Comentário Bíblico
Adventista
Sob uma única condição permitiremos - (cba)
Gênesis 34:15
É claro que a rejeição da proposta de Hamor estava correta, mas é igualmente indiscutível que o procedimento foi errado. Ao maquinarem um assassinato sob o manto protetor de escrúpulos religiosos, os filhos de Jacó se tornaram culpados de hipocrisia e crueldade. A hipocrisia consistiu em professar aceitar a proposta de Hamor quando não tinham intenção alguma de fazê-lo, e isso sob a condição de que os siquemitas aceitassem o selo da sagrada aliança de Deus. Eles sabiam que, se os siquemitas se submetessem à circuncisão, o fariam como mera formalidade. E, finalmente, a proposta deles foi planejada num espírito de vingança cruel.
Posteriormente, a submissão ao rito da circuncisão por parte de um não judeu passou a ser considerada como um indicativo da aceitação da fé judaica e da inclusão no vínculo da aliança, isto é, o rito convertia legalmente um gentio num judeu (ver Atos 15:5; Gálatas 6:12). Se a aceitação do sinal da aliança por parte dos siquemitas tivesse significado a conversão ao Deus verdadeiro, então todas as objeções à troca de casamentos teriam sem dúvida desaparecido.
- 5 Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés. Atos 15:5 12 Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Gálatas 6:12
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 34:1-31
O estupro de Diná e o massacre subsequente da po pulação masculina de Siquém pelos filhos de Jacó destacam os conflitos profundos que envolvem as tenses entre povos nativos e não nativos, as diferenças religiosas e o importante valor da hora familiar.
Nota
Gênesis 34:14-17
O sinal da aliança fazia parte dos planos enganosos dos filhos de Jacó.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 34:1-19
As pessoas jovens, especialmente as mulheres, nunca estão tão a salvo e tão bem como quando estão sob o cuidado de pais piedosos. A sua própria ignorância, os afagos e artifícios mal intencionados do povo ímpio, que sempre lhes está colocando ardis, expõem-nas a um grande perigo. Elas se tornam os seus próprios inimigos se desejarem viajar para outros países, especialmente sozinhas, entre os que são estranhos à verdadeira fé. Os pais que não impedem que os seus filhos se exponham desnecessariamente ao perigo estão muito equivocados. Crianças malcriadas, como Diná, vez por outra tornam-se dores e vergonha para a sua família. A desculpa dela foi que a sua intenção era ver as filhas daquele lugar, ver como se vestiam e como dançavam, e o que estava em moda entre elas; porém, isto não era tudo, pois teve também a intenção de ser vista. Foi fazer amizade com as cananéias, e aprender os seus costumes. Observe o que aconteceu com o vaguear de Diná. O começo do pecado é como deixar a água escapar. O que há de tão importante se um pequeno fogo for aceso? Devemos evitar cuidadosamente todas as ocasiões de pecar, bem como as aproximações ao pecado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |