Comentário Bíblico
Adventista
Estou perante - (cba)
Atos 25:10
Literalmente, “eu [estive perante] e estou perante”. Desde o princípio, Paulo fora detido pelos romanos. Ele fora salvo de um açoitamento brutal por ser cidadão romano. Talvez o apóstolc tivesse em mente a promessa divina de Atos 23:11, embora não dê sinais disso aqui. Poi dois anos, ele fora mantido prisioneiro pelos romanos, agindo sob a autoridade de César. Paulo lembra esse fato ao governador romanc e recusa enfrentar o julgamento de homens cuja cumplicidade numa conspiração para assassiná-lo já era conhecida (ver Atos 23:12,13,14,15,30; Atos 25:2,3).
- 11 Na noite seguinte, apresentou-se-lhe o Senhor e disse: Tem bom ânimo: porque, como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa que o dês também em Roma. Atos 23:11 12 Quando já era dia, coligaram-se os judeus e juraram sob pena de maldição que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo. 13 Eram mais de quarenta os que fizeram esta conjuração; 14 e estes foram ter com os principais sacerdotes e anciãos, e disseram: Conjuramo-nos sob pena de maldição a não provarmos coisa alguma até que matemos a Paulo. 15 Agora, pois, vós, com o sinédrio, rogai ao comandante que o mande descer perante vós como se houvésseis de examinar com mais precisão a sua causa; e nós estamos prontos para matá-lo antes que ele chegue. 30 E quando fui informado que haveria uma cilada contra o homem, logo to enviei, intimando também aos acusadores que perante ti se manifestem contra ele. [Passa bem.] Atos 23:12,13,14,15,30 2 E os principais sacerdotes e os mais eminentes judeus fizeram-lhe queixa contra Paulo e, em detrimento deste, 3 lhe rogavam o favor de o mandar a Jerusalém, armando ciladas para o matarem no caminho. Atos 25:2,3
Tribunal - (cba)
Atos 25:10
Paulo preferia a justiça relativa da lei romana à hostilidade capri chosa de seus conterrâneos enraivecidos os quais só conheciam a lei dos próprios preconceitos.
Convém seja eu julgado - (cba)
Atos 25:10
Isto é, como cidadão romano.
Os judeus - (cba)
Atos 25:10
Paulo negou toda a gama de acusações feitas contra ele. Não houvera nenhuma injúria a pessoas, propriedades, ao caráter ou à religião judaicos por sua causa.
Como tu muito bem sabes - (cba)
Atos 25:10
Paulo sabia que o motivo de Festo para fazer a proposta de Atos 25:9 era conciliar os judeus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 25:1-12
Observe como a maldade é incansável. Os perseguidores consideram como um favor especial a sua maldade ser satisfeita. Pregar a Cristo, o fim da lei, não era ofensa contra a lei.
Nos tempos de sofrimento se prova a prudência e a paciência do povo do Senhor. Os inocentes devem insistir em sua inocência. Paulo estava disposto a obedecer aos regulamentos da lei e deixar que seguissem o seu curso. Se merecia a morte, aceitaria o castigo, mas se nenhuma das coisas de que era acusado fosse verdadeira, ninguém poderia entregá-lo a eles com justiça. Paulo não é liberto nem condenado. Este é um caso dos passos lentos que a providência dá, pelos quais costumamos ter as nossas esperanças e os nossos temores envergonhados, e que nos mantém esperando em Deus.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 430

Vidas Que Falam, Pág. 357
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 37 Mas Paulo respondeu-lhes: Açoitaram-nos publicamente sem sermos condenados, sendo cidadãos romanos, e nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? De modo nenhum será assim; mas venham eles mesmos e nos tirem. 38 E os quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras, e estes temeram quando ouviram que eles eram romanos; Atos 16:37,38 25 Quando o haviam atado com as correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um cidadão romano, sem ser ele condenado? 26 Ouvindo isto, foi o centurião ter com o comandante e o avisou, dizendo: Vê o que estás para fazer, pois este homem é romano. 27 Vindo o comandante, perguntou-lhe: Dize-me: és tu romano? Respondeu ele: Sou. 28 Tornou o comandante: Eu por grande soma de dinheiro adquiri este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento. Atos 22:25-28 25 Eu, porém, achei que ele não havia praticado coisa alguma digna de morte; mas havendo ele apelado para o imperador, resolvi remeter-lho. Atos 25:25 29 e achei que era acusado de questões da lei deles, mas que nenhum crime havia nele digno de morte ou prisão. Atos 23:29 31 e retirando-se falavam uns com os outros, dizendo: Este homem não fez nada digno de morte ou prisão. Atos 26:31 18 os quais, havendo-me interrogado, queriam soltar-me, por não haver em mim crime algum que merecesse a morte. Atos 28:18 18 Pois sabia que por inveja o haviam entregado. 23 Pilatos, porém, disse: Pois que mal fez ele? Mas eles clamavam ainda mais: Seja crucificado. 24 Ao ver Pilatos que nada conseguia, mas pelo contrário que o tumulto aumentava, mandando trazer água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Sou inocente do sangue deste homem; seja isso lá convosco. Mateus 27:18,23,24 2 pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus. 2 Coríntios 4:2 19 E estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas na questão desse justo, porque muito sofri hoje em sonho por causa dele. Mateus 27:19 6 Tendo-se demorado entre eles não mais de oito ou dez dias, desceu a Cesaréia; e no dia seguinte, sentando-se no tribunal, mandou trazer Paulo. 17 Quando então eles se haviam reunido aqui, sem me demorar, no dia seguinte sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem; Atos 25:6,17