Comentário Bíblico
Adventista
Então, Josué e dificou um altar - (cba)
Josué 8:30
A palavra traduzida por "então" não é a conjunção que se costuma traduzir desta maneira em outras passagens. O termo usado aqui é mais enfático e ressalta de maneira especial o tempo. Marca o fato de que a construção do altar começou então, em consequência da situação que acaba de ser narrada . Os israelitas obtiveram a vitória e receberam evidência de que Deus estava com eles e expulsaria as nações à sua frente. Era um momento oportuno para interromper a campanha militar e renovar a aliança com o Senhor. Em duas ocasiões diferentes, Deus tinha ordenado que Israel se reunisse em assembleia solene de todas as tribos sobre os montes Ebal e Cerizim, pouco depois de sua entrada em Canaã (Deuteronômio 1:26-30; Deuteronômio 27:2-8). Israel deveria ouvir a releitura da lei, e seus preceitos seriam inscritos em pedra e colocados no coração da terra, para que tanto israelitas como pessoas de outros povos pudessem lêlos. Desse modo, o Senhor estendeu a todas as nações um convite para que conhecessem Seus propósitos e se unissem a Seu povo.
- 26 Todavia, vós não quisestes subir, mas fostes rebeldes ao mandado do Senhor nosso Deus; 27 e murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: Porquanto o Senhor nos odeia, tirou-nos da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus, a fim de nos destruir. 28 Para onde estamos nós subindo? nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é o povo do que nós; as cidades são grandes e fortificadas até o céu; e também vimos ali os filhos dos anaquins. 29 Então eu vos disse: Não vos atemorizeis, e não tenhais medo deles. 30 O Senhor vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme tudo o que tem feito por vós diante dos vossos olhos, no Egito, Deuteronômio 1:26-30 2 E no dia em que passares o Jordão para a terra que o Senhor teu Deus te dá, levantarás umas pedras grandes e as caiarás. 3 E escreverás nelas todas as palavras desta lei, quando tiveres passado para entrar na terra que o Senhor teu Deus te dá, terra que mana leite e mel, como o Senhor, o Deus de teus pais, te prometeu. 4 Quando, pois, houverdes passado o Jordão, levantareis no monte Ebal estas pedras, como eu hoje vos ordeno, e as caiareis. 5 Também ali edificarás um altar ao Senhor teu Deus, um altar de pedras; não alçarás ferramenta sobre elas. 6 De pedras brutas edificarás o altar do Senhor teu Deus, e sobre ele oferecerás holocaustos ao Senhor teu Deus. 7 Também sacrificarás ofertas pacíficas, e ali comerás, e te alegrarás perante o Senhor teu Deus. 8 Naquelas pedras escreverás todas as palavras desta lei, gravando-as bem nitidamente. Deuteronômio 27:2-8
Geograficamente, o lugar ficava no centro do país e na encruzilhada das rotas de viagem. Alguns historiadores acham difícil admitir a possibilidade de uma jornada como aquela, por territórios hostis, no período em questão. Josefo supõe que essa cerimônia religiosa ocorreu depois de cinco anos, e a LXX coloca tal passagem depois de Josué 9:1,2. No entanto, todas essas tentativas de ajustar o tempo são desnecessárias. Muito embora estivesse no meio de uma terra inimiga ainda não conquistada, Israel não sofreu dano porque o "terror de Deus" recaiu sobre as cidades ao redor, como quando Jacó havia passado por essa mesma região em seu caminho para Betel muito tempo antes (Gênesis 35:5). Já se sugeriu também que não existe menção a lugar fortificado ao norte de Betel nessa parte da terra e, com base em outras passagens (ver Josué 17:18), parece que a maior parte desse território era composta de florestas sem população humana. A confederação dos reis do sul tinha seu centro mais para o sul, e havia uma distancia considerável entre Siquém e os lugares fortificados do norte (ver 1 Samuel 9:4).
- 1 Depois sucedeu que, ouvindo isto todos os reis que estavam além do Jordão, na região montanhosa, na baixada e em toda a costa do grande mar, defronte do Líbano, os heteus, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus, e os jebuseus 2 se ajuntaram de comum acordo para pelejar contra Josué e contra Israel. Josué 9:1,2 5 Então partiram; e o terror de Deus sobreveio às cidades que lhes estavam ao redor, de modo que não perseguiram os filhos de Jacó. Gênesis 35:5 18 porém a região montanhosa será tua; ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e as suas extremidades serão tuas; porque expulsarás os cananeus, não obstante terem eles carros de ferro e serem fortes: Josué 17:18 4 Passaram, pois, pela região montanhosa de Efraim, como também pela terra e Salisa, mas não as acharam; depois passaram pela terra de Saalim, porém tampouco estavam ali; passando ainda pela terra de Benjamim, não as acharam. 1 Samuel 9:4
Monte Ebal - (cba)
Josué 8:30
O monte Ebal ficava a pouco mais de 30 km de Ai. Deixando seu acampamento em Gilgal, talvez sob o cuidado de uma guarda, todo Israel se dirigiu aos montes Ehal e Gerizim para realizar esse serviço sagrado e renovar a aliança. Embora estivessem ansiosos por se estabelecer nas próprias casas, a conquista requeria tempo, enquanto eles faziam a longa marcha, participavam da solene cerimônia e voltavam a Gilgal. Dessa forma, aprenderam a lição de que o caminho para a prosperidade equivale a colocar Deus em primeiro lugar. Jesus, mais tarde, reiterou esse grande princípio com as palavras: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e Sua justiça" (Mateus 6:33).
O monte Ebal fica situado ao norte e o monte Gcrizim, ao sul. O vale que os separa tem pouco mais de meio quilômetro de largura e se estende de leste a oeste. Os cumes dos dois montes ficam a cerca de três quilômetros de distância um do outro. No ponto em que os dois montes ficam de frente um para o outro, há um vale verde de aproximadamente 500 m de largura. O estrato de pedra calcária de cada monte é quebrado numa sucessão de saliências, que forma uma espécie de anfiteatro natural em ambos os lados. Nesse lugar, Abraão ergueu seu primeiro altar na terra prometida. O povo se reunia ali com seis tribos em cada monte. As seis que estavam no monte Gerizim deviam responder com um amém depois da leitura de cada bênção, e as seis que estavam no monte Ebal deviam responder da mesma forma após cada maldição ser lida. Pontas que saíam das rochas formavam espécie de púlpitos naturais, a partir dos quais a voz do orador podia ser ouvida em todo o vale. De acordo com as instruções recebielas, levantou-se um altar no monte Ebal, o monte das maldições (Deuteronômio 27:4,5). Mas, por que no monte das maldições? Essa era uma escolha adequada. No lugar de onde se leram as maldições da lei aos pecadores devia haver também um indicativo do meio para se obter graça e perdão. Os sacrifícios oferecidos naquele altar prefiguravam a Cristo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 8:30-35
Quando Josué chegou aos montes Ebal e Gerizim, sem tardar e preocupar-se com a condição de Israel, que ainda não tinha se estabelecido, confirmou o pacto do Senhor com seu povo, mediante o que fora indicado (Dt 11 e 27). Não devemos pensar em mudar a maneira de fazer alianças com Deus, até que estejamos estabelecidos no mundo; tampouco qualquer assunto deve impedir que demos importância e busquemos a única coisa necessária. A maneira correta de prosperar é começar por Deus (Mateus 6:33). Eles edificaram um altar e ofereceram sacrifícios a Deus, como sinal de sua dedicação a Ele, como holocausto vivo para sua honra. Pelo sacrifício de Cristo, temos paz com Deus.
Uma grande misericórdia para qualquer povo é possuir a lei de Deus por escrito, e é próprio que a lei esteja escrita em idioma conhecido para que possa ser lida e ouvida por todos os homens.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar. Gênesis 8:20 7 Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: ë tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. Gênesis 12:7,8 33 E todo o Israel, tanto o estrangeiro como o natural, com os seus anciãos, oficiais e juízes, estava de um e de outro lado da arca, perante os levitas sacerdotes que levavam a arca do pacto do Senhor; metade deles em frente do monte Gerizim, e a outra metade em frente do monte Ebal, como Moisés, servo do Senhor, dantes ordenara, para que abençoassem o povo de Israel. Josué 8:33