Comentário Bíblico
Adventista
Prepararemos um cabrito - (cba)
Juízes 13:15
Um cabrito era considerado uma iguaria especial. Manoá oferecera a melhor hospitalidade ao mensageiro desconhecido, no intuito de que o visitante permanecesse por algum tempo como convidado e se pudesse saber mais a respeito dele.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Manoá encontra Cristo
Juízes 13:2-23
Manoá e sua esposa não sabiam que Aquele que se dirigia a eles era Jesus Cristo. Eles o consideravam o mensageiro do Senhor, mas se era um profeta ou um anjo, eles não sabiam dizer. Desejando manifestar hospitalidade para com seu hóspede, rogaram-lhe que ficasse enquanto deviam preparar-lhe uma criança. Mas, em sua ignorância de Seu caráter, não sabiam se deviam oferecê-lo como holocausto ou colocá-lo diante Dele como alimento.
O anjo respondeu: “Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se quiseres oferecer um holocausto, deve oferecê-lo ao Senhor. ” Sentindo-se seguro, agora, de que seu visitante era um profeta, Manoá disse: "Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?"
A resposta foi: "Por que perguntas pelo meu nome, visto que é segredo?" Percebendo o caráter divino de seu hóspede, Manoá “tomou um cabrito com uma oferta de manjares e o ofereceu sobre uma rocha ao Senhor; e o anjo fez maravilhosamente; e Manoá e sua esposa olharam. ” O fogo saiu da rocha e consumiu o sacrifício, e quando a chama subiu ao céu, “o anjo do Senhor subiu na chama do altar. E Manoá e sua esposa olharam para isso e caíram com o rosto no chão. ” Não havia mais nenhuma dúvida quanto ao caráter de seu visitante. Eles sabiam que haviam olhado para o Santo, que, velando Sua glória na coluna de nuvem, fora o Guia e Ajudador de Israel no deserto.
Espanto, espanto e terror encheram o coração de Manoá; e ele só poderia exclamar: "Certamente morreremos, porque vimos a Deus!" Mas seu companheiro naquela hora solene possuía mais fé do que ele. Ela o lembrou de que o Senhor ficou satisfeito em aceitar o sacrifício deles e lhes prometeu um filho que começaria a libertar Israel. Esta foi uma evidência de favor em vez de ira. Tivesse o Senhor o propósito de destruí-los, Ele não teria operado esse milagre, nem lhes dado uma promessa que, caso eles morressem, não seria cumprida ( The Signs of the Times, 15 de setembro de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 13:15-23
Foi prontamente dito a Manoá o que ele perguntou como instrução para cumprir o seu dever; porém, o que foi perguntado para satisfazer sua curiosidade foi negado.
Deus dá em sua Palavra instruções completas acerca de nosso dever; porém, Ele nunca tem o propósito de responder outro tipo de perguntas. Há coisas secretas que não são para o nosso conhecimento, as quais devemos estar contentes em ignorar enquanto estivermos neste mundo. O nome de nosso Senhor é maravilhoso e secreto; porém, através de suas obras maravilhosas, Ele se revela a nós, à medida que nos for necessário.
A oração é elevar a nossa alma a Deus. Porém, sem Cristo e sem fé no coração, o nosso culto é como uma fumaça de escândalo; nEle, é chama aceitável. Podemos aplicar isso ao sacrifício de Cristo por nós; Ele ascendeu na chama de sua própria oferta, pois, por seu sangue, entrou de uma vez por todas no Lugar Santíssimo (Hebreus 9:12). Nas reflexões de Manoá, existe grande temor: Certamente morreremos. Na reflexão de sua esposa, há grande fé. Com sua ajuda, ela lhe dá ânimo. Que os crentes que têm comunhão com Deus, pela Palavra e pela oração, aos quais Ele tem bondosamente se manifestado, se sintam animados em um dia escuro ou nublado. Deus não realizaria o que fez por nossa alma se o seu desígnio fosse nos desamparar e deixar perecer ao final, porque a sua obra é perfeita. Aprendamos a raciocinar como a esposa de Manoá: se Deus nos quisesse matar não nos daria sinais de seu favor.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 18 Rogo-te que não te apartes daqui até que eu volte trazendo do meu presente e o ponha diante de ti. Respondeu ele: Esperarei até que voltes. 19 Entrou, pois, Gideão, preparou um cabrito e fez, com uma e efa de farinha, bolos ázimos; pôs a carne num cesto e o caldo numa panela e, trazendo para debaixo do carvalho, lho apresentou. Juízes 6:18,19 3 e disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. 4 Eia, traga-se um pouco d'água, e lavai os pés e recostai-vos debaixo da árvore; 5 e trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, e depois passareis adiante; porquanto por isso chegastes ate o vosso servo. Responderam-lhe: Faze assim como disseste. Gênesis 18:3-5 3 Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho. Juízes 13:3