Comentário Bíblico
Adventista
Fraternidade - (cba)
2 Pedro 1:7
Do gr. Philadelphia, "amor entre irmãos". No grego clássico, a palavra sugere a afeição pelos parentes de sangue. Contudo, no NT, Philadelphia abrange todos os membros da igreja (ver com. de Romanos 12:10). Em uma igreja cercada pelo paganismo, havia grande necessidade de genuíno amor fraternal. A necessidade da igreja moderna não é menor a esse respeito.
Amor - (cba)
2 Pedro 1:7
Do gr. agape, “amor” (ver com. de Mateus 5:43; 1 Coríntios 13:1). Este é o verdadeiro afeto cristão, que busca apenas o bem da pessoa amada. Agape é uma afeição fundada no conhecimento e na razão que se dispõe ao autossacrifício pelo bem da pessoa amada. É este o princípio que liga Deus a Cristo e à humanidade; é o que Ele deseja que os seres humanos mantenham uns pelos outros. Esta é a pedra angular e a coroa de < todas as qualidades anteriores mencionadas por Pedro. É a maior de todas as virtudes (1 Coríntios 13:13), que deve governar tudo o que fazemos (1 Coríntios 16:14). Todas as virtudes se fundam neste princípio maior e, sem ele, de nada valem (1 Coríntios 13:1-3). Esta é a virtude que não faz mal ao próximo (Romanos 13:10); sua ausência não pode ser compensada por sacrifícios, nem mesmo da própria vida (1 Coríntios 13:3).
- 43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Mateus 5:43 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 1 Coríntios 13:1 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13 14 Todas as vossas obras sejam feitas em amor. 1 Coríntios 16:14 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 1 Coríntios 13:1-3 10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. Romanos 13:10 3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 1 Coríntios 13:3
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
associai com a vossa fé ....] amor
2 Pedro 1:5-7
O crescimento espiri- tual começa com a fé, nossa primeira reação ao evangelho, e culmina com o amor, a maior das virtues (1 Coríntios 13:13), o cumprimento da lei (Romanos 13:10) e a evidência da perfeição cristà (Mateus 5:44-48).
- 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13 10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. Romanos 13:10 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. 46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:44-48
Nota
2 Pedro 1:5-7
Veja Romanos 6:1-4.
Graças para crescer juntos
2 Pedro 1:5-7
Devemos acrescentar fé, virtude; e para a virtude, conhecimento; e ao conhecimento, temperança; e à temperança, paciência; e à paciência, piedade; e à piedade, bondade fraternal; e à bondade fraterna, à caridade. Você não deve pensar que deve esperar até que tenha aperfeiçoado uma graça antes de cultivar outra. Não; eles devem crescer juntos, alimentados continuamente da fonte da caridade; a cada dia que você vive, você pode aperfeiçoar os benditos atributos totalmente revelados no caráter de Cristo; e ao fazer isso, você trará luz, amor, paz e alegria para seu lar ( The Review and Herald, 29 de julho de 1890 ).
É necessária diligência diária
2 Pedro 1:5-11
Ver Filipenses 2:12,13. A tentativa deve ser enfrentada e resistida. Dia após dia, a batalha espiritual continua. Dia após dia, devemos operar nossa própria salvação com temor e tremor. É Deus quem opera em nós, para querer e fazer, de acordo com a Sua boa vontade. Cada alma deve se esforçar com “toda diligência” para aumentar constantemente suas realizações espirituais, fortalecendo toda graça, aumentando em eficiência para que possa crescer em utilidade e santidade, como uma árvore frutífera no jardim do Senhor. Ele não deve ser estéril nem infrutífero no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A verdadeira religião conduz ao cultivo dos dons que tornam o homem mais precioso aos olhos de Deus do que o ouro de Ofir.
“Toda diligência” significa muito. Isso significa uma diligência diária. Há o perigo de sermos cegos em relação à operação de agentes satânicos e sermos enredadospelas tentações sedutoras de Satanás. Portanto, vem a nós a palavra: “Dando toda diligência”, acrescente ao seu caráter as graças que o tornarão forte para resistir ao mal. “Quem tem essas coisas é cego e não enxerga de longe.” Ele não percebe sua pobreza espiritual [ 2 Pedro 1:10, 11 citado] ( Carta 144, 1903 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Pedro 1:1-11
A fé une verdadeiramente Cristo ao crente fraco e ao forte, e purifica totalmente o coração de um e do outro; todo crente sincero é justificado aos olhos de Deus por sua fé. A fé trabalha a favor da santidade, e produz efeitos na alma que nenhuma outra graça pode produzir. Em Cristo habita toda a plenitude e o perdão, a paz, a graça e o conhecimento, e os novos princípios nos são assim dados por meio do Espírito Santo.
As promessas para aqueles que são participantes da natureza divina nos farão inquirir se são realmente renovadas no espírito de nossa mente; transformemos todas estas promessas em orações pela graça transformadora e purificadora do Espírito Santo. O crente deve acrescentar conhecimento à sua virtude, incrementar a familiaridade com toda a verdade e a vontade de Deus. Devemos acrescentar temperança ao conhecimento, moderação pelas coisas mundanas, e à temperança devemos acrescentar paciência, ou a alegra sujeição à vontade de Deus.
A tribulação produz a paciência pela qual suportamos todas as calamidades e as cruzes, em silêncio e submissão. À paciência devemos acrescentar piedade: isto inclui os santos afetos e disposições encontrados no verdadeiro adorador de Deus, com terno afeto por todos os seus semelhantes cristãos que são filhos do mesmo Pai, servos do mesmo Senhor, membros da mesma família, viajantes para o mesmo país, herdeiros do mesmo legado. Portanto, os cristãos devem trabalhar para alcançar a garantia de sua vocação e eleição, crendo e fazendo o bem; esforçar-se nisto cuidadosamente é um argumento firme da graça e da misericórdia de Deus, que os sustenta para que não caiam completamente.
Aqueles que são diligentes na obra da fé terão uma entrada triunfal no reino eterno onde Cristo reina, e reinarão com Ele para sempre e eternamente; e é praticando toda a boa obra que devemos esperar entrar no céu.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 530

O Grande Conflito, Pág. 470

Conselhos aos Professores, Pág. 162

Conselhos aos Professores, Pág. 15

Nossa Alta Vocação, Pág. 67
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. João 13:34,35 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; Romanos 12:10 12 e o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós abundamos para convosco; 1 Tessalonicenses 3:12 9 Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros; 10 porque certamente já o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, irmãos, a que ainda nisto abundeis cada vez mais, 1 Tessalonicenses 4:9,10 1 Permaneça o amor fraternal. Hebreus 13:1 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 1 Pedro 1:22 17 Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei. 1 Pedro 2:17 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:14,16 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 1 Coríntios 13:1-8 10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principamente aos domésticos da fé. Gálatas 6:10 14 E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3:14 15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos. 1 Tessalonicenses 5:15 8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, 1 Pedro 3:8 21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão. 1 João 4:21
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 530

O Grande Conflito, Pág. 470

Conselhos aos Professores, Pág. 162

Conselhos aos Professores, Pág. 15

Nossa Alta Vocação, Pág. 67