Comentário Bíblico
Adventista
Sequíssimos - (cba)
Ezequiel 37:2
Isso indica que fazia muito tempo que já não tinham vida e enfatiza a impossibilidade de que revivessem.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O que o poder do homem pode fazer?
Ezequiel 37:1-10
Certa vez, o profeta Ezequiel teve uma visão no meio de um grande vale. Diante dele havia uma cena lúgubre. Em toda a sua extensão o vale estava coberto com os ossos dos mortos. A pergunta foi feita: “Filho do homem, esses ossos podem viver?” O profeta respondeu: “Ó Senhor Deus, tu sabes”. O que a força e o poder do homem poderiam realizar com esses ossos mortos? O profeta não podia ver nenhuma esperança de vida sendo comunicada a eles. Mas quando ele olhou, o poder de Deus começou a operar. Os ossos dispersos foram abalados e começaram a se juntar, “osso com osso”, e foram ligados por tendões. Eles estavam cobertos de carne, e quando o Senhor soprou sobre os corpos assim formados, “entrou neles o fôlego, e eles viveram, e se puseram em pé, um grande exército” (Manuscrito 85, 1903 ).
Uma Visão do Nosso Trabalho
Ezequiel 37:1-10
As almas daqueles a quem desejamos salvar são como a representação que Ezequiel viu em visão – um vale de ossos secos. Eles estão mortos em delitos e pecados, mas Deus quer que tratemos com eles como se estivessem vivos. Foi-nos feita a pergunta: “Filho do homem, podem estes ossos viver?” nossa resposta seria apenas a confissão de ignorância: “Ó Senhor, Tu sabes”. Ao que parece, não há nada que nos leve a esperar por sua restauração. No entanto, a palavra da profecia deve ser falada mesmo para aqueles que são como os ossos secos no vale. De modo algum devemos ser dissuadidos de cumprir nossa comissão pela indiferença, pelo embotamento, pela falta de percepção espiritual daqueles sobre quem a Palavra de Deus é exercida.
Embora pareçam relutantes em ouvir ou receber a luz da verdade, sem questionar ou vacilar devemos fazer nossa parte. Devemos repetir-lhes a mensagem. “Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.”
Não é o agente humano que deve inspirar vida. O Senhor Deus de Israel fará essa parte, vivificando a natureza espiritual sem vida em atividade. O sopro do Senhor dos Exércitos deve entrar nos corpos sem vida. No julgamento, quando todos os segredos forem revelados, saber-se-á que a voz de Deus falou por meio do instrumento humano, e despertou a consciência entorpecida, e agitou as faculdades sem vida, e induziu os pecadores ao arrependimento e contrição, e ao abandono dos pecados. . Será então visto claramente que através do instrumento humano a fé em Jesus Cristo foi comunicada à alma, e vida espiritual do céu foi soprada sobre aquele que estava morto em delitos e pecados, e ele foi vivificado com vida espiritual.
Mas esse símile dos ossos secos não se aplica apenas ao mundo, mas também àqueles que foram abençoados com grande luz; pois eles também são como os esqueletos do vale. Eles têm a forma de homens, a estrutura do corpo; mas eles não têm vida espiritual. Mas a parábola não deixa os ossos secos meramente entrelaçados nas formas dos homens; pois não é suficiente que haja simetria de membros e feições. O sopro da vida deve vivificar os corpos, para que possam ficar de pé e entrar em atividade. Esses ossos representamcasa de Israel, a igreja de Deus, e a esperança da igreja é a influência vivificante do Espírito Santo. O Senhor deve soprar sobre os ossos secos, para que vivam.
O Espírito de Deus, com seu poder vivificador, deve estar em todo instrumento humano, para que todo músculo e tendão espiritual esteja em exercício. Sem o Espírito Santo, sem o sopro de Deus, há torpor de consciência, perda de vida espiritual. Muitos que estão sem vida espiritual têm seus nomes nos registros da igreja, mas não estão escritos no livro da vida do Cordeiro. Eles podem estar unidos à igreja, mas não estão unidos ao Senhor. Eles podem ser diligentes no desempenho de um certo conjunto de deveres e podem ser considerados homens vivos; mas muitos estão entre aqueles que têm “um nome de que vives e estás morto”.
A menos que haja uma conversão genuína da alma a Deus; a menos que o sopro vital de Deus vivifique a alma para a vida espiritual; a menos que os professos da verdade sejam atuados por princípios nascidos do céu, eles não são nascidos da semente incorruptível que vive e permanece para sempre. A menos que confiem na justiça de Cristo como sua única segurança; a menos que copiem Seu caráter, trabalhem em Seu espírito, estão nus, não têm o manto de Sua justiça. Os mortos muitas vezes passam por vivos; pois aqueles que estão desenvolvendo o que chamam de salvação segundo suas próprias idéias, não têm Deus operando neles o querer e o realizar de Sua boa vontade.
Esta classe é bem representada pelo vale de ossos secos que Ezequiel viu em visão ( The Review and Herald, 17 de janeiro de 1893 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 37:1-14
Nenhum poder criado pode restaurar ossos humanos e dar-lhes vida. Só Deus pode fazê-los viver, os ossos foram cobertos por pele e carne e foi ordenado que o vento soprasse sobre os corpos; e estes receberam vida novamente, o vento é a figura do Espírito de Deus e representa o seu poder vivificante. A visão serviria para alentar os judeus que desfaleciam; para anunciar a restauração deles depois do cativeiro, e a recuperação de sua dispersão, que era então tão prolongada. Também fazia uma clara alusão à ressurreição dos mortos; e representa o poder e a graça de Deus na conversão a Ele dos pecadores mais desesperançados.
Olhemos para aquEle que ao final abrirá as nossas sepulturas e nos tirará dela para juízo, para que nos livre do pecado, coloque em nós o seu Espírito, e nos guarde para a salvação por seu poder por meio da fé.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 30 Porventura não estão eles além do Jordão, atrás do caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na Arabá defronte de Gilgal, junto aos carvalhos de Moré? Deuteronômio 11:30 11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados. Ezequiel 37:11 7 Como quando alguém lavra e sulca a terra, são os nossos ossos espalhados à boca do Seol. Salmos 141:7