Comentário Bíblico
Adventista
Que farei a este povo? - (cba)
Êxodo 17:4
Moisés sempre levava os problemas ao Senhor (ver Êxodo 15:25; Êxodo 32:30; Êxodo 33:8; Números 11:2,11; Números 12:13; Números 14:13-19; etc.). Aprendeu, por experiência própria, a confiar nAquele que o havia chamado para ser líder de Seu povo, e toda vez que atingia o limite da sabedoria humana, encontrava um Ajudador sempre disposto a socorrê-lo.
- 25 Então clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, e Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces. Ali Deus lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali os provou, Êxodo 15:25 30 No dia seguinte disse Moisés ao povo Vós tendes cometido grande pecado; agora porém subirei ao Senhor; porventura farei expiação por vosso pecado. Êxodo 32:30 8 Quando Moisés saía à tenda, levantava-se todo o povo e ficava em pé cada um à porta da sua tenda, e olhava a Moisés pelas costas, até entrar ele na tenda. Êxodo 33:8 2 Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou. 11 Disse, pois, Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, pois que puseste sobre mim o peso de todo este povo. Números 11:2,11 13 Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. Números 12:13 13 Respondeu Moisés ao Senhor: Assim os egípcios o ouvirão, eles, do meio dos quais, com a tua força, fizeste subir este povo, 14 e o dirão aos habitantes desta terra. Eles ouviram que tu, ó Senhor, estás no meio deste povo; pois tu, ó Senhor, és visto face a face, e a tua nuvem permanece sobre eles, e tu vais adiante deles numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite. 15 E se matares este povo como a um só homem, então as nações que têm ouvido da tua fama, dirão: 16 Porquanto o Senhor não podia introduzir este povo na terra que com juramento lhe prometera, por isso os matou no deserto. 17 Agora, pois, rogo-te que o poder do meu Senhor se engrandeça, segundo tens dito: 18 O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração. 19 Perdoa, rogo-te, a iniqüidode deste povo, segundo a tua grande misericórdia, como o tens perdoado desde o Egito até, aqui. Números 14:13-19
Só lhe resta apedrejar-me - (cba)
Êxodo 17:4
A situação deve ter sido de fato séria, pois a vida de Moisés corria perigo. A prática do apedrejamento é mencionada pela primeira vez em Êxodo 8:26. Como não se encontrou nenhum vestígio de morte por apedrejamento no Egito, essa forma de punição capital parece ter tido origem no deserto, no que se refere aos israelitas, e sem dúvida foi sugerida pela abundância de pedras disponíveis. O apedrejamento foi mais tarde praticado pelos gregos, na época das guerras persas (Heródoto, ix.S), e por outros povos. Era uma das formas mais fáceis de se matar um criminoso sem derramar seu sangue, e parecia bem adequada quando as pessoas eram chamadas para vingar um crime como o de blasfêmia (Levítico 24:16) ou idolatria (Deuteronômio 13:10; Deuteronômio 17:5-7). Porém, em Refidim, a ocasião era de motim, uma revolta espontânea para eliminar um líder odiado, a quem responsabilizavam pelo sofrimento insuportável. Certamente, a sede é uma tortura da pior espécie.
- 26 Respondeu Moisés: Não convém que assim se faça, porque é abominação aos egípcios o que havemos de oferecer ao Senhor nosso Deus. Sacrificando nós a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejarão eles? Êxodo 8:26 16 E aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente será morto; toda a congregação certamente o apedrejará. Tanto o estrangeiro como o natural, que blasfemar o nome do Senhor, será morto. Levítico 24:16 10 e o apedrejarás, até que morra, pois procurou apartar-te do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. Deuteronômio 13:10 5 então levarás às tuas portas o homem, ou a mulher, que tiver cometido esta maldade, e apedrejarás o tal homem, ou mulher, até que morra. 6 Pela boca de duas ou de três testemunhas, será morto o que houver de morrer; pela boca duma só testemunha não morrerá. 7 A mão das testemunhas será a primeira contra ele, para matá-lo, e depois a mão de todo o povo; assim exterminarás o mal do meio de ti. Deuteronômio 17:5-7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 17:1-7
Os filhos de Israel viajaram, conforme o mandamento do Senhor, conduzidos pela coluna de nuvem e fogo; porém, chegaram a um lugar onde não havia água para que bebessem. Nós devemos andar pelo caminho do dever; porém, encontraremos os problemas, aos quais somos levados pela providência divina, para provar a nossa fé, e para que Deus seja glorificado em nossa libertação. Eles começaram a perguntar a si mesmos se Deus estava ou não com eles. Esta atitude chama-se "tentar a Deus", que significa desconfiar dEle, após ter recebido tais demonstrações de seu poder e bondade.
Moisés lhes respondeu gentilmente. É uma atitude néscia responder paixão com paixão, pois esta atitude piora o mal.
Deus, em sua graça, apresentou-se para ajudá-los. Que maravilhosas são a paciência e a tolerância de Deus para com os pecadores que o provocam! Para mostrar o seu poder e a sua compaixão, e para realizar um milagre de misericórdia, deu-lhes água da rocha. Deus é capaz de abrir para nós fontes onde menos as esperamos. Aqueles que neste deserto guardam o caminho de Deus, podem confiar em que Ele proverá a seu favor. Além do mais, que este fato nos leve a confiar na graça de Cristo. O apóstolo Paulo disse que aquela Rocha era Cristo (1 Coríntios 10:4); era um tipo dEle. Ainda que a maldição de Deus pudesse ter sido justamente executada contra as nossas almas culpáveis, aqui está o Filho de Deus, que é ferido por nós.
Houve uma provisão abundante e constante desta água. Por mais numerosos que sejam os crentes, a provisão do Espírito de Cristo é suficiente para todos. A água brotou da rocha em correntes para refrescar o deserto, e acompanhou-os em seu caminho em direção a Canaã; e esta água brota de Cristo, por meio das ordenanças, ao deserto estéril deste mundo, para refrescar as nossas almas até que cheguemos à glória.
Foi dado um novo nome a este lugar, para que se lembrassem não da misericórdia da divina provisão, mas do pecado de murmuração: "Massá", que significa tentação, porque tentaram a Deus. "Meribá", que significa rixa, porque contenderam com Moisés. O pecado costuma deixar uma mancha sobre o homem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem. Êxodo 14:15 25 Então clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, e Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces. Ali Deus lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali os provou, Êxodo 15:25 11 Disse, pois, Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, pois que puseste sobre mim o peso de todo este povo. Números 11:11 10 Mas toda a congregação disse que fossem apedrejados. Nisso a glória do Senhor apareceu na tenda da revelação a todos os filhos de Israel. Números 14:10 19 E Corá fez ajuntar contra eles toda o congregação à porta da tenda da revelação; então a glória do Senhor apareceu a toda a congregação. Números 16:19 6 Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus. 1 Samuel 30:6 59 Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo. João 8:59 31 Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. João 10:31 50 Não fez, porventura, a minha mão todas estas coisas? Atos 7:50 19 Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e de Icônio e, havendo persuadido as multidões, apedrejaram a Paulo, e arrastaram-no para fora da cidade, cuidando que estava morto. Atos 14:19