Comentário Bíblico
Adventista
Mais de quinhentos - (cba)
1 Coríntios 15:6
Os evangelhos não mencionam que Jesus tenha aparecido a um grupo tão numeroso, mas uma declaração de Mateus sugere esse ajuntamento (ver Mateus 28:10,16; Nota Adicional a Mateus 28). Os onze, em obediência à instrução do Senhor ressuscitado (Mateus 28:9,10), foram para a Galileia. É pouco provável que guardassem para si essa grande notícia. Devem ter informado aos crentes que Jesus planejava se encontrar com eles. Mais de 500 compareceram, demonstrando que o Senhor tinha muito mais discípulos do que em geral se supõe.
- 10 Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galiléia; ali me verão. 16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara. Mateus 28:10,16 9 E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram. 10 Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galiléia; ali me verão. Mateus 28:9,10
A maioria sobrevive - (cba)
1 Coríntios 15:6
Isto é, a maior parte dos 500 ainda estava viva quando Paulo escreveu esta epístola. Unidos, podiam dar poderoso testemunho da ressurreição de Cristo, pois algo confirmado por tantas testemunhas não podia ser descartado.
Dormem - (cba)
1 Coríntios 15:6
Do gr. koimaõ (ver com. de João 11:11). Esta expressão é usada nas Escrituras para indicar a morte (ver Mateus 9:24; Atos 7:60; 1 Coríntios 15:18; 1 Tessalonicenses 4:13-15; 2 Pedro 3:4).
- 11 E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. João 11:11 24 disse; Retirai-vos; porque a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele. Mateus 9:24 60 E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte. Atos 7:60 18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. 1 Coríntios 15:18 13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 1 Tessalonicenses 4:13-15 4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 2 Pedro 3:4
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Fatos sagrados imortalizados
1 Coríntios 15:6
Depois de Sua ressurreição, Cristo não se mostrou a ninguém, exceto Seus seguidores, mas o testemunho a respeito de Sua ressurreição não faltou. Veio de várias fontes, dos quinhentos que se reuniram na Galiléia para ver seu Senhor ressuscitado. Este testemunho não pode ser apagado. Os fatos sagrados da ressurreição de Cristo foram imortalizados ( Manuscrito 115, 1897 ).
O rosto de Deus
1 Coríntios 15:6
Depois de sua ressurreição, Cristo se encontrou com Seus discípulos na Galiléia. Na hora marcada, cerca de quinhentos discípulos estavam reunidos na encosta da montanha. De repente, Jesus estava entre eles. Ninguém poderia dizer de onde ou como Ele veio. Muitos dos presentes nunca o tinham visto antes; mas em Suas mãos e pés eles viram as marcas da crucificação; Seu semblante era como o rosto de Deus e, quando O viram, O adoraram ( Carta 115, 1904 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 15:1-11
A palavra ressurreição indica habitualmente a nossa existência além da sepultura. Não encontramos nenhum traço da doutrina do apóstolo em todos os ensinos dos filósofos. A doutrina da morte e ressurreição de Cristo é o fundamento do cristianismo. se for tirada, imediatamente perecerão todas as nossas esperanças de eternidade. Por sustentar esta verdade com firmeza, os cristãos suportam as tribulações e se mantêm fiéis a Deus. Cremos em vão, a menos que nos mantenhamos na fé do Evangelho. Esta verdade é confirmada pelas profecias do Antigo Testamento; muitos viram a Cristo depois que Ele ressuscitou. Este apóstolo foi altamente favorecido, porém, sempre teve uma modesta opinião sobre si mesmo e a expressava. Quando os pecadores são santificados pela graça divina, Deus faz com que as lembranças de pecados anteriores os torne humildes, diligentes e fiéis. Atribui à graça divina tudo o que era valioso nele. Mesmo que os crentes verdadeiros não ignorem o que o Senhor tem feito por eles, neles e por meio deles, quando olham para toda a sua conduta e obrigações, são levados a sentir que ninguém é tão indigno quanto eles. Todos os cristãos verdadeiros crêem que Jesus Cristo, e este crucificado e ressuscitado dentre os mortos, é a surtia e a essência do cristianismo. Todos os apóstolos concordam neste testemunho; por esta fé viveram e nesta fé morreram.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galiléia; ali me verão. 16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara. 17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Mateus 28:10,16,17 7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. Marcos 16:7 18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. 1 Coríntios 15:18 60 E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte. Atos 7:60 36 Porque Davi, na verdade, havendo servido a sua própria geração pela vontade de Deus, dormiu e foi depositado junto a seus pais e experimentou corrupção. Atos 13:36 13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 1 Tessalonicenses 4:13,15 4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 2 Pedro 3:4 18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. 20 Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 1 Coríntios 15:18,20