Comentário Bíblico
Adventista
Bocado (ARC) - (cba)
João 13:26
Do gr. psõmion, “um pedaço”, “um bocado”, talvez de pão, embora alguns sugiram que aqui possa se referir a ervas amargas, uma porção das quais, segundo o ritual da Páscoa, devia ser mergulhada no molho doce, ou charoseth (ver com. de Mateus 26:21,23).
Filho de Simão - (cba)
João 13:26
Ver com. de João 6:71.
Iscariotes - (cba)
João 13:26
Ver com. de Marcos 3:19.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 13:18-30
O nosso Senhor havia falado, em outras ocasiões a respeito de seus sofrimentos e de sua morte, sem esta turbação de espírito que agora expressa quando se refere a Judas. Os pecados dos cristãos são motivo de tristeza para Cristo.
Não temos que limitar a nossa atenção a Judas. A profecia que fala de sua traição pode ser aplicada a todos aqueles que participam das misericórdias de Deus, e recebem-nas com ingratidão. observemos o infiel que somente olha para as Escrituras com o desejo de retirar a autoridade destas e destruir a influência que possuem; o hipócrita professa crer nas Escrituras, mas não governa a sua vida pelo que elas dizem. Observemos ainda o apóstata que afasta-se de Cristo por ninharias. Assim, pois, a humanidade que é sustentada pela providência de Deus, ao invés de comer pão juntamente com Ele, levanta contra Ele o seu calcanhar! Judas saiu como alguém que estava cansado de Jesus e de seus apóstolos. Aqueles cujas obras são más amam mais as trevas do que a luz.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 30 Então ele, tendo recebido o bocado saiu logo. E era noite. João 13:30 23 Respondeu ele: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá. Mateus 26:23 19 Ao que eles começaram a entristecer-se e a perguntar-lhe um após outro: Porventura sou eu? 20 Respondeu-lhes: É um dos doze, que mete comigo a mão no prato. Marcos 14:19,20 21 Mas eis que a mão do que me trai está comigo à mesa. Lucas 22:21 70 Respondeu-lhes Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? Contudo um de vós é o diabo. 71 Referia-se a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era ele o que o havia de entregar, sendo um dos doze. João 6:70,71 4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse: 5 Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? 6 Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava. João 12:4-6