Comentário Bíblico
Adventista
Estão pactuados - (cba)
Atos 23:21
Ou, “sob maldição” (ver com. de Atos 23:12-14).
Esperando a tua promessa - (cba)
Atos 23:21
Isto é, aguardando o consentimento de Lísias para levar Paulo ao lugar onde os judeus alegavam que o investigariam (cf. Atos 23:15).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Lísias temia por sua própria segurança
Atos 23:20-23
Lísias aproveitou de bom grado esta oportunidade de tirar Paulo de suas mãos ... Pouco tempo antes, um cavaleiro romano de muito mais altode patente superior ao próprio Lísias, foi violentamente capturado e arrastado pelos judeus enlouquecidos ao redor dos muros de Jerusalém e, finalmente, decapitado, porque recebeu suborno dos samaritanos. Sob a suspeita de crimes semelhantes, outros altos funcionários foram presos e desgraçados. Se Paulo for assassinado, o capitão-chefe pode ser acusado de ter sido subornado para ser conivente com sua morte. Havia agora razão suficiente para mandá-lo embora secretamente e, assim, livrar-se de uma responsabilidade embaraçosa ( Sketches from the Life of Paul, 227 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 23:12-24
Os falsos princípios religiosos, adotados pelos homens carnais, nos instam a uma tal maldade, da qual dificilmente poderia se supor que a natureza humana fosse capaz. Porém, o Senhor desbarata prontamente os planos de iniquidade mais bem elaborados. Paulo sabia que a providência divina atua por meios razoáveis e prudentes, e que se ele deixasse de lado o uso dos meios que possuía em seu poder, não poderia esperar que a providência de Deus operasse a seu favor. Aquele que não se ajuda a si mesmo conforme os meios e poder que possui, não tem razão nem revelação para assegurar-se de que receberá ajuda de Deus. Crendo no Senhor seremos resguardados de toda a má obra, nós e os nossos, e seremos guardados para o seu reino. Pai celestial, dá-nos esta fé preciosa por teu Espírito Santo, por amor a Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Nao seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda darás testemunho, acompanhando a maioria, para perverteres a justiça; Êxodo 23:2 12 Quando já era dia, coligaram-se os judeus e juraram sob pena de maldição que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo. 13 Eram mais de quarenta os que fizeram esta conjuração; 14 e estes foram ter com os principais sacerdotes e anciãos, e disseram: Conjuramo-nos sob pena de maldição a não provarmos coisa alguma até que matemos a Paulo. Atos 23:12-14 23 Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si matá- lo. 24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo. E como eles guardavam as portas de dia e de noite para tirar-lhe a vida, Atos 9:23,24 5 E, havendo um motim tanto dos gentios como dos judeus, juntamente com as suas autoridades, para os ultrajarem e apedrejarem, 6 eles, sabendo-o, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e a região circunvizinha; Atos 14:5,6 19 servindo ao Senhor com toda a humildade, e com lágrimas e provações que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; Atos 20:19 3 lhe rogavam o favor de o mandar a Jerusalém, armando ciladas para o matarem no caminho. Atos 25:3 26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 32 Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas guardava a cidade dos damascenos, para me prender; 33 mas por uma janela desceram-me num cesto, muralha abaixo; e assim escapei das suas mãos. 2 Coríntios 11:26,32,33 14 e estes foram ter com os principais sacerdotes e anciãos, e disseram: Conjuramo-nos sob pena de maldição a não provarmos coisa alguma até que matemos a Paulo. Atos 23:14 3 Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; Romanos 9:3 12 Quando já era dia, coligaram-se os judeus e juraram sob pena de maldição que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo. 14 e estes foram ter com os principais sacerdotes e anciãos, e disseram: Conjuramo-nos sob pena de maldição a não provarmos coisa alguma até que matemos a Paulo. Atos 23:12,14 54 armando-lhe ciladas, a fim de o apanharem em alguma coisa que dissesse. Lucas 11:54