Comentário Bíblico
Adventista
E o amor é este - (cba)
2 João 1:6
Literalmente, “este é o amor”; parafraseando, isto é, “este é o amor sobre o qual eu estou falando". João, então, define que o amor é “seguir os mandamentos”. O amor não consiste apenas em acalentar sentimentos afetuosos para com os outros, mas em observar a conduta correta para com os nossos semelhantes, conforme indicado nos mandamentos de Deus. Esses comandos, observados fielmente, resultarão em demonstrações práticas de amor aos nossos semelhantes (cf. com. de 1 João 2:3-6; 1 João 3:23; 1 João 5:3).
- 3 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. 4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; 5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; 6 aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:3-6 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 1 João 3:23 1 João 5:3).
Que andemos - (cba)
2 João 1:6
Ou, “que continuem a andar nele”; ou, que molde a vida de acordo com a lei do amor.
Seus mandamentos - (cba)
2 João 1:6
A um mandamento sobre o amor correspondem todos os outros preceitos dados pelo Senhor. Isso explica o uso alternado que João faz das formas singular e plural, “mandamento” e “mandamentos” (ver com. de João 13:34; Romanos 13:8). O apóstolo não define o mandamento, mas lembra a seus leitores que, ao assumir que eles estejam muito bem familiarizados com ele, não precisam de mais do que um lembrete.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
2 João 1:4-6
Um chamado o amor e piedade manifestados por uns aos outros.
Nota
2 João 1:6
Os mandamentos de Deus podem se resumir na ordem de amar (João 13:34), pois todos eles, quando corretamente compreendidos, nos mostram como amar (Mateus 22:36-40).
- 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. João 13:34 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:36-40
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 João 1:4-6
Bom é ter sido ensinado cedo na religião; as crianças podem ser amadas por amor a seus pais. Foi um grande gozo para o apóstolo ver as crianças andando nas pisadas de seus pais e provavelmente, por sua vez, apoiando o Evangelho.
Que Deus abençoe mais e mais a essas famílias e levante muitos que imitem o exemplo delas. Quão agradável é o contraste com os muitos que infundem a irreligiosidade, a infidelidade e o vício em seus filhos! Nosso caminho é verdadeiro e nossa conduta é boa, quando estão de acordo com a Palavra de Deus. Poderia se dizer que este mandamento de amor cristão mútuo é um mandamento novo porque foi declarado pelo Senhor Jesus Cristo; porém, quanto ao seu tema, é antigo. Este é o amor às nossas almas: que obedeçamos aos mandamentos divinos. A visão antecipada da declinação deste amor e de outras apostasias ou desvios pode ser a explicação desta exortação do apóstolo ao dever e à obediência a este mandamento com frequência e fervor.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:15,21 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15:10,14 8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Romanos 13:8,9 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. 14 Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:13,14 3 Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos; 15 e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido. 1 João 5:3,15 5 E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros. 2 João 1:5 24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. 1 João 2:24 5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; 1 João 2:5 7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 1 João 2:7