Comentário Bíblico
Adventista
Quem é o SENHOR? - (cba)
Êxodo 5:2
O faraó não tinha conhecimento do nome do Deus dos israelitas ou fingia não conhecer. Ele se sentia superior a qualquer deus estrangeiro. Afinal, seu pai e seu avô não tinham oprimido os israelitas sem a interferência do Deus deles? Por que se importaria ele, o faraó, em notar um Deus que, para ele, era desinteressado nas questões de Seu próprio povo e aparentemente incapaz de ajudá-los?
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 5:1-9
Deus reconhecerá o seu povo, mesmo que em uma situação de pobreza e desprezo, e encontrará a ocasião adequada para defender a sua causa. Faraó tratou com desprezo tudo o que ouviu, pois não conhecia a Jeová, não o temia nem o amava; portanto, negou-se a obedecer-lhe. Assim, pois, o orgulho, a ambição, a cobiça e o conhecimento político de faraó o endureceram para a sua própria condenação. O pedido de Moisés e Arão era muito razoável: somente empreender uma viagem de três dias pelo deserto, e isto para uma boa diligência: ofereceremos sacrifícios ao Senhor. Faraó foi irracional dizendo que o povo falava em ir sacrificar porque estava ocioso. Assim, utilizou as palavras deles para ter um pretexto, a fim de aumentar as suas cargas. Hoje em dia, encontramos muitos que estão mais dispostos a culpar o seu próximo por passar umas poucas horas a serviço de Deus, apartados de seus negócios seculares, do que a culpar os que dão o dobro de seu tempo aos prazeres pecaminosos.
A ordem de faraó foi bárbara. Até mesmo Moisés e Arão deveriam ser sobrecarregados. Os perseguidores se comprazem em desprezar os ministros e a colocar dificuldades sobre eles. A quantidade habitual de tijolos deveria ser feita sem a provisão costumeira de palha, usada para ser misturada ao barro. Desta maneira os homens seriam carregados com tanto trabalho que, se o fizessem, o esforço os quebrantaria, e se não o fizessem, seriam castigados.
- Veja também

Cristo Triunfante, Pág. 115

Patriarcas e Profetas, Pág. 257

O Grande Conflito, Pág. 269

Patriarcas e Profetas, Pág. 333

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 51

Vidas Que Falam, Pág. 85

Vidas Que Falam, Pág. 86
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser por uma forte mão. Êxodo 3:19 35 Dentre todos os deuses das terras, quais são os que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livre Jerusalém da minha mão? 2 Reis 18:35 15 Agora, pois, não vos engane Ezequias, nem vos incite assim, nem lhe deis crédito. Porque nenhum deus de nação alguma, nem de reino algum, pôde livrar o seu povo da minha mão, nem da mão de meus pais; quanto menos o vosso Deus vos poderá livrar da minha mão? 19 E falaram do Deus de Jerusalém como dos deuses dos povos da terra, que são obras das mãos dos homens. 2 Crônicas 32:15,19 15 Que é o Todo-Poderoso, para que nós o sirvamos? E que nos aproveitará, se lhe fizermos orações? Jó 21:15 4 Por causa do seu orgulho, o ímpio não o busca; todos os seus pensamentos são: Não há Deus. Salmos 10:4 4 os que dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; os nossos lábios a nós nos pertecem; quem sobre nós é senhor? Salmos 12:4 1 Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Os homens têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras; não há quem faça o bem. Salmos 14:1 12 Ora, os filhos de Eli eram homens ímpios; não conheciam ao Senhor. 1 Samuel 2:12 3 E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. João 16:3 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; Romanos 1:28 8 e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; 2 Tessalonicenses 1:8 19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser por uma forte mão. Êxodo 3:19 16 Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do Senhor, não te obedeceremos a ti; 17 mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, de queimarmos incenso à rainha do céu, e de lhe oferecermos libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; então tínhamos fartura de pão, e prosperávamos, e não vimos mal algum. Jeremias 44:16,17 14 Qual é, de todos os deuses daquelas nações que meus pais destruíram, o que pôde livrar o seu povo da minha mão, para que o vosso Deus vos possa livrar da minha mão? 2 Crônicas 32:14
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Cristo Triunfante, Pág. 115

Patriarcas e Profetas, Pág. 257

O Grande Conflito, Pág. 269

Patriarcas e Profetas, Pág. 333

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 51

Vidas Que Falam, Pág. 85

Vidas Que Falam, Pág. 86