Comentário Bíblico
Adventista
Nào obstante - (cba)
Efésios 5:33
Paulo retoma o assunto que vinha considerando em Efésios 5:21-29. Após a digressão sobre o amor que Cristo mostrou pela igreja, o apóstolo se volta para aquilo que todos devem entender: o dever mútuo entre marido e mulher. Logo passa a fazer uma aplicação prática pessoal e individual da verdade que discutiu.
Cada um - (cba)
Efésios 5:33
Paulo enfatiza a ideia de responsabilidade e privilégio individual.
Ame a própria esposa - (cba)
Efésios 5:33
Ver com. de Efésios 5:28.
Respeite - (cba)
Efésios 5:33
Do gr. phobeõ, literal mente, “temer ”, “respeitar ". Paulo não sugere um temor servil, o que estaria em desacordo com o conselho que acaba de oferecer. Essa honra eo respeito recomendados de modo algum eliminam o amor por parte da esposa. Signil ica que a ordem natural de Deus para a família não deve ser subvertida e que a função especial de liderança que Deus colocou sobre o marido deve ser considerada (ver com. de Efésios 5:23). Onde há amor e respeito mútuos, não surgirão questões a respeito de domínio ou desconhecimento dos deveres e privilégios dos cônjuges.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Efésios 5:22-33
O dever das esposas é a submissão aos seus maridos, no Senhor, o que compreende honrá-los e obedecê-los por um princípio de amor a eles. O dever de cada marido é amar a sua esposa. O amor de Cristo para com a sua Igreja é o exemplo, porque é sincero, puro e constante, apesar das falhas dela. Cristo deu a sua vida pela Igreja, para santificá-la neste mundo e glorificá-la no mundo vindouro, para outorgar a todos os seus membros o princípio de santidade e livrá-los da culpa, da contaminação e do domínio do pecado, pela obra do Espírito Santo, das quais o sinal exterior é o batismo. A Igreja e os crentes não carecerão de enfrentar manchas e rugas até que cheguem à glória. Porém, somente aqueles que são santificados serão agora glorificados no porvir.
As palavras de Adão, mencionadas pelo apóstolo, são pronunciadas literalmente a respeito do matrimônio, e também têm um sentido oculto em si, em relação à união entre Cristo e a sua Igreja. Era uma espécie de tipificação, por sua semelhança. Existirão falhas e defeitos sob vários aspectos, tanto por parte do marido quanto da esposa no estado presente da natureza humana, mas isto não altera a relação. Todos os deveres do matrimônio estão incluídos na unidade e no amor. Enquanto adoramos e nos regozijamos no amor condescendente de Cristo, os maridos e as esposas devem aprender os seus deveres recíprocos. Deste modo, serão impedidos os piores males e muitos efeitos penosos serão evitados.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 28 Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; Efésios 5:25,28,29 19 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente. Colossenses 3:19 7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações. 1 Pedro 3:7 22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Efésios 5:22 31 Então Bate-Seba, inclinando-se com o rosto em terra perante o rei, fez-lhe reverência e disse: Viva para sempre o rei Davi meu senhor! 1 Reis 1:31 20 E quando o decreto que o rei baixar for publicado em todo o seu reino, grande como é, todas as mulheres darão honra a seus maridos, tanto aos nobres como aos humildes. Ester 1:20 9 Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhavamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos? Hebreus 12:9 2 considerando a vossa vida casta, em temor. 3 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, 4 mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas 5 Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos; 6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto. 1 Pedro 3:2-6 2 considerando a vossa vida casta, em temor. 5 Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos; 1 Pedro 3:2,5