Comentário Bíblico
Adventista
Escrito - (cba)
2 Coríntios 7:12
Ver com. de 2 Coríntios 2:3.
Não foi por causa - (cba)
2 Coríntios 7:12
Ao redigir a carta anterior, Paulo demonstrou grande preocupação pelo bom nome da igreja. Ele temia que os pagãos vissem o cristianismo com desprezo e que os judaizantes chamassem a atenção desse desavergonhado caso de incesto como resultado de seu ministério. Mas a igreja lidara com firmeza com o transgressor e ele se arrependera. Assim, o bom nome da igreja fora protegido, e a preocupação de Paulo se voltou para o bem-estar espiritual das pessoas envolvidas (2 Coríntios 2:6-8).
Do que fez o mal - (cba)
2 Coríntios 7:12
Isto é, o transgressor imoral de 1 Coríntios 5:1-5.
Do que sofreu o agravo - (cba)
2 Coríntios 7:12
Possivelmente, o esposo da mulher envolvida.
Vossa solicitude a nosso favor - (cba)
2 Coríntios 7:12
Quando Paulo escreveu a cara anterior, a principal inquietação era pela igreja como um todo, por seu bem-estar e pela reputação entre os descrentes.
A pureza entre os cristãos primitivos era uma característica que os distinguia dos pagãos. A imoralidade não era considerada má pelos pagãos, chegava até a fazer parte do culto. Paulo esperava que as igrejas dessem um testemunho positivo do fato de que viviam acima de tais práticas. O testemunho vivo da igreja está relacionado à pureza de seus membros.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 7:12-16
O apóstolo não se decepcionou por eles no que disse a Tito, e pôde declarar com gozo a confiança que tinha neles para o tempo vindouro. Observe aqui os deveres do pastor e de seu rebanho; estes devem aliviar os problemas do ofício pastoral, por meio do respeito e da obediência. O pastor deve dar uma resposta adequada por meio do cuidado para com o seu rebanho, com sua preocupação e apreço por eles com testemunhos de satisfação, gozo e ternura.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 É pois para isso também que escrevi, para, por esta prova, saber se sois obedientes em tudo. 2 Coríntios 2:9 1 para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai. 1 Coríntios 5:1 4 Porque em muita tribulação e angústia de coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho. 17 Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos. 2 Coríntios 2:4,17 11 Por que? Será porque não vos amo? Deus o sabe. 28 Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas. 2 Coríntios 11:11,28 5 (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 1 Timóteo 3:5 3 E escrevi isto mesmo, para que, chegando, eu não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós. 9 É pois para isso também que escrevi, para, por esta prova, saber se sois obedientes em tudo. 2 Coríntios 2:3,9