Comentário Bíblico
Adventista
Viveu Tera setenta anos - (cba)
Gênesis 11:26
Este texto parece indicar que Abraão, Naor e Harã eram trigêmeos, nascidos quando seu pai Tera tinha 70 anos. No entanto, esse não é o caso, pois: (1) Tera morreu em Harã com a idade de 205 anos (Gênesis 11:32). (2) Abraão partiu para Canaã com a idade de 75 anos (Gênesis 12:4). (3) O chamado para Abraão sair de Harã se deu após a morte de seu pai, como é declarado em Atos 7:4.
- 32 Foram os dias de Tera duzentos e cinco anos; e morreu Tera em Harã. Gênesis 11:32 4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Gênesis 12:4 4 Então saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. Dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais. Atos 7:4
Assim, Abraão não podia ter mais de 75 anos por ocasião da morte de seu pai, e Tera tinha pelo menos 130 anos quando Abraão nasceu. Portanto, Gênesis 11:26 indica que Tera começou a gerar filhos quando tinha 70 anos. Sendo o mais jovem dos três filhos, Abraão é mencionado primeiro por causa de sua importância como ancestral dos hebreus. Embora não seja certo qual dos outros dois filhos de Tera (Naor ou Harã) era o mais velho, o fato de Naor se casar com a filha de Harã (Gênesis 11:29) pode indicar que Harã era o mais velho (cf. com. de Gênesis 5:32).
- 26 Tera viveu setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor e a Harã. Gênesis 11:26 29 Abrão e Naor tomaram mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher do Naor era Milca, filha de Harã, que foi pai de Milca e de Iscá. Gênesis 11:29 32 E era Noé da idade de quinhentos anos; e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé. Gênesis 5:32
Abrão - (cba)
Gênesis 11:26
"Pai de elevação" ou "pai exaltado", apontando para sua honrada posição como ancestral do povo escolhido de Deus. Seu nome foi mais tarde mudado por Deus para Abraão (Gênesis 17:5). Esse nome aparece em registros egípcios como o de um governante amorreu de uma cidade palestina na mesma época em que Abraão viveu. Aparece também num documento cuneiforme contemporâneo, de Babilônia, mostrando que não era um nome incomum.
Naor - (cba)
Gênesis 11:26
Este filho de Tera recebeu o nome do avô.
Harã - (cba)
Gênesis 11:26
Nome sem significado no hebraico. É semelhante a Haran, a cidade onde Tera se estabeleceu. O nome da cidade, que está relacionado a uma raiz assíria que significa "estrada", pode indicar sua localização de ambos os lados de uma das principais rotas de comércio entre a Mesopotâmia e o Mediterrâneo.
Como ocorre com a cronologia antediluviana, o Pentateuco Samaritano e a LXX atribuem aos patriarcas que viveram desde o dilúvio até o nascimento de Abraão uma vida consideravelmente mais longa do que diz o texto hebraico e versões contemporâneas, baseadas neste (ver com. de Gênesis 5:32). Enquanto a ARA fala de 352 anos entre o dilúvio e o nascimento de Abraão, a LXX fala de 1132 ou 1232 anos (conforme a variante adotada).
Contudo, a inserção de Cainã entre Arfaxade e Salá, na LXX, talvez seja justificável. Nisso a LXX é confirmada por Lucas, que também alista Cainã nessa posição (Lucas 3:35,36). Apesar da aparente desarmonia entre Moisés (em 1 Crônicas 1:24), por um lado, e Lucas e a LXX, por outro, não há uma dificuldade real. As Escrituras contêm muitos e notáveis exemplos de omissão de nomes nas listas genealógicas. Ao traçar sua própria linhagem até Aarão, Esdras, por exemplo, omite pelo menos seis nomes (ver Esdras 7:1-5; 1 Crônicas 6:3-15).
- 35 Naor de Seruque, Seruque de Ragaú, Ragaú de Faleque, Faleque de Eber, Eber de Salá, 36 Salá de Cainã, Cainã de Arfaxade, Arfaxade de Sem, Sem de Noé, Noé de Lameque, Lucas 3:35,36 24 Sem, Arfaxade, Selá; 1 Crônicas 1:24 1 Ora, depois destas coisas, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, Esdras, filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias, 2 filho de Salum, filho de Zadoque, filho de Aitube, 3 filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Meraiote, 4 filho de Zeraías, filho de Uzi, filho de Buqui, 5 filho de Abisua, filho de Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sumo sacerdote - Esdras 7:1-5 3 Os filhos de Anrão: Arão, Moisés e Miriã; e os filhos de Arão: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. 4 Eleazar foi pai de Finéias, Finéias de Abisua, 5 Abisua de Buqui, Buqui de Uzi, 6 Uzi de Zeraías, Zeraías de Meraiote, 7 Meraiote de Amarias, Amarias de Aitube, 8 Aitube de Zadoque, Zadoque de Aimaaz, 9 Aimaaz de Azarias, Azarias de Joanã, 10 Joanã de Azarias, que exerceu o sacerdócio na casa que Salomão edificou em Jerusalém; 11 Azarias foi pai de Amarias, Amarias de Aitube, 12 Aitube de Zadoque, Zadoque de Salum, 13 Salum de Hilquias, Hilquias de Azarias, 14 Azarias de Seraías, Seraías de Jeozadaque; 15 e Jeozadaque foi levado cativo quando o Senhor levou em cativeiro Judá e Jerusalém por intermédio de Nabucodonozor. 1 Crônicas 6:3-15
Séculos depois, a genealogia de Jesus, em Mateus, omite quatro reis de Judá e possivelmente outros ancestrais do Senhor (ver com. de Mateus 1:8,17). Portanto, a possível omissão, por parte de Moisés, do nome de Cainã na lista de Gênesis 11:10-26, não deve ser considerada uma incorreção, mas um exemplo de uma prática comum entre os escritores hebreus
- 8 a Asafe nasceu Josafá; a Josafá nasceu Jorão; a Jorão nasceu Ozias; 17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para Babilônia até o Cristo, catorze gerações. Mateus 1:8,17 10 Estas são as gerações de Sem. Tinha ele cem anos, quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio. 11 E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos; e gerou filhos e filhas. 12 Arfaxade viveu trinta e cinco anos, e gerou a Selá. 13 Viveu Arfaxade, depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas. 14 Selá viveu trinta anos, e gerou a Eber. 15 Viveu Selá, depois que gerou a Eber, quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas. 16 Eber viveu trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue. 17 Viveu Eber, depois que gerou a Pelegue, quatrocentos e trinta anos; e gerou filhos e filhas. 18 Pelegue viveu trinta anos, e gerou a Reú. 19 Viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, duzentos e nove anos; e gerou filhos e filhas. 20 Reú viveu trinta e dois anos, e gerou a Serugue. 21 Viveu Reú, depois que gerou a Serugue, duzentos e sete anos; e gerou filhos e filhas. 22 Serugue viveu trinta anos, e gerou a Naor. 23 Viveu Serugue, depois que gerou a Naor, duzentos anos; e gerou filhos e filhas. 24 Naor viveu vinte e nove anos, e gerou a Tera. 25 Viveu Naor, depois que gerou a Tera, cento e dezenove anos; e gerou filhos e filhas. 26 Tera viveu setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor e a Harã. Gênesis 11:10-26
Seja como for, a lista dada por Moisés deve ser considerada no mínimo razoavel mente completa. Ellen White menciona (PP, 125) uma "linha ininterrupta" de homens justos - de Adão a Sem - que transmitiram o conhecimento de Deus herdado por Abraão. Alguns consideram que isso implica o fato de Abraão ter sido instruído pessoalmente por Sem. Se for assim, então, Abraão teria nascido alguns anos antes da morte de Sem, que é datada de 500 anos depois do dilúvio.
Essa conclusão, baseada na citação anterior, infere que o texto confirma a cronologia hebraica do período, em oposição tanto à cronologia samaritana como à da LXX. Subentende ainda que ela torna impossível qualquer número considerável de omissões da lista genealógica de Moisés. Até que haja informações mais definidas, deve-se considerar a cronologia dos acontecimentos anteriores ao nascimento de Abraão como sendo aproximada. A partir da chegada do patriarca Abraão, há um fundamento mais sólido sobre o qual se pode construir uma cronologia.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 11:1-32
A narrativa da torre de Babel é regida por dois movimentos opostos: a intenção da humanidade de alcançar o céu (Gênesis 11:4) e a descida de Deus para confundir a lingua do povo.
Nota
Gênesis 11:10-32
A genealogia dos descendentes de Sem marca uma mudança importante em Gênesis: de uma história com perspectiva universal, o texto passa para a história de um homem e de sua família. A genealogia foi o meio empregado para marcar essa alteração.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 11:10-26
Aqui está uma genealogia, ou uma lista de nomes, que termina em Abraão, o amigo de Deus, e que assim conduz a Cristo, que é a Semente prometida, e, por isso, filho deste patriarca. Nada mais está registrado além de seus nomes e idades; parece que o Espírito Santo apressou-se a passar deles para a história de Abraão. Quão pouco sabemos sobre a história dos que passaram antes de nós por este mundo, mesmo sobre os que viveram nos mesmos lugares em que hoje habitamos, e igualmente daqueles que vivem em lugares distantes! Temos muito a fazer para dirigir a nossa própria obra. Quando a terra começou a ser povoada, a vida dos homens começou a ser abreviada; esta foi mais uma sábia disposição da providência divina.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram. Gênesis 12:4,5 20 Depois destas coisas anunciaram a Abraão, dizendo: Eis que também Milca tem dado à luz filhos a Naor, teu irmão: 21 Uz o seu primogênito, e Buz seu irmão, e Quemuel, pai de Arão, 22 e Quesede, Hazo, Pildas, Jidlafe e Betuel. 23 E Betuel gerou a Rebeca. Esses oito deu à luz Milca a Naor, irmão de Abraão. 24 E a sua concubina, que se chamava Reumá, também deu à luz a Teba, Gaão, Taás e Maacá. Gênesis 22:20-24 4 Perguntou-lhes Jacó: Meus irmãos, donde sois? Responderam eles: Somos de Harã. 5 Perguntou-lhes mais: Conheceis a Labão, filho de Naor; Responderam: Conhecemos. Gênesis 29:4,5 2 Disse então Josué a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do Rio habitaram antigamente vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor; e serviram a outros deuses. Josué 24:2 26 Serugue, Naor, Tera; 27 Abrão, que é Abraão. 1 Crônicas 1:26,27