Comentário Bíblico
Adventista
Da casa de sua mãe - (cba)
Gênesis 24:28
Várias explicações têm sido dadas para o fato de Rebeca ter ido para a "casa de sua mãe" e não para a de seu pai: (1) Sua mãe era a cabeça da família. Isso não pode ser correto porque os homens da família decidiram o assunto (Gênesis 24:31; Gênesis 24:50-59). (2) O pai dela, Betuel, já havia morrido, e a pessoa com esse nome em Gênesis 24:50 era um irmão mais novo. (3) Em muitos países orientais as mulheres têm residências separadas, e Rebeca naturalmente foi ali primeiro para contar sua experiência. (4) A expressão "casa de sua mãe" na verdade significa "casa de sua avó", segundo um costume semita comum pelo qual uma avó pode ser chamada de mãe. Uma vez que a avó de Rebeca, Milca, é mencionada repetidamente (Gênesis 24:15,24,47), enquanto que a mãe não é mencionada nem uma vez, é possível que a última já tivesse morrido. Assim, talvez Rebeca residisse com a avó Milca, que, sendo viúva, tinha uma residência separada. A terceira sugestão parece ser a melhor explicação.
- 31 E disse: Entra, bendito do Senhor; por que estás aqui fora? pois eu já preparei a casa, e lugar para os camelos. Gênesis 24:31 50 Então responderam Labão e Betuel: Do Senhor procede este negócio; nós não podemos falar-te mal ou bem. 51 Eis que Rebeca está diante de ti, toma-a e vai-te; seja ela a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o Senhor. 52 Quando o servo de Abraão ouviu as palavras deles, prostrou-se em terra diante do Senhor: 53 e tirou o servo jóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e a sua mãe. 54 Então comeram e beberam, ele e os homens que com ele estavam, e passaram a noite. Quando se levantaram de manhã, disse o servo: Deixai-me ir a meu senhor. 55 Disseram o irmão e a mãe da donzela: Fique ela conosco alguns dias, pelo menos dez dias; e depois irá. 56 Ele, porém, lhes respondeu: Não me detenhas, visto que o Senhor me tem prosperado o caminho; deixai-me partir, para que eu volte a meu senhor. 57 Disseram-lhe: chamaremos a donzela, e perguntaremos a ela mesma. 58 Chamaram, pois, a Rebeca, e lhe perguntaram: Irás tu com este homem; Respondeu ela: Irei. 59 Então despediram a Rebeca, sua irmã, e à sua ama e ao servo de Abraão e a seus homens; Gênesis 24:50-59 50 Então responderam Labão e Betuel: Do Senhor procede este negócio; nós não podemos falar-te mal ou bem. Gênesis 24:50 15 Antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o ombro. 24 Ela lhe respondeu: Eu sou filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu a Naor. 47 Então lhe perguntei: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que Milca lhe deu. Então eu lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras sobre as mãos; Gênesis 24:15,24,47
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 24:23-28
Deus enviou uma mulher que, além de bondosa, hospitaleira e bonita, também era membro da familia de Abraão. Betuel era primo de Isaque.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 24:10-28
O servo de Abraão conhecia a Deus devotamente. Nós estamos autorizados a encarregar os nossos cuidados à divina providência, de modo detalhado.
Ele propõe um sinal, não porque tivesse receio de seguir mais adiante se não fosse próspero nesta tarefa; porém, ainda mais como uma oração para que Deus providenciasse uma boa esposa para o seu jovem amo; e esta foi uma boa oração. Ela deveria ser simples, trabalhadora, humilde, alegre, serviçal e hospitaleira. Não importa qual seja a "moda" do momento, o bom senso e a piedade nos indicam que estas são as qualidades apropriadas para uma esposa e mãe, pois é ela a pessoa que será a companheira de seu marido, a administradora dos assuntos domésticos, e a encarregada da formação da mente de seus filhos. Quando o mordomo foi buscar uma esposa para o seu amo, não foi a lugares de diversão e prazer pecaminoso orando para encontrar uma esposa ali, mas foi ao poço de água, na esperança de encontrar ali uma mulher que estivesse ocupada.
O servo orou pedindo que Deus fizesse com que o seu caminho fosse claro e plano neste assunto. Os nossos tempos estão nas mãos de Deus; não somente os próprios sucessos como também o tempo de sua realização. Devemos ter o cuidado de não sermos excessivamente audaciosos, insistindo naquilo que Deus deve fazer, para que não aconteça que as realizações enfraqueçam a nossa fé, ao invés de fortalecê-la. Porém, Deus ouviu a sua oração, e aplanou o caminho. Em todos os aspectos, Rebeca correspondia às características que ele buscava na mulher que se tornaria a esposa de seu amo. Quando chegou ao poço, ela se agachou, encheu o seu cântaro, e dispôs-se a ir para a sua casa. Não se deteve, a fim de olhar para o forasteiro e os seus camelos, mas ocupou-se em seus assuntos, e não foi apartada deles senão por uma oportunidade de fazer o bem.
Não se pôs a conversar com ele por curiosidade ou por estar confiada, mas respondeu-lhe com modéstia. satisfeito pelo Senhor ter ouvido a sua oração, presenteou a donzela com adornos que são usados nos países orientais; ao mesmo tempo, perguntou-lhe por sua família. Ao saber que era parente de seu amo, inclinou a cabeça e adorou, bendizendo a Deus. As suas palavras foram dirigidas ao Senhor; porém, ditas ao alcance dos ouvidos de Rebeca, que pôde dar-se conta de quem era ele e de onde vinha.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 48 e, inclinando-me, adorei e bendisse ao Senhor, Deus do meu senhor Abraão, que me havia conduzido pelo caminho direito para tomar para seu filho a filha do irmão do meu senhor. 55 Disseram o irmão e a mãe da donzela: Fique ela conosco alguns dias, pelo menos dez dias; e depois irá. 67 Isaque, pois, trouxe Rebeca para a tenda de Sara, sua mãe; tomou-a e ela lhe foi por mulher; e ele a amou. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe. Gênesis 24:48,55,67 33 Entrou, pois, Labão na tenda de Jacó, na tenda de Léia e na tenda das duas servas, e não os achou; e, saindo da tenda de Léia, entrou na tenda de Raquel. Gênesis 31:33 12 E Jacó anunciou a Raquel que ele era irmão de seu pai, e que era filho de Rebeca. Raquel, pois foi correndo para anunciá-lo a, seu pai. Gênesis 29:12