Comentário Bíblico
Adventista
O Senhor mesmo vos dará - (cba)
Isaías 7:14
Acaz teria um sinal do Senhor a despeito de sua vontade, mas o Senhor escolheria o sinal. Para encorajar aqueles que permaneceriam fiéis nos anos de crise por vir, Deus entendeu ser conveniente proporcionar a certeza de que estaria com eles. A nação tinha recebido um sinal por meio de "Sear-Jasube", o primogênito de Isaías (ver com. de Isaías 7:3; Isaías 8:18), cujo nome significava "Um-RestoVolverá" e cuja presença era um lembrete constante de que nas futuras invasões assírias um remanescente seria salvo.
- 3 Então disse o Senhor a Isaías: saí agora, tu e teu filho Sear-Jasube, ao encontro de Acaz, ao fim do aqueduto da piscina superior, na estrada do campo do lavandeiro, Isaías 7:3 18 Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor; são como sinais e portentos em Israel da parte do Senhor dos exércitos, que habita no monte Sião. Isaías 8:18
Vos - (cba)
Isaías 7:14
Em Isaías 7:13, é possível notar que "vos" se refere à "casa de Davi", isto é, a casa real de Judá, da qual Acaz era representante. Parece também que, em Isaías 7:1,2, a expressão "casa de Davi" designa o próprio Acaz. Do mesmo modo, alguns consideram o plural "vos" de Isaías 7:14 como uma forma equivalente do pronome "nós" impessoal, e concluem que o "sinal" foi, portanto, dado a Acaz pessoalmente, como o representante da "casa de Davi" e na sua posição como rei e líder de Judá. Outros sugerem que o plural "vos" se refere a Acaz e seus sucessores no trono de Davi.
- 13 Então disse Isaías: Ouvi agora, ó casa de Davi: Pouco vos é afadigardes os homens, que ainda afadigareis também ao meu Deus? Isaías 7:13 1 Sucedeu, pois, nos dias de Acaz, filho de Jotão, filho de Uzias, rei de Judá, que Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, subiram a Jerusalém, para pelejarem contra ela, mas não a puderam conquistar. 2 Quando deram aviso à casa de Davi, dizendo: A Síria fez aliança com Efraim; ficou agitado o coração de Acaz, e o coração do seu povo, como se agitam as árvores do bosque à força do vento. Isaías 7:1,2 14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaías 7:14
Sinal - (cba)
Isaías 7:14
Do heb. 'oth, "sinal", "prova", "marca", "lembrete". No AT, um 'oth pode ou não ser um milagre. Em essência, assim como no caso do arco-íris da aliança (Gênesis 9:12), do sábado (Êxodo 31:13; Ezequiel 20:12,20), do sangue do cordeiro pascal sobre os umbrais (Êxodo 12:13) e dos incensários de Corá, Datã e Abirão (Números 16:38), o 'oth era um lembrete visível de uma importante verdade espiritual. Os "sinais" no Egito (Êxodo 4:8; Êxodo 7:3; Deuteronômio 4:34; etc.) e os sinais dados a Gideão (Juízes 6:17) e a Ezequias (2 Reis 20:8,9; Isaías 38:7,8) eram milagres designados a despertar cooperação e inspirar fé. Sem exceção, um "sinal" consistia de um objeto ou ato cujo propósito era confirmar ou recordar a verdade espiritual ou a mensagem profética ligada a ele pela Inspiração. O elemento miraculoso podia estar presente ou não. Uma das características essenciais de um "sinal" era que fosse literalmente visível à pessoa ou às pessoas a quem fosse dado, a fim de que, por sua vez, os olhos da fé pudessem perceber a vontade de Deus e se apegar firmemente às Suas promessas. Sempre que alguém pediu um "sinal", como Deus convidou Acaz a fazer (Isaías 7:11), ou quando o próprio Deus escolheu o "sinal", ele foi literalmente visível àqueles a quem foi dirigido.
- 12 E disse Deus: Este é o sinal do pacto que firmo entre mim e vós e todo ser vivente que está convosco, por gerações perpétuas: Gênesis 9:12 13 Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Êxodo 31:13 12 Demais lhes dei também os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica. 20 E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus. Ezequiel 20:12,20 13 Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito. : Êxodo 12:13 38 os incensários daqueles que pecaram contra as suas almas; deles se façam chapas, de obra batida, para cobertura do altar; porquanto os trouxeram perante o Senhor, por isso se tornaram santos; e serão por sinal aos filhos de Israel. Números 16:38 8 E sucederá que, se eles não te crerem, nem atentarem para o primeiro sinal, crerão ao segundo sinal. Êxodo 4:8 3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. Êxodo 7:3 34 Ou se Deus intentou ir tomar para si uma nação do meio de outra nação, por meio de provas, de sinais, de maravilhas, de peleja, de mão poderosa, de braço estendido, bem como de grandes espantos, segundo tudo quanto fez a teu favor o Senhor teu Deus, no Egito, diante dos teus olhos? Deuteronômio 4:34 17 Prosseguiu Gideão: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo. Juízes 6:17 8 Perguntou, pois, Ezequias a Isaías: Qual é o sinal de que o Senhor me sarará, e de que ao terceiro dia subirei à casa do Senhor? 9 Respondeu Isaías: Isto te será sinal, da parte do Senhor, de que o Senhor cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou voltará dez graus atrás? 2 Reis 20:8,9 7 E isto te será da parte do Senhor como sinal de que o Senhor cumprirá esta palavra que falou: 8 Eis que farei voltar atrás dez graus a sombra no relógio de Acaz, pelos quais já declinou com o sol. Assim recuou o sol dez graus pelos quais já tinha declinado. Isaías 38:7,8 11 Pede para ti ao Senhor teu Deus um sinal; pede-o ou em baixo nas profundezas ou em cima nas alturas. Isaías 7:11
Em relação a isso, é importante observar a declaração de Isaías: "Eis-me aqui, e os filhos que o SENHOR me deu, para sinais e para maravilhas em Israel da parte do SENHOR dos Exércitos" (Isaías 8:18), cujo significado é aclarado pelo fato de ocorrer na mesma sequência profética com o "sinal" prometido em Isaías 7:14. Os nomes "Isaías", "Sear-Jasube" e "Maer-Salal-Hás-Baz", que significam, respectivamente, "O Senhor salvará", "Um-Resto-Volverá" e "Rápido-Despojo-Presa-Segura", todos falaram com eloquência de acontecimentos relacionados às iminentes e repetidas invasões assírias a Judá. Isaías e seus filhos eram "sinais" designados por Deus para assegurar, se possível, a cooperação de Acaz e Judá durante os anos de crise que acompanhariam o colapso e o cativeiro do reino do norte, Israel.
- 18 Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor; são como sinais e portentos em Israel da parte do Senhor dos exércitos, que habita no monte Sião. Isaías 8:18 14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaías 7:14
A virgem - (cba)
Isaías 7:14
Do heb. 'almah. Esta palavra, singular e plural, ocorre apenas nove vezes no AT (Gênesis 24:43; Êxodo 2:8; 1 Crônicas 15:20; Salmos 46:1; Salmos 68:25; Provérbios 30:19; Cantares 1:3; Cantares 6:8; Isaías 7:14) e nunca num contexto em que seu significado preciso esteja claro. Essa incerteza tem gerado diferenças de opinião quanto à tradução de 'alrnah como "virgem" ou "mulher jovem". Têm-se feito grandes esforços para provar que o termo significa exclusivamente um ou o outro, mas, até o momento, a evidência apresentada em favor de qualquer das posições não foi suficiente para convencer os estudiosos do hebraico. Lexicógrafos do hebraico concordam que 'almah vem da raiz 'alam, "estar maduro [sexualmente]", e que a palavra 'alrnah denota uma "mulher jovem", capaz de ter filhos. Tanto 'almah como 'elem, a forma masculina da palavra, indicam de forma clara maturidade física, mas não há evidência absoluta de que impliquem virgindade ou estado civil. Contudo, deve-se observar que, em Cantares 6:8,9, "virgens", 'alamoth (plural de 'almah), estão classificadas com "rainhas" e "concubinas" em contraste com uma jovem "imaculada". De acordo com o termo hebraico 'almah (Isaías 7:14), ela podia já ter concebido (ver, a seguir, "conceberá"); e, se ela ainda era virgem quando Isaías escreveu isso, haveria, então, outro nascimento miraculoso similar ao de Jesus, o que criaria um grande problema teológico (para mais informações sobre este caso, ver Problems in Bible Translation, p. 152-157).
- 43 eis que estou junto à fonte; faze, pois, que a donzela que sair para tirar água, a quem eu disser: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água do teu cântaro, Gênesis 24:43 8 Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Foi, pois, a moça e chamou a mãe do menino. Êxodo 2:8 20 e Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaséias e Benaías, com alaúdes adaptados ao soprano; 1 Crônicas 15:20 1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1 25 Iam na frente os cantores, atrás os tocadores de instrumentos, no meio as donzelas que tocavam adufes. Salmos 68:25 19 o caminho da águia no ar, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar, e o caminho do homem com uma virgem. Provérbios 30:19 3 Suave é o cheiro dos teus perfumes; como perfume derramado é o teu nome; por isso as donzelas te amam. Cantares 1:3 8 Há sessenta rainhas, oitenta concubinas, e virgens sem número. Cantares 6:8 14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaías 7:14 8 Há sessenta rainhas, oitenta concubinas, e virgens sem número. 9 Mas uma só é a minha pomba, a minha imaculada; ela e a única de sua mãe, a escolhida da que a deu à luz. As filhas viram-na e lhe chamaram bem-aventurada; viram-na as rainhas e as concubinas, e louvaram-na. Cantares 6:8,9
O termo hebraico empregado para designar uma virgem é bethu.lah, que significa precisamente "virgem" e nada mais, nos 50 casos em que ocorre no AT. No emprego bíblico, uma bethu.lah era, por definição, uma mulher para se casar, jovem ou não, embora provavelmente jovem, que não havia tido contato com nenhum homem. A palavra 'almah não é usada nenhuma vez com referência à virgindade, como ocorre com bethu.lah e seus derivados. Bethu.lah não tem equivalente cognato masculino, mas com frequência é usada em relação a bachu.r, "jovem seleto" ou "jovem excelente". Bachur e bethulah descrevem os mais altos ideais hebraicos de juventude, como 'elem e 'almah indicam maturidade física. Sem exceção, usam-se bachur e bethulah quando se mencionam claramente integridade moral e virgindade; e nunca se empregam 'elem e 'almah nesse sentido.
Isaías descreve Deus Se alegrando com Seu povo como "o jovem [bachu.r] desposa a donzela [bethu.lah]" (Isaías 62:5). É interessante que Sião, como um símbolo do povo de Deus, uma "virgem pura", parthenos (2 Coríntios 11:2), seja mencionado (2 Reis 19:21; Isaías 37:22; Isaías 62:5; Jeremias 14:17; Jeremias 31:4; Lamentações 1:15; etc.) como bethulah, mas nunca como 'almah. De fato, nunca se emprega 'alrnah para designar o povo de Deus. O Senhor só pode aceitar uma igreja propriamente descrita como bethu.lah. Deus se interessa mais pelo caráter do que pela idade. Isaías usa bethu.lah cinco vezes (Isaías 23:4,12; Isaías 37:22; Isaías 47:1; Isaías 62:5), e se quisesse que a jovem de Isaías 7:14 fosse compreendida como uma "virgem", no sentido estrito da palavra, pela lógica, ele usaria bethu.lah neste caso também. Porém, quando citou Isaías 7:14, Mateus usou a palavra parthenos, que significa estritamente "virgem" (sobre as suas razões para isso, ver com. de Mateus 1:23).
- 5 Pois como o mancebo se casa com a donzela, assim teus filhos se casarão contigo; e, como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus Isaías 62:5 2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura. 2 Coríntios 11:2 21 Esta é a palavra que o Senhor falou a respeito dele: A virgem, a filha de Sião, te despreza e te escarnece; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti. 2 Reis 19:21 22 esta é a palavra que o Senhor falou a respeito dele: A virgem, a filha de Sião, te despreza, e de ti zomba; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti. Isaías 37:22 17 Portanto lhes dirás esta palavra: Os meus olhos derramem lágrimas de noite e de dia, e não cessem; porque a virgem filha do meu povo está gravemente ferida, de mui dolorosa chaga. Jeremias 14:17 4 De novo te edificarei, e serás edificada ó virgem de Israel! ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás nas danças dos que se alegram. Jeremias 31:4 15 O Senhor desprezou todos os meus valentes no meio de mim; convocou contra mim uma assembléia para esmagar os meus mancebos; o Senhor pisou como num lagar a virgem filha de Judá. Lamentações 1:15 4 Envergonha-te, ó Sidom; porque o mar falou, a fortaleza do mar disse: Eu não tive dores de parto, nem dei à luz, nem ainda criei mancebos, nem eduquei donzelas. 12 E disse: Não continuarás mais a te regozijar, ó oprimida donzela, filha de Sidom; levanta-te, passa a Chipre, e ainda ali não terás descanso. Isaías 23:4,12 1 Desce, e assenta-te no pó, ó virgem filha de Babilônia; assenta-te no chão sem trono, ó filha dos caldeus, porque nunca mais seras chamada a mimosa nem a delicada. Isaías 47:1 14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaías 7:14 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:23
O contexto de Isaías 7:14, junto ao que foi dito anteriormente com relação às palavras e Rezim se opuseram a Acaz, que tinha se aliado com Tiglate-Pileser (2 Reis 16:5-7). Judá não tinha razão para temer se seus líderes tão somente confiassem na promessa implícita no nome Emanuel: "Deus [está] conosco". No tempo em que a criança Emanuel tivesse cerca de dois anos de idade, os reinados de Peca e Rezim chegariam ao fim. Isso seria em 732 a.C., o segundo dos dois anos em que Tiglate-Pileser faria guerra contra Damasco (comparar com Isaías 8:3,4, em que se prediz outra vez o tempo do cumprimento dessa profecia; ver ainda 2 Reis 15:30; 2 Reis 16:9).
- 14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaías 7:14 5 Então subiu Rezim, rei da Síria, com Peca, filho de Remalias, rei de Israel, contra Jerusalém, para lhe fazer guerra; e cercaram a Acaz, porém não puderam vencê-lo. 6 Nesse mesmo tempo Rezim, rei da Síria, restituiu Elate a Síria, lançando fora dela os judeus; e os sírios vieram a Elate, e ficaram habitando ali até o dia de hoje. 7 Então Acaz enviou mensageiros a Tiglate-Pileser, rei da Assíria, dizendo: Eu sou teu servo e teu filho; sobe, e livra-me das mãos do rei da Síria, e das mãos do rei de Israel, os quais se levantaram contra mim. 2 Reis 16:5-7 3 E fui ter com a profetisa; e ela concebeu, e deu à luz um filho; e o Senhor me disse: Põe-lhe o nome de Maer-Salal-Has-Baz. 4 Pois antes que o menino saiba dizer meu pai ou minha mãe, se levarão as riquezas de Damasco, e os despojos de Samária, diante do rei da Assíria. Isaías 8:3,4 30 E Oséias, filho de Elá, conspirou contra Peca, filho de Remalias, o feriu e matou, e reinou em seu lugar, no vigésimo ano de Jotão, filho de Uzias. 2 Reis 15:30 9 E o rei da Assíria lhe deu ouvidos e, subindo contra Damasco, tomou-a, levou cativo o povo para Quir, e matou Rezim. 2 Reis 16:9
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 7:10-16
A secreta falta de afeto para com Deus costuma ser disfarçada com o calor do respeito por Ele. E aqueles que estão resolvidos a não confiar em Deus ainda imaginam que não o tentarão. o profeta repreende Acaz e a sua corte pelo pouco valor que dão à revelação divina. Nada é mais triste para Deus do que a desconfiança; porém, a incredulidade do homem não invalidará a promessa de Deus; o próprio Senhor dará o sinal. Por maior que fosse a sua angústia e perigo, dos judeus nascerá o Messias, e não poderiam ser destruídos enquanto esta bênção estivesse com eles. Acontecerá de maneira gloriosa; e as consolações mais fortes nos tempos de problemas provêm de Cristo; nossa relação com Ele, nosso interesse nEle, nossas expectativas em relação a Ele e da parte dEle. Cresceria como as demais crianças, através do uso da dieta destes países; mas ao contrário das outras crianças, recusaria o mal e escolheria o bem de maneira coerente. Ainda que o seu nascimento seria pelo poder do Espírito Santo, de todo modo, Ele não seria nutrido com a comida dos anjos.
Então segue um sinal da pronta destruição dos príncipes, agora terror para Judá. "Antes que este menino", leia, "este menino que agora tenho em meus braços" (sear-jasube, o filho do profeta, Isaías 7:3), tenha três ou quatro anos de idade, estas forças inimigas serão abandonadas por ambos reis.
A profecia é solene e marcante, como dado pelo próprio Deus; porém, depois Acaz recusa a oferta, que deve haver suscitado esperanças muito além do que sugeria a ocasião presente.
E se a perspectiva da vinda do salvador divino era um apoio que nunca falha para as esperanças dos crentes antigos, que razão temos para agradecer que a Palavra tenha sido feita carne! Confiemos nEle, amemolo e imitemos o seu exemplo.
- Veja também A Vinda de um Libertador 7:14,15
Profetas e Reis, Pág. 695
Deus Conosco 7:14O Desejado de Todas as Nações, Pág. 19
Eis que o teu Rei Virá 7:14O Desejado de Todas as Nações, Pág. 578
Mistério insondável, 2 de Março 7:14Exaltai-O, Pág. 75
Cristo — Um com o Pai desde a eternidade, 1 de Janeiro 7:14Refletindo a Cristo, Pág. 7
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- Análise em Cadeia 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15 22 Até quando andarás errante, ó filha rebelde? pois o senhor criou uma coisa nova na terra: uma mulher protege a um varão. Jeremias 31:22 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:23 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35 1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. 2 Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. Gênesis 4:1,2,25 11 Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. Gênesis 16:11 32 E Léia concebeu e deu à luz um filho, a quem chamou Rúben; pois disse: Porque o Senhor atendeu à minha aflição; agora me amará meu marido. Gênesis 29:32 6 Então disse Raquel: Julgou-me Deus; ouviu a minha voz e me deu um filho; pelo que lhe chamou Dã. 8 Então disse Raquel: Com grandes lutas tenho lutado com minha irmã, e tenho vencido; e chamou-lhe Naftali. Gênesis 30:6,8 20 De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. 1 Samuel 1:20 21 E chamou ao menino de Icabô, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque fora tomada a arca de Deus, e por causa de seu sogro e de seu marido. 1 Samuel 4:21 8 e passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele e chegará até o pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel. Isaías 8:8 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Isaías 9:6 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:1,2,14 5 de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém. Romanos 9:5 16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória. 1 Timóteo 3:16 8 e passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele e chegará até o pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel. 10 Tomai juntamente conselho, e ele será frustrado; dizei uma palavra, e ela não subsistirá; porque Deus é conosco. Isaías 8:8,10
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