Comentário Bíblico
Adventista
Tumulto - (cba)
Atos 14:5
Do gr. hormê, “ataque” ou “tentativa”. A palavra não expressa um ataque direto, pois isso não ocorreu (ver Atos 14:6). Os judeus incitaram seus companheiros pagãos, na expectativa de que a situação acabasse em violência.
Autoridades - (cba)
Atos 14:5
Isto é, as autoridades da sinagoga judaica, onde Paulo e Barnabé haviam começado a pregação quando chegaram a Icônio.
Para os ultrajar - (cba)
Atos 14:5
Eles sofreram insulto e humilhação injustificados. O plano era incitar a multidão. Paulo usa uma palavra bem próxima para caracterizar a própria conduta como perseguidor (1 Timóteo 1:13).
Apedrejar - (cba)
Atos 14:5
O apedrejamento era a punição judaica por blasfêmia (Levítico 24:14-16). Eles entendiam que o ensino dos apóstolos se encaixava nesse caso. Não deve ter havido um processo judicial para chegar ao plano, eles simplesmente decidiram “ultrajar” os apóstolos (ver com. de Atos 7:58; João 10:31).
- 14 Tira para fora do arraial o que tem blasfemado; todos os que o ouviram porão as mãos sobre a cabeça dele, e toda a congregação o apedrejará. 15 E dirás aos filhos de Israel: Todo homem que amaldiçoar o seu Deus, levará sobre si o seu pecado. 16 E aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente será morto; toda a congregação certamente o apedrejará. Tanto o estrangeiro como o natural, que blasfemar o nome do Senhor, será morto. Levítico 24:14-16 58 e, lançando-o fora da cidade o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um mancebo chamado Saulo. Atos 7:58 31 Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. João 10:31
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 14:1-7
Os apóstolos falavam com tanta simplicidade, demonstração do Espírito e poder, tão calidamente e com tanto interesse pelas almas dos homens, que aqueles que os ouviam não podiam senão dizer que verdadeiramente Deus estava com eles. Porém, o êxito não deveria ser atribuído ao estilo de pregar, mas ao Espírito de Deus que usava esse meio. A perseverança em fazer o bem em meio aos perigos e dificuldades é uma bendita demonstração de graça.
Para onde quer que os servos de Deus sejam levados, devem falar a verdade. Quando iam no nome e no poder de Cristo, Ele não deixava de dar testemunho da Palavra da sua graça. Nos assegura que é a Palavra de Deus e que podemos julgar a nossa alma por ela. Os gentios e os judeus estavam em inimizade uns contra os outros, mas unidos contra os cristãos. Se os inimigos da Igreja se unem para destruí-la, os seus amigos não se unirão para preservá-la? Deus tem um refúgio para o seu povo em caso de tormenta: Ele mesmo é e será o seu refúgio. Em épocas de perseguição, os crentes podem ter motivos para sair de um lugar, ainda que não deixem a obra de seu Mestre.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 25 que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram- se à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido. 27 Porque verdadeiramente se ajuntaram, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel; 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. 29 Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, Atos 4:25-29 5 Mas os judeus, movidos de inveja, tomando consigo alguns homens maus dentre os vadios e ajuntando o povo, alvoroçavam a cidade e, assaltando a casa de Jáson, os procuravam para entregá-los ao povo. Atos 17:5 1 Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? 2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: 3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Salmos 2:1-3 5 Pois à uma se conluiam; aliam-se contra ti Salmos 83:5 11 as minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei! e de todas o Senhor me livrou. 2 Timóteo 3:11 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Mateus 5:44 28 bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Lucas 6:28 45 Mas os judeus, vendo as multidões, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. 50 Mas os judeus incitaram as mulheres devotas de alta posição e os principais da cidade, suscitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos. Atos 13:45,50 2 Mas os judeus incrédulos excitaram e irritaram os ânimos dos gentios contra os irmãos. 4 E se dividiu o povo da cidade; uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos. 19 Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e de Icônio e, havendo persuadido as multidões, apedrejaram a Paulo, e arrastaram-no para fora da cidade, cuidando que estava morto. Atos 14:2,4,19 14 Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus; 1 Tessalonicenses 2:14 19 Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e de Icônio e, havendo persuadido as multidões, apedrejaram a Paulo, e arrastaram-no para fora da cidade, cuidando que estava morto. Atos 14:19