniqüidade, para que eles te sejam contados em dias, trezentos e noventa dias; assim levarás a iniqüidade da casa de Israel. Ezequiel 4:5 3 Pois no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar Judá e Jerusalém, dos altos, dos aserins e das imagens esculpidas e de fundição. 2 Crônicas 34:3 23 E ela lhes respondeu: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim: 24 Assim diz o Senhor: Eis que trarei o mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá. 25 Porque me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos; portanto o meu furor se derramará sobre este lugar, e não se apagará. 2 Crônicas 34:23-25
Entre outras tentativas de aplicação desses períodos, pode ser mencionada a que soma 390 com 40 e se obtém 430 dias, os quais são então comparados com Êxodo 12:40, em que 430 anos são dados como o tempo de peregrinação dos filhos de Israel. Mas tal coincidência parece inteiramente sem objetivo. Uma variação fantasiosa dessa teoria liga os 390 dias aos 40 açoites de Deuteronômio 25:3, reduzidos pelos mestres judeus a "uma quarentena de açoites menos um" (2 Coríntios 11:24). Assim, seriam atribuídos 39 a cada uma das dez tribos, deixando 40 para Judá.
- 40 Ora, o tempo que os filhos de Israel moraram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. Êxodo 12:40 3 Até quarenta açoites lhe poderá dar, não mais; para que, porventura, se lhe der mais açoites do que estes, teu irmão não fique envilecido aos teus olhos. Deuteronômio 25:3 24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. 2 Coríntios 11:24
Cada dia por um ano - (cba)
Ezequiel 4:7
Literalmente, "um dia pelo ano, um dia pelo ano". Esta expressão pode ser comparada com declaração semelhante, em Números 14:34: "Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniquidades quarenta anos." Nessas declarações se encontram as primeiras sugestões da escala profética que, mais tarde, figuraria extensamente na interpretação das grandes profecias de tempo, como a de "um tempo, dois tempos e metade de um tempo" (Daniel 7:25) e a das "duas mil e trezentas tardes e manhãs" (Daniel 8:14).
- 34 Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, a saber, quarenta dias, levareis sobre vós as vossas iniqüidades por quarenta anos, um ano por um dia, e conhecereis a minha oposição. Números 14:34 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:14
Voltarás, pois, o rosto - (cba)
Ezequiel 4:7
Expressão que denota firmeza e estabilidade de propósito (ver Levítico 17:10; Levítico 20:3,5,6; Levítico 26:17; Ezequiel 15:7; Ezequiel 20:46). A firmeza de propósito devia ser "para o cerco de Jerusalém". Isto devia ser feito durante os períodos em que o profeta estivesse deitado sobre cada um dos lados, levando figurativamente sobre si a iniquidade de Israel e de Judá. A combinação desses atos pode ser melhor entendida à luz dos propósitos de Deus nessa época, segundo revelados por Jeremias. Por meio de vários tipos e símbolos, bem como de claros pronunciamentos proféticos, Deus declarou aos remanescentes deixados em Judá que a única esperança de continuar seguros era renderemse ao rei de Babilônia. Eles tinham ido longe demais em sua iniquidade, para poder escapar do castigo a sobrevir a Jerusalém e a seus habitantes; precisavam levar sobre si a própria iniquidade, e o cativeiro seria seu destino. Isso estava em oposição direta às orgulhosas ambições dos militaristas. Apoiados nos falsos profetas, eles rejeitaram o apelo de Jeremias e continuaram com seus planos de resistência. O próprio Jeremias foi rotulado como espião e traidor. Os que estavam no cativeiro com Ezequiel partilhavam da mesma esperança. Em vez de pacientemente aceitar o plano de Deus de levar sobre si a sua iniquidade, e em vez de ir à raiz de todo o seu problema - um coração insubmisso-, eles esperavam em vão que a amada cidade subsistisse e que eles próprios logo voltassem ao país natal.
- 10 Também, qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei o meu rosto, e a extirparei do seu povo. Levítico 17:10 3 Eu porei o meu rosto contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo; porquanto eu de seus filhos a Moloque, assim contaminando o meu santuário e profanando o meu santo nome. 5 eu porei o meu rosto contra esse homem, e contra a sua família, e o extirparei do meio do seu povo, bem como a todos os que forem após ele, prostituindo-se após Moloque. 6 Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo. Levítico 20:3,5,6 17 Porei o meu rosto contra vós, e sereis feridos diante de vossos inimigos; os que vos odiarem dominarão sobre vós, e fugireis sem que ninguém vos persiga. Levítico 26:17 7 E porei a minha face contra eles; eles sairão do fogo, mas o fogo os devorará; e sabereis que eu sou o Senhor, quando tiver posto a minha face contra eles. Ezequiel 15:7 46 Filho do homem, dirige o teu rosto para o caminho do sul, e derrama as tuas palavras contra o sul, e profetiza contra o bosque do campo do sul. Ezequiel 20:46
Descoberto - (cba)
Ezequiel 4:7
Uma figura que simboliza o estar pronto para a ação.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Deita-te também sobre o teu lado esquerdo [...] deitar-te-ás sobre o teu lado direito
Ezequiel 4:4-8
Terceira e quarta encenações. O profeta carrega simbolicamente a iniquidade de seu povo, dia após dia. Ele somente consegue revelar a culpa, mas nada pode fazer para removê-la ou aliviar seus compatriotas dela. Para cada ano de iniquidade, Ezequiel precisava ficar deitado um dia por lado, em um total de 430 dias (390 + 40 = 430). O período nos lembra dos 430 anos que o povo de Deus ficou no Egito (Êxodo 12:40,41). O periodo de 390 é um número enigmático para os eruditos, pois não se encaixa em nenhum outro período de tempo preciso conhecido. Pode se referir aproximadamente ao período de iniquidade desde a infidelidade de Salomão até a queda de Jerusalém em 586 a.C.Os 40 anos podem apontar para a vida ímpia do rei Manassés, terrível modelo de perversidade em Judá (2 Reis 21:1-18; 2 Reis 23:26,27; 2 Reis 24:3,4) antes de sua conversão (2 Crônicas 33:10-20). Também lembram o periodo de peregrinação pelo deserto (Números 14:33,34).
- 40 Ora, o tempo que os filhos de Israel moraram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. 41 E aconteceu que, ao fim de quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito. Êxodo 12:40,41 1 Manassés tinha doze anos quando começou a reinar, e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hefzibá. 2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme as abominações das nações que o Senhor desterrara de diante dos filhos de Israel. 3 Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez uma Asera como a que fizera Acabe, rei de Israel, e adorou a todo o exército do céu, e os serviu. 4 E edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha dito: Em Jerusalém porei o meu nome. 5 Também edificou altares a todo o exército do céu em ambos os átrios da casa do Senhor. 6 E até fez passar seu filho pelo fogo, e usou de augúrios e de encantamentos, e instituiu adivinhos e feiticeiros; fez muito mal aos olhos do Senhor, provocando-o à ira. 7 Também pôs a imagem esculpida de Asera, que tinha feito, na casa de que o Senhor dissera a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre; 8 e não mais farei andar errante o pé de Israel desta terra que tenho dado a seus pais, contanto que somente tenham cuidado de fazer conforme tudo o que lhes tenho ordenado, e conforme toda a lei que Moisés, meu servo, lhes ordenou. 9 Eles, porém, não ouviram; porque Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel. 10 Então o Senhor falou por intermédio de seus servos os profetas, dizendo: 11 Porquanto Manassés, rei de Judá, cometeu estas abominações, fazendo pior do que tudo quanto fizeram os amorreus, que foram antes dele, e com os seus ídolos fez Judá também pecar; 12 por isso assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que trago tais males sobre Jerusalém e Judá, que a qualquer que deles ouvir lhe ficarão retinindo ambos os ouvidos. 13 Estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samária e o prumo da casa de Acabe; e limparei Jerusalém como quem limpa a escudela, limpando-a e virando-a sobre a sua face. 14 Desampararei os restantes da minha herança, e os entregarei na mão de seus inimigos. tornar-se-ão presa e despojo para todos os seus inimigos; 15 porquanto fizeram o que era mau aos meus olhos, e me provocaram à ira, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até hoje. 16 Além disso, Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu Jerusalém de um a outro extremo, afora o seu pecado com que fez Judá pecar fazendo o que era mau aos olhos do Senhor. 17 Quanto ao restante dos atos de Manassés, e a tudo quanto fez, e ao pecado que cometeu, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá? 18 E Manassés dormiu com seus pais, e foi sepultado no jardim da sua casa, no jardim de Uzá. E Amom, seu filho, reinou em seu lugar. 2 Reis 21:1-18 26 Todavia o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que ardia contra Judá por causa de todas as provocações com que Manassés o provocara. 27 E disse o Senhor: Também a Judá hei de remover de diante da minha face, como removi a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que elegi, como também a casa da qual eu disse: Estará ali o meu nome. 2 Reis 23:26,27 3 Foi, na verdade, por ordem do Senhor que isto veio sobre Judá para removê-lo de diante da sua face, por causa de todos os pecados cometidos por Manassés, 4 bem como por causa do sangue inocente que ele derramou; pois encheu Jerusalém de sangue inocente; e por isso o Senhor não quis perdoar. 2 Reis 24:3,4 10 Falou o Senhor a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos. 11 Pelo que o Senhor trouxe sobre eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias de bronze, o levaram para Babilônia. 12 E estando ele angustiado, suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; 13 sim, orou a ele; e Deus se aplacou para com ele, e ouviu-lhe a súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus. 14 Ora, depois disso edificou um muro do lado de fora da cidade de Davi, ao ocidente de Giom, no vale, até a entrada da porta dos peixes; e fê-lo passar ao redor de Ofel, e o levantou muito alto; também pôs oficiais do exército em todas as cidades fortificadas de Judá. 15 Tirou da casa do Senhor os deuses estranhos e o ídolo, como também todos os altares que tinha edificado no monte da casa do Senhor, e em Jerusalém, e os lançou fora da cidade. 16 Também reparou o altar do Senhor, e ofereceu sobre ele sacrifícios de ofertas pacíficas e de ações de graças; e ordenou a Judá que servisse ao Senhor Deus de Israel. 17 Contudo o povo ainda sacrificava nos altos, mas somente ao Senhor seu Deus. 18 O restante dos atos de Manassés, e a sua oração ao seu Deus, e as palavras dos videntes que lhe falaram em nome do Senhor, Deus de Israelram os seus altares e as suas imagens, e a Matã, sacerdote de 19 Também a sua oração, e como Deus se aplacou para com ele, e todo o seu pecado, e a sua transgressão, e os lugares onde edificou altos e pôs os aserins e as imagens esculpidas antes de se ter humilhado, eis que estão escritos nas crônicas dos videntes. 20 E dormiu Manassés com seus pais, e o sepultaram em sua casa; e Amom, seu filho, reinou em seu lugar. 2 Crônicas 33:10-20 33 e vossos filhos serão pastores no deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto. 34 Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, a saber, quarenta dias, levareis sobre vós as vossas iniqüidades por quarenta anos, um ano por um dia, e conhecereis a minha oposição. Números 14:33,34
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 4:1-8
O profeta iria representar por sinais o cerco de Jerusalém. Teria que se deitar sobre o seu lado esquerdo por uma quantidade de dias, que seria igual ao número de anos em que a sua idolatria fora estabelecida. Tudo o que o profeta coloca diante dos filhos de seu povo, sobre a destruição de Jerusalém, serve para mostrar que o pecado é a causa da destruição daquela que anteriormente foi uma próspera e florescente cidade.
Comentário Bíblico
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- Análise em Cadeia 3 Toma também uma sertã de ferro, e põe-na por muro de ferro entre ti e a cidade; e olha para a cidade, e ela será cercada, e tu a cercarás; isso servirá de sinal para a casa de Israel. Ezequiel 4:3 2 Filho do homem, dirige o teu rosto para os montes de Israel, e profetiza contra eles. Ezequiel 6:2 10 O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus. Isaías 52:10 2 Filho do homem, dirige o teu rosto para Jerusalém, e derrama as tuas palavras contra os santuários, e profetiza contra a terra de Israel. Ezequiel 21:2