Comentário Bíblico
Adventista
O nervo do quadril - (cba)
Gênesis 32:32
O significado da palavra heb. é desconhecido. A tradução da KJV e da ARC ("nervo encolhido") se baseia na palavra enarhesen, usada pela LXX, que significa "tornou-se fraco", "tornou-se entorpecido" ou "foi deslocado". A palavra deve ser traduzida como "quadril", e a frase diria "o nervo do quadril". Os judeus ortodoxos se abstêm de comer essa porção de qualquer animal usado como alimento, mas não se sabe como essa parte da anatomia de Jacó veio a ser identificada como o "nervo" que "se contraiu". Embora ela não seja mencionada em outra parte do AT, o Talmude judaico definitivamente considera esse costume como uma lei cuja violação deve ser punida com açoites (Tratado Chulin, Mishnah, 7). Os judeus nos tempos antigos não distinguiam de maneira clara o que a palavra "nervo" significava exatamente, mas hoje se entende que ela se aplica ao tendão interior e ao nervo do quadril dos animais abatidos para servir de alimento.
A narrativa de Gênesis 32:24-32 contém três pontos de interesse especial para todo judeu. Ela explica por que ele é chamado um israelita e liga seu nome a um distante ancestral que lutou com Deus para poder obter esse nome. Ela aponta com interesse para uma aldeia que de outra forma seria insignificante: Peniel, onde o evento ocorreu. E, finalmente, ela explica a origem do costume de não comer o nervo mencionado e de considerá-lo com respeito.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 32:1-32
Este é um capitulo decisivo na biografia de Jacó. Ao lutar com o anjo de Deus, Jacó finalmente chegou a um fim. Cheio de ansiedade ante a perspectiva de se encontrar com Esaú, recebeu encorajamento especial da parte de Deus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 32:24-32
Muito antes do romper da alva, estando a sós, Jacó externou plenamente os seus temores quando orou a Deus. Enquanto estava ocupado deste modo, alguém semelhante a um homem lutou com ele. Quando o Espírito santo nos ajuda em nossas fraquezas, e quase não encontramos palavras para expressar os nossos desejos mais amplos e fervorosos, mas queremos dizer mais do que o que somos capazes de expressar, então a oração luta, sem dúvida, com Deus. Por mais que estejamos atribulados ou pesarosos no coração, prevaleceremos e, ao prevalecermos com Ele em oração, prevaleceremos contra todos os inimigos que lutam contra nós. Nada requer mais vigor e esforço incessante do que lutar. Este é um emblema do verdadeiro espírito de fé e oração. Jacó manteve o seu propósito; ainda que a luta tenha se prolongado por um longo espaço de tempo, isto não abalou a sua fé nem silenciou a sua oração. Ele teria uma bênção; e preferiria que todos os seus ossos fossem deslocados a ter de partir sem uma bênção. Os que desejam ter a bênção de Cristo devem decidir-se a não aceitar uma resposta negativa. A oração fervorosa é a oração eficaz.
O Anjo colocou em Jacó uma marca de honra perdurável, mudando o seu nome. Jacó significa usurpador. De agora em diante será famoso não por sua astúcia ou hábil manipulação, mas por seu verdadeiro valor. "Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel", príncipe de Deus. Um nome maior do que o nome dos grandes homens da terra. sem dúvida alguma, ele é um príncipe, isto é, um príncipe de Deus, pois os que são poderosos em oração são verdadeiramente dignos de honra. Ao receberem poder de Deus, terão poder com os homens. Jacó prevaleceu e obteve o favor de Esaú.
Jacó dá um novo nome a este lugar. Chama-o de Peniel, o rosto de Deus, porque neste lugar tinha visto aparecer o rosto de Deus, e alcançou o seu favor. Aqueles a quem Deus honra devem admirar a sua graça para com eles. O Anjo que lutou com Jacó era a segunda pessoa da Trindade que, posteriormente, foi Deus manifestado na carne e que, em sua natureza humana, é chamado de Emanuel (Oséias 7:4,5).
Jacó foi ferido em seu músculo. Este lato poderia servir-lhe para evitar que se sentisse superior, pela abundância das revelações. O sol brilhou para Jacó; existe um lindo amanhecer para a alma que busca a comunhão com Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |