Comentário Bíblico
Adventista
O povo - (cba)
Êxodo 32:31
Moisés falou com Deus referindo-se aos israelitas como "Teu povo" (Êxodo 32:11). Nesta passagem, ao pensar na gravidade do pecado que os tornou indignos de serem chamados povo de Deus, ele se refere a eles como "o povo".
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 32:30-35
Moisés classificou-o como um grande pecado. A obra dos ministros deve mostrar às pessoas a enormidade dos pecados delas. O grande mal do pecado é evidenciado pelo preço do perdão. Moisés roga a Deus que tenha misericórdia; ele não procurou dar desculpas, mas expiar o pecado. Não temos que supor que Moisés quis dizer que estivesse sempre disposto a morrer nos altares do povo. Temos que amar o nosso próximo "como" a nós mesmos, mas não "mais" do que a nós mesmos. Porém, como o sentimento que havia em Cristo, Moisés se dispôs a dar a vida da maneira mais dolorosa, se desta maneira pudesse preservar o povo. Moisés não podia apaziguar completamente a ira de Deus; isto mostra que a lei de Moisés não era capaz de reconciliar os homens com Deus, nem aperfeiçoar a nossa paz com o Senhor. É somente em Cristo que Deus perdoa os pecados, para jamais se recordar deles.
Esta história nos mostra que nenhum coração carnal, que não tenha se humilhado, pode suportar por muito tempo os preceitos santos, as verdades patentes, e a adoração espiritual a Deus. Porém, um deus, um sacerdote, um culto, uma doutrina e um sacrifício, de conformidade com a mente carnal, sempre encontrará abundância de adoradores. O próprio Evangelho pode ser pervertido a tal ponto, que se adapte ao gosto mundano. É bom saber que o Filho de Deus, que foi tipificado por Moisés, e que é incomparavelmente mais poderoso do que ele, fez a expiação por nossa alma e agora intercede por nós. Regozijemo-nos em sua graça.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 28 E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos. Êxodo 34:28 18 Prostrei-me perante o Senhor, como antes, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar a ira. 19 Porque temi por causa da ira e do furor com que o Senhor estava irado contra vós para vos destruir; porém ainda essa vez o Senhor me ouviu. Deuteronômio 9:18,19 30 No dia seguinte disse Moisés ao povo Vós tendes cometido grande pecado; agora porém subirei ao Senhor; porventura farei expiação por vosso pecado. Êxodo 32:30 6 e disse: Ó meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar o meu rosto a ti, meu Deus; porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até o céu. 7 Desde os dias de nossos pais até o dia de hoje temos estado em grande culpa, e por causa das nossas iniqüidades fomos entregues, nós, os nossos reis e os nossos sacerdotes, na mão dos reis das terras, à espada, ao cativeiro, à rapina e à confusão do rosto, como hoje se vê. 15 Ó Senhor Deus de Israel, justo és, pois ficamos qual um restante que escapou, como hoje se vê. Eis que estamos diante de ti em nossa culpa; e, por causa disto, ninguém há que possa subsistir na tua presença. Esdras 9:6,7,15 33 Tu, porém, és justo em tudo quanto tem vindo sobre nós; pois tu fielmente procedeste, mas nós perversamente. Neemias 9:33 5 pecamos e cometemos iniqüidades, procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus preceitos e das tuas ordenanças. 8 Ó Senhor, a nós pertence a confusão de rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, porque temos pecado contra ti. 11 Sim, todo o Israel tem transgredido a tua lei, desviando-se, para não obedecer à tua voz; por isso a maldição, o juramento que está escrito na lei de Moisés, servo de Deus, se derramou sobre nós; porque pecamos contra ele. Daniel 9:5,8,11 4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 23 Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata, ou deuses de ouro, não os fareis para vós. Êxodo 20:4,23