Comentário Bíblico
Adventista
Ele (ARC) - (cba)
Apocalipse 10:11
Cristo, o "anjo” de Apocalipse 10:1,9.
É necessário que ainda profetizes - (cba)
Apocalipse 10:11
Comparar com Ezequiel 3:1,4. Embora João tenha comido o rolo e experimentado ao final um gosto amargo, Cristo lhe fala as palavras confortantes de que ele voltaria a profetizar. O termo traduzido por “necessário” se encontra em posição enfática no grego. João, no papel de representante dos que creem no advento após o desapontamento de 1844, recebe a comissão de anunciar a mensagem. Uma grande obra ainda precisa ser feita. Os adventistas deveriam prosseguir e proclamar a mensagem do terceiro anjo (Apocalipse 14:9-12).
- 1 Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel. 4 Disse-me ainda: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras. Ezequiel 3:1,4 9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, 10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome. 12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:9-12
A respeito de - (cba)
Apocalipse 10:11
Ou, “diante de”, “a” (ver ARC). Os dois significados se ajustam ao contexto. As mensagens seriam tanto “a respeito de” muitos povos, quanto “diante” deles.
Muitos povos - (cba)
Apocalipse 10:11
Depois que o sentido completo da terceira mensagem angélica clareou a mente dos primeiros adventistas, eles passaram a perceber, cada vez mais, que se tratava de uma mensagem para o mundo, a qual deveria ser proclamada “a muitos povos, e nações, e línguas, e reis” (ARC). Essa convicção resultou em um dos maiores programas de evangelização mundial já vistos em toda a história cristã, enquanto os adventistas do sétimo dia avançam proclamando “a cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Apocalipse 14:6) a mensagem a eles confiada.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
profetizes outra vez
Apocalipse 10:11
Ver Apocalipse:14:6. Na verdade o vocabulário semelhante a 14:6 ("povos", "nações", "línguas e reis") revela que o conteúdo daquela passagem é a mensagem que precisa ser dada. A experiência e a responsabilidade de João passam a representar o remanescente de DEus no tempo do fim. Aqueles que sentissem a amargura do desapontamento ligado às profecias de tempo de Daniel deveriam continar a pregar e profetizar, como são representados fazendo nas três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12.
Ninguém menos do que Cristo
Apocalipse 10:1-11
Ver Apocalipse 14:6-12; Daniel 12:4-13. O poderoso anjo que instruiu João não era menos personagem do que Jesus Cristo. Colocar o pé direito no mar e o esquerdo na terra seca mostra a parte que Ele está desempenhando nas cenas finais do grande conflito com Satanás. Esta posição denota Seu supremo poder e autoridade sobre toda a terra. A controvérsia havia se tornado mais forte e mais determinada de época em época, e continuará a sê-lo, até as cenas finais, quando a obra magistral dos poderes das trevas atingir seu auge. Satanás, unido aos homens maus, enganará o mundo inteiro e as igrejas que não recebem o amor da verdade. Mas o anjo poderoso exige atenção. Ele chora em voz alta. Ele deve mostrar o poder e a autoridade de Sua voz aos que se uniram a Satanás para se opor à verdade.
- 6 E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, 7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. 8 Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. 9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, 10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome. 12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:6-12 4 Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. 5 Então eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um de uma banda à beira do rio, e o outro da outra banda à beira do rio. 6 E perguntei ao homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio: Quanto tempo haverá até o fim destas maravilhas? 7 E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas. 8 Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso perguntei: Senhor meu, qual será o fim destas coisas? 9 Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim. 10 Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão. 11 E desde o tempo em que o holocausto contínuo for tirado, e estabelecida a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. 12 Bem-aventurado é o que espera e chega aos mil trezentos e trinta e cinco dias. 13 Tu, porém, vai-te, até que chegue o fim; pois descansarás, e estarás no teu quinhão ao fim dos dias. Daniel 12:4-13
Depois que esses sete trovões proferiram suas vozes, a injunção vem a João como a Daniel a respeito do livrinho: “Sela o que os sete trovões proferiram”. Referem-se a eventos futuros que serão divulgados na sua ordem. Daniel estará em sua sorte no final dos dias. John vê o livrinho aberto. Então, as profecias de Daniel têm seu devido lugar nas mensagens do primeiro, segundo e terceiro anjos a serem dadas ao mundo. O desmarcar do livrinho foi a mensagem em relação ao tempo.
Os livros de Daniel e Apocalipse são um. Um é uma profecia, o outro uma revelação; um um livro selado, o outro um livro aberto. João ouviu os mistérios que os trovões proferiram, mas foi ordenado a não escrevê-los.
A luz especial dada a João que foi expressa nos sete trovões foi uma delineação de eventos que aconteceriam sob as mensagens do primeiro e do segundo anjos. Não era melhor que as pessoas soubessem dessas coisas, pois sua fé precisava necessariamente ser testada. Na ordem de Deus, as mais maravilhosas e avançadas verdades seriam proclamadas. As mensagens do primeiro e do segundo anjos deviam ser proclamadas, mas nenhuma luz adicional deveria ser revelada antes que essas mensagens tivessem feito seu trabalho específico. Isso é representado pelo anjo em pé com um pé no mar, proclamando com o mais solene juramento que o tempo não deveria mais existir.
Este tempo, que o anjo declara com um juramento solene, não é o fim da história deste mundo, nem do tempo de graça, mas do tempo profético, que deve preceder o advento de nosso Senhor. Ou seja, o povo não terá outra mensagem em tempo definido. Após este período de tempo, indo de 1842 a 1844, não pode haver um traçado definitivo do tempo profético. A contagem mais longa chega ao outono de 1844.
A posição do anjo, com um pé no mar, o outro na terra, significa a ampla extensão da proclamação da mensagem. Ele cruzará as águas amplas e será proclamado em outros países, até mesmo para todo o mundo. A compreensão da verdade, a alegre recepção da mensagem, são representadas ao comer o livrinho. A verdade com respeito ao tempo do advento de nosso Senhor foi uma mensagem preciosa para nossas almas ( Manuscrito 59, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 10:8-11
A maioria dos homens se comprazem observando os acontecimentos futuros, e todos os homens bons gostam de receber uma palavra de Deus. Porém, quando este livro da profecia foi completamente digerido pelo apóstolo, seu conteúdo resultou amargo; havia tantas coisas terríveis e espantosas, e perseguições tão dolorosas para o povo de Deus, que ver e saber antecipadamente de tais estragos seria doloroso para a sua mente. Procuremos ser ensinados por Cristo e obedeçamos as suas ordens; meditemos diariamente em sua Palavra para que nutra as nossas almas, e logo declaremo-la conforme os nossos diversos prazos e lugares onde estamos. A doçura das contemplações estará muitas vezes mesclada com amargura, quando comparamos as Escrituras com o estado do mundo e da Igreja ou até com o de nossos próprios corações.
- Veja também

Testemunhos Seletos 2, Pág. 154

E Recebereis Poder, Pág. 242
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Homens de vários povos, e tribos e línguas, e nações verão os seus corpos por três dias e meio, e não permitirão que sejam sepultados. Apocalipse 11:9 6 E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, Apocalipse 14:6 15 Disse-me ainda: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas. Apocalipse 17:15 9 Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse- me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. 10 Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares. Jeremias 1:9,10 15 Pois assim me disse o Senhor, o Deus de Israel: Toma da minha mão este cálice do vinho de furor, e faze que dele bebam todas as nações, às quais eu te enviar. 16 Beberão, e cambalearão, e enlouquecerão, por causa da espada, que eu enviarei entre eles. 17 Então tomei o cálice da mão do Senhor, e fiz que bebessem todas as nações, às quais o Senhor me enviou: 18 a Jerusalém, e às cidades de Judá, e aos seus reis, e aos seus principes, para fazer deles uma desolação, um espanto, um assobio e uma maldição, como hoje se ve; 19 a Faraó, rei do Egito, e a seus servos, e a seus príncipes, e a todo o seu povo; 20 e a todo o povo misto, e a todos os reis da terra de Uz, e a todos os reis da terra dos filisteus, a Asquelom, a Gaza, a Ecrom, e ao que resta de Asdode; 21 e a Edom, a Moabe, e aos filhos de Amom; 22 e a todos os reis de Tiro, e a todos os reis de Sidom, e aos reis das terras dalém do mar; 23 a Dedã, a Tema, a Buz e a todos os que cortam os cantos da cabeleira; 24 a todos os reis da Arábia, e a todos os reis do povo misto que habita no deserto; 25 a todos os reis de Zinri, a todos os reis de Elão, e a todos os reis da Média; 26 a todos os reis do Norte, os de perto e os de longe, tanto um como o outro, e a todos os reinos da terra, que estão sobre a face da terra; e o rei de Sesaque beberá depois deles. 27 Pois lhes dirás: Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Bebei, e embebedai-vos, e vomitai, e caí, e não torneis a levantar, por causa da espada que eu vos enviarei. 28 Se recusarem tomar o copo da tua mão para beber, então lhes dirás: Assim diz o Senhor dos exércitos: Certamente bebereis. 29 Pois eis que sobre a cidade que se chama pelo meu nome, eu começo a trazer a calamidade; e haveis vós de ficar totalmente impunes? Não ficareis impunes; porque eu chamo a espada sobre todos os moradores da terra, diz o Senhor dos exércitos. 30 Tu pois lhes profetizarás todas estas palavras, e lhes dirás: O Senhor desde o alto bramirá, e fará ouvir a sua voz desde a sua santa morada; bramirá fortemente contra a sua habitação; dará brados, como os que pisam as uvas, contra todos os moradores da terra. Jeremias 25:15-30 1 Foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e foi-me dito: Levanta-te, mede o santuário de Deus, e o altar, e os que nele adoram. Apocalipse 11:1 4 Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. 9 Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Ezequiel 37:4,9 9 E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; Apocalipse 5:9 10 são também sete reis: cinco já caíram; um existe; e o outro ainda não é vindo; e quando vier, deve permanecer pouco tempo. 12 Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta. Apocalipse 17:10,12