Comentário Bíblico
Adventista
Criança para viver poucos dias - (cba)
Isaías 65:20
Isto é, uma criança que morre em idade tenra. Muitos comentaristas ficam perplexos com este versículo, visto que pressupõe a continuidade da morte e do pecado num tempo em que já deveriam ter sido banidos. O que é mais impressionante na descrição é que a morte e o pecado são representados como ainda existentes. A resposta para esse problema já foi dada (ver com. de Isaías 65:17). Isaías descreve os novos céus e a nova Terra com base em como isso se daria caso a nação de Israel tivesse cumprido o propósito divino.
A ressurreição e a imortalidade teriam sido precedidas por um período no qual a observância das leis de Deus e a cooperação com o programa divino teriam eliminado em grande parte a enfermidade e morte prematuras. É essa característica que Isaías enfatiza neste versículo. A linguagem é poética, mas o significado geral parece claro. A primeira observação é com respeito à mortalidade infantil. Crianças não morreriam.
Nem velho que não cumpra os seus - (cba)
Isaías 65:20
Isto é, não haveria mortes prematuras. Nenhum ancião morreria até que tivesse vivido seu período designado.
Jovem - (cba)
Isaías 65:20
Do heb. na'ar. A declaração que diz respeito aos jovens é paralela à que fala dos outros grupos. Os jovens também não morreriam até terem cumprido seu período de vida. Aqui se estabelece o período de 100 anos. Não se sabe por que se escolheu esse número. Sem dúvida se trata de um número redondo, que, na época de Isaías, representava uma cifra bem acima da expectativa média de vida. De acordo com o Salmos 90:10, cujo autor acredita-se ser Moisés, a expectativa de vida do ser humano era de 70 anos. Poucos chegavam aos 80. Entre os reis de Judá, de Roboão a Jeoaquim, cujos anos de vida podem ser calculados aproximadamente, encontra-se uma média de 47 anos. Portanto, para os contemporâneos de Isaías, 100 anos estaria bem acima da idade que esperavam alcançar.
Essas promessas feitas a Israel, com a condição de que cooperassem com o programa divino, podem ser comparadas às promessas do êxodo. Nessa época, o Senhor prometeu acabar com toda enfermidade (Deuteronômio 7:15). Visto que não cumpriram as condições, as promessas também não. "Entre as suas tribos não havia um só inválido" (Salmos 105:37; ver também PJ, 288). As mesmas promessas de longevidade e imunidade de doenças eram mais uma vez oferecidas a Israel, e sob as mesmas condições.
- 15 E o Senhor desviará de ti toda enfermidade; não porá sobre ti nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem conheces; no entanto as porás sobre todos os que te odiarem. Deuteronômio 7:15 37 E fez sair os israelitas com prata e ouro, e entre as suas tribos não havia quem tropeçasse. Salmos 105:37
As condições descritas aqui: um Israel espiritualmente reavivado finalmente trabalhando em harmonia com o plano divino e uma Palestina mais uma vez produtiva (Isaías 65:9,10), teriam precedido a erradicação final do pecado e dos pecadores, a ressurreição e a subsequente imortalidade para os justos. Isaías descreve os passos que conduzem a esses eventos finais como teriam sido cumpridos pela nação de Israel.
Com o fracasso de Israel e a consequente atribuição dessas promessas ao Israel da nova aliança (PR, 713, 714), alguns detalhes serão alterados, mas o clímax final - os novos céus e a nova Terra, onde habitará a justiça - ainda é a esperança bendita dos santos hoje (2 Pedro 3:13; Apocalipse 21:1,2). A igreja tem orado há séculos por isso (Mateus 6:10).
- 13 Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça. 2 Pedro 3:13 1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. 2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. Apocalipse 21:1,2 10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Mateus 6:10
Alguns entendem que o significado da frase "morrer aos cem anos é morrer ainda jovem" é que, aos 100 anos, a pessoa ainda seria considerada jovem. Eles entendem que a comparação deve se feita com as condições deste mundo antes do dilúvio: "Antes do dilúvio, os homens viviam centenas de anos, e uma pessoa de cem anos era considera ainda jovem" (SG4, 156). Porém, seria estranho que se empregasse o verbo "morrer" (do heb. muth) para descrever a transição de juventude para a idade adulta. Visto que a passagem pode ser compreendida sem dificuldades conferindo-se a muth seu sentido normal, parece melhor evitar uma interpretação complicada e incerta da palavra.
Amaldiçoado - (cba)
Isaías 65:20
Em contraste com as bênçãos que os justos desfrutariam, o pecador, mesmo se chegasse aos cem anos, seria amaldiçoado.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 65:17-25
Na graça e no consolo que os crentes em Cristo possuem, e que provêm dEle, devemos buscar o novo céu e a nova terra. A confusão, os pecados e as misérias anteriores da raça humana não serão mais lembradas nem renovadas. o feliz estado da Igreja, já próximo, é descrito de diversas maneiras figurativas. Aquele que viver somente até os cem anos será considerado como alguém que morre em sua juventude. Este ato sozinho é capaz de determinar o seu significado; porém, é claro que se o cristianismo fosse universal, a violência e a maldade teriam fim, o que faria com que a vida fosse prolongada.
Naqueles dias felizes todo o povo de Deus gozará do fruto do seu trabalho. Então, nem mesmo as crianças serão motivo de preocupação para os seus pais, nem estes sofrerão transtornos. A má disposição dos pecadores será totalmente mortificada, e todos viverão em harmonia. Assim, a Igreja na terra será cheia de felicidade.
Esta profecia assegura aos servos de Cristo que se aproxima o dia em que serão abençoados com o gozo contínuo, necessário à sua felicidade. Como colaboradores de Deus, atendamos suas ordenanças e mandamentos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 40 E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que eu te ordeno hoje, para que te vá bem a ti, e a teus filhos depois de ti, e para que prolongues os dias na terra que o Senhor teu Deus te dá, para todo o sempre. Deuteronômio 4:40 26 Em boa velhice irás à sepultura, como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo. Jó 5:26 12 Quem é o homem que deseja a vida, e quer longos dias para ver o bem? Salmos 34:12 11 Ai do ímpio! mal lhe irá; pois se lhe fará o que as suas mãos fizeram. Isaías 3:11 12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dele; Eclesiastes 8:12 5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras; 7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; 8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade; 9 tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego; Romanos 2:5-9 12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dele; 13 ao ímpio, porém, não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus. Eclesiastes 8:12,13 14 Mas o Senhor dos exércitos revelou-se aos meus ouvidos, dizendo: Certamente esta maldade não se vos perdoará até que morrais, diz o Senhor Deus dos exércitos. Isaías 22:14