Comentário Bíblico
Adventista
Torre de Siquém - (cba)
Juízes 9:46
Pode ser a “casa de Milo” (ver com. de Juízes 9:6).
Fortaleza subterrânea - (cba)
Juízes 9:46
Do heb. tseriah, indica um porão subterrâneo ou escavação (ver 1 Samuel 13:6; “esconderijo”, na AA). A “fortificação” estava ligada a um templo.
Templo de El-Berite - (cba)
Juízes 9:46
Não está claro se este templo do deus (el) Berite era o mesmo de Baal-Berite, mencionado em Juízes 9:4; mas supõe-se que sim.
Na Antiguidade, os templos eram considerados como lugares de refúgio. Isso ocorria entre judeus (1 Reis 2:28-34) e pagãos (I Macabeus 5:43). A literatura grega clássia é rica em ilustrações de pessoas fugindo para os templos para asilo político. Os moradores da região poderiam ter lutado na torre fortificada, mas escolheram ir ao templo pleitear por misericórdia. Se Abimeleque não fosse implacável, respeitaria esse antigo costume e pouparia o povo. No entanto, a misericórdia era totalmente estranha à sua natureza.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 E deram-lhe setenta siclos de prata, da casa de Baal-Berite, com os quais alugou Abimeleque alguns homens ociosos e levianos, que o seguiram; 27 Saindo ao campo, vindimaram as suas vinhas, pisaram as uvas e fizeram uma festa; e, entrando na casa de seu deus, comeram e beberam, e amaldiçoaram a Abimeleque. Juízes 9:4,27 33 Depois da morte de Gideão os filhos de Israel tornaram a se prostituir após os baalins, e puseram a Baal-Berite por deus. Juízes 8:33 26 Agora também, ó Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra, que disseste a teu servo Davi, meu pai. 1 Reis 8:26 2 Ora, Acazias caiu pela grade do seu quarto alto em Samária, e adoeceu; e enviou mensageiros, dizendo-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença. 3 O anjo do Senhor, porém, disse a Elias, o tisbita: Levanta- te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samária, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? 4 Agora, pois, assim diz o Senhor: Da cama a que subiste não descerás, mas certamnente morrerás. E Elias se foi. 2 Reis 1:2-4 8 Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam. Salmos 115:8 15 Porquanto dizeis: Fizemos pacto com a morte, e com o Seol fizemos aliança; quando passar o flagelo trasbordante, não chegará a nós; porque fizemos da mentira o nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos. 16 Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que ponho em Sião como alicerce uma pedra, uma pedra provada, pedra preciosa de esquina, de firme fundamento; aquele que crer não se apressará. 17 E farei o juízo a linha para medir, e a justiça o prumo; e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas inundarão o esconderijo. 18 E o vosso pacto com a morte será anulado; e a vossa aliança com o Seol não subsistirá; e, quando passar o flagelo trasbordante, sereis abatidos por ele. Isaías 28:15-18 38 E sucedeu que, enquanto ele adorava na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleb, que e Sarezer, seus filhos, o mataram à espada; e escaparam para a terra de Arará. E Ezar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. Isaías 37:38