Comentário Bíblico
Adventista
Lancemos sortes - (cba)
Jonas 1:7
Os marinheiros sentiram que alguém havia provocado a ira dos deuses. O Sen hor controlou o método a fim de determinar quem era o culpado, de modo que "a sorte caiu sobre Jonas" (sobre o método de se lançar sortes, ver com. de Ezequiel 21:21).
Nota Adicional a Jonas 1 - (cba)
Jonas 1:1-17
Nínive era uma das mais antigas cidades da Assíria, a Ninua assíria. De acordo com o registro bíblico, seu fundador foi Ninrode (ver com. de Gênesis 10:11). Evidências arqueológicas também atestam sua antiguidade. Várias vezes, em sua história de muitos séculos, Nínive serviu como capital do reino assírio, que alcançou sua maior importância durante o período do império, a partir do 9° para o 7° século a.C., especialmente durante o reinado de Senaqueribe, que a transformou na cidade mais gloriosa de seu tempo. A partir da descrição do layout geral e dos palácios da cidade, pode-se ter uma ideia da antiga metrópole. Desde 612 a.C., quando os babilônios e os medos destruíram Nínive completamente, a cidade permaneceu em ruínas. Mesmo a localização foi esquecida até ser redescoberta em meados do século 19.
Nínive ficava na margem oriental do rio Tigre, em frente à atual cidade de Mosul. Antigamente, o rio corria ao longo do muro ocidental da cidade e, assim, formou uma proteção adicional daquele lado. Desde então, o rio mudou seu curso, e corre cerca de 500 m a oeste de seu antigo leito.
Dois montes de ruínas dentro da área de Nínive cobrem os principais palácios e templos da antiga cidade. Um deles é Nebi Yunus, sob o qual o palácio de Esaradon está enterrado. O outro monte, Kuyunjih, contém as ruínas dos palácios de Senaqueribe e de Assurbanípal. Nebi Yunus tem sido pouco explorado pela arqueologia. Uma aldeia fica em cima desse sítio, bem como o túmulo tradicional do profeta Jonas, o que torna impossível ao arqueólogo trabalhar nesse monte. Kuyunjih, por outro lado, tem sido alvo de várias explorações . O trabalho nesse monte foi iniciado em 1840, por Paul Emile Botta. Peças dos palácios de Assurbanípal e Senaqueribe já foram descobertas. No palácio de Assurbanípal, Austen Henry Layard e Hormuzd Rassam encontraram uma biblioteca real com cerca de 20 mil tabletes, que é atualmente um dos principais tesouros do Museu Britânico. Estes textos revelaram muito sobre a história, a cultura e a religião dos povos antigos da Mesopotâmia.
A dimensão da antiga Nínive pode ser estabelecida com segurança porque os muros da cidade ainda são claramente visíveis, mesmo em seu estado arruinado. Sob a forma de elevações interrompidas por lacunas onde os portões se encaixavam, essas paredes podem ser vistas a uma grande distância. O perímetro chega a cerca de 12 km, e a área de 660 hectares dá ao mapa a aparência de um triângulo irregular e alongado.
Um prisma de argila octogonal descreve a atividade de construção de Senaqueribe, que ampliou a cidade, muito tempo depois de Jonas. Ali há o nome das 15 portas da cidade, das quais sete estavam nos muros sul e leste, três no muro norte, e cinco no muro ocidental. Durante suas escavações, Layard encontrou uma das portas do norte em bom estado de conservação, ladeada por touros colossais, que ele deixou em sua posição original. Visitantes ainda podem vê-la ali. Duas elevações na parede, cobrindo torres de vigia, atingem uma altura de 18 metros. O muro oriental, levemente inclinado, tem 5,1 km de extensão, 4,3 km a oeste, 1,9 km ao norte e 8,0 km ao sul. O muro, de acordo com a descrição de Senaqueribe, tinha 12m de largura e 18 de altura. Do lado les te, Nínive es tava protegida não apenas por seus muros, mas também por vários aterros paralelos, cujos restos ainda são visíveis.
Alguns estimam que a população da cidade murada era de 160 mil habitantes. Não se sabem quantas pessoas viviam fora dos muros. Alguns escritores interpretam a referência em Jonas 4:11, às 120 mil pessoas que não podiam discernir entre a mão direita e a esquerda, como aplicada apenas às crianças. Eles estimam a população total de Nínive de 600 mil a 2 milhões. Como uma população tão grande não poderia ter vivido dentro de Nínive, eles incluíram na Nínive de Jonas a "cidade de Sargão", hoje chamada de Khorsabad, 19,2 km ao norte de Nínive, e Calá, hoje Nimrud, ao sul de Nínive, na confluência dos rios Zab Maior e Tigre. No entanto, as cidades, embora pertencentes à Assíria, eram unidades separadas com seus muros de proteção e administrações próprias, e nunca são incluídas em Nínive em regi stros históricos antigos.
Consequentemente, alguns comentaristas acreditam que as 120 mil pessoas de Jonas 4:11 são apenas as crianças e que o escritor se refere só à própria Nínive. Assim, eles consideram o livro como fictício. À luz do tamanho real da cidade, Jonas 4:11 pode se referir, de fato, a pessoas que eram incapazes de distinguir entre o certo e o errado (ver com. de Jonas 4:11). Se 120 mil for concebido como uma aproximação do total da população da cidade propriamente dita, seria um número razoável, em comparação com a moderna Mosul, que é só um pouco maior e tem mais de duas vezes essa população.
A declaração feita em Jonas 3:3 de que "Nínive era uma cidade mui importante [ ... ] de três dias para percorrê-la" provavelmente significa que uma pessoa levaria três dias para cobrir todo o seu território, subindo e descendo ruas, a fim de alcançar a todas as pessoas que viviam dentro de seus muros.
Além disso, deve-se lembrar que, para um israelita da Palestina, Nínive era uma cidade que não se podia comparar em extensão a nenhuma outra cidade conhecida da Ásia Ocidental. Samaria, a capital do reino de Israel, cobria apenas 19 acres (7,7 hectares), e nenhuma outra cidade da Palestina era maior, exceto Jerusalém (ver Nota Adicional a Neemias 3). Para as pessoas provenientes desse país, Nínive, estimada em mais de 600 hectares, era "uma cidade muito grande".
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jonas 1:4-7
Deus envia um perseguidor após Jonas, um forte temporal. O pecado traz tormentas e temporais à alma, à família, às igrejas e às nações; o pecado inquieta e perturba. Tendo pedido socorro aos seus deuses, os marinheiros fizeram o que podiam para ajudarem-se. Ó, se os homens fossem assim sábios para com as suas almas, e estivessem dispostos a separar-se da riqueza, do prazer, e da honra que não podem conservar, sem que sofram um naufrágio na fé e na boa consciência, e arruínem para sempre as suas almas!
Jonas dormia profundamente. O pecado deixa a pessoa completamente tonta, e temos que considerar isto para que não suceda que, a qualquer momento, os nossos corações sejam endurecidos pelo engano que dele procede. O que é que os homens querem dizer, quando referem-se ao sono como a um pecado, quando a Palavra de Deus e as acusações de suas próprias consciências lhes advertem que se levantem e clamem ao Senhor, se quiserem escapar da miséria eterna? Não deveríamos nos advertir uns aos outros para que despertássemos, nos levantássemos e clamássemos ao Senhor nosso Deus, a fim de que Ele nos livre conforme a sua vontade?
Os mensageiros concluíram que a tormenta era um mensageiro da justiça divina enviado contra alguém que estava a bordo deste barco. Qualquer que seja o mal que venha contra a nossa vida, qualquer que seja o momento, existe uma causa para tal; e cada um de nós deve orar, dizendo: Senhor mostre-me em que contendes comigo.
A sorte caiu sobre Jonas, Deus tem muitas maneiras para trazer à luz os pecados e os pecadores ocultos, e tornar manifestas as atitudes néscias que se pensava estarem ocultas aos olhos de todos os viventes.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 No momento em que Gideão chegou, um homem estava contando ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eu tive um sonho; eis que um pão de cevada vinha rolando sobre o arraial dos midianitas e, chegando a uma tenda, bateu nela de sorte a fazê-la cair, e a virou de cima para baixo, e ela ficou estendida por terra. 14 Ao que respondeu o seu companheiro, dizendo: Isso não é outra coisa senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Na sua mão Deus entregou Midiã e todo este arraial. Juízes 7:13,14 6 um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te. 7 Assim o artífice animou ao ourives, e o que alisa com o martelo ao que bate na bigorna, dizendo da coisa soldada: Boa é. Então com pregos a segurou, para que não viesse a mover-se. Isaías 41:6,7 14 Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; a tribo que o Senhor tomar se chegará por famílias; a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem. 15 E aquele que for tomado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo quanto tiver, porquanto transgrediu o pacto do Senhor, e fez uma loucura em Israel. 16 Então Josué se levantou de madrugada, e fez chegar Israel segundo as suas tribos, e foi tomada por sorte a tribo de Judá; 17 fez chegar a tribo de Judá, e foi tomada a família dos zeraítas; fez chegar a familia dos zeraítas, homem por homem, e foi tomado Zabdi; 18 fez chegar a casa de Zabdi, homem por homem, e foi tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá. Josué 7:14-18 9 Mas isto é o que faremos a Gibeá: subiremos contra ela por sorte; 10 tomaremos, de todas as tribos de Israel, dez homens de cada cem, cem de cada mil, e mil de cada dez mil, para trazerem mantimento para o povo, a fim de que, vindo ele a Gibeá de Benjamim, lhe faça conforme toda a loucura que ela fez em Israel. Juízes 20:9,10 20 Tendo, pois, Samuel feito chegar todas as tribos de Israel, foi tomada por sorte a tribo de Benjamim. 21 E, quando fez chegar a tribo de Benjamim segundo as suas famílias, foi tomada a família de Matri, e dela foi tomado Saul, filho de Quis; e o procuraram, mas não foi encontrado. 1 Samuel 10:20,21 41 Falou, pois, Saul ao Senhor Deus de Israel: Mostra o que é justo. E Jônatas e Saul foram tomados por sorte, e o povo saiu livre. 42 Então disse Saul: Lançai a sorte entre mim e Jônatas, meu filho. E foi tomado Jônatas. 1 Samuel 14:41,42 7 No primeiro mês, que é o mês de nisã, no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte, perante Hamã, para cada dia e para mês, até o duodécimo, que é o mês de adar. Ester 3:7 18 Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes. Salmos 22:18 33 A sorte se lança no regaço; mas do Senhor procede toda a disposição dela. Provérbios 16:33 35 Então, depois de o crucificarem, repartiram as vestes dele, lançando sortes, [para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica deitaram sortes.] Mateus 27:35 23 E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. 24 E orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces os corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido 25 para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar. 26 Então deitaram sortes a respeito deles e caiu a sorte sobre Matias, e por voto comum foi ele contado com os onze apóstolos. Atos 1:23-26 19 e, havendo destruído as sete nações na terra de Canaã, deu- lhes o território delas por herança durante cerca de quatrocentos e cinquenta anos. Atos 13:19 10 Respondeu o Senhor a Josué: Levanta-te! por que estás assim prostrado com o rosto em terra? 13 Levanta-te santifica o povo, e dize-lhe: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; não poderás suster-te diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do meio de ti o anátema. Josué 7:10,13 16 Assim diz toda a congregação do Senhor: Que transgressão é esta que cometestes contra o Deus de Israel, deixando hoje de seguir ao Senhor, edificando-vos um altar para vos rebelardes hoje contra o Senhor? 17 Acaso nos é pouca a iniqüidade de Peor, de que ainda até o dia de hoje não nos temos purificado, apesar de ter vindo uma praga sobre a congregaçao do Senhor, 18 para que hoje queirais abandonar ao Senhor? Será que, rebelando-vos hoje contra o Senhor, amanhã ele se irará contra toda a congregação de Israel. 19 Se é, porém, que a terra da vossa possessão é imunda, passai para a terra da possessão do Senhor, onde habita o tabernáculo do Senhor, e tomai possessão entre nós; mas não vos rebeleis contra o Senhor, nem tampouco vos rebeleis contra nós, edificando-vos um altar afora o altar do Senhor nosso Deus. 20 Não cometeu Acã, filho de Zerá, transgressão no tocante ao anátema? e não veio ira sobre toda a congregação de Israel? de modo que não pereceu ele só na sua iniqüidade. Josué 22:16-20 38 Disse, pois, Saul: Chegai-vos para cá, todos os chefes do povo; informai-vos, e vede em que se cometeu hoje este pecado; 39 porque, como vive o Senhor que salva a Israel, ainda que seja em meu filha Jônatas, ele será morto. Mas de todo o povo ninguém lhe respondeu. 1 Samuel 14:38,39 2 Direi a Deus: Não me condenes; faze-me saber por que contendes comigo. Jó 10:2 23 Mas se não fizerdes assim, estareis pecando contra o Senhor; e estai certos de que o vosso pecado vos há de atingir. Números 32:23 18 fez chegar a casa de Zabdi, homem por homem, e foi tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá. Josué 7:18 5 Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor. 1 Coríntios 4:5