Comentário Bíblico
Adventista
E [...] O interrogava - (cba)
Lucas 23:9
Como demonstração de lavor e da promessa implícita de liberdade, Herodes ordenou que soltassem as cadeias de Jesus (ver DTN, 729) e então começou a questioná-Lo detalhadamente antes de permitir que os líderes judeus apresentassem suas acusações.
Nada lhe respondia - (cba)
Lucas 23:9
Além dos motivos que haviam levado Jesus a permanecer em silêncio perante o Sinédrio e Pilatos (ver com. de Mateus 26:63; Mateus 27:13), havia o motivo adicional de que Herodes ouvira e rejeitara a mensagem de João Batista. Ele havia recusado a luz da verdade que Deus permitira brilhar em seu caminho. Para uma alma tão endurecida pelo pecado, Jesus não tinha palavras. O silêncio de Cristo foi uma repreensão severa ao orgulhoso monarca. Essa atitude e a recusa em operar um milagre, irou Herodes e o levou a se voltar contra Jesus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 23:6-12
Herodes tinha ouvido muitas coisas a respeito de Jesus na Galiléia e, por curiosidade, desejava vê-lo, o mendigo mais pobre que tenha pedido um milagre para o alívio de sua necessidade, jamais foi rejeitado; porém, este príncipe orgulhoso, que pedia um milagre somente para satisfazer a sua curiosidade, foi rejeitado. Poderia ter visto o Senhor Jesus Cristo e os seus prodígios na Galiléia, mas não quis fazê-lo; portanto, com justiça, agora que deseja vê-los, não os verá. Herodes enviou o Senhor de volta para Pilatos. A amizade dos homens ímpios muitas vezes se constroem por sua união na maldade. Em breve se colocaram de acordo, exceto em sua inimizade contra Deus, e em seu desprezo para com Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 32 Respondeu-lhes Jesus: Ide e dizei a essa raposa: Eis que vou expulsando demônios e fazendo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia serei consumado. Lucas 13:32 13 Mas eu, como um surdo, não ouço; e sou qual um mudo que não abre a boca. 14 Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca há com que replicar. Salmos 38:13,14 1 Disse eu: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a minha boca com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de mim. 2 Com silêncio fiquei qual um mundo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou. 9 Emudecido estou, não abro a minha boca; pois tu és que agiste, Salmos 39:1,2,9 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. Isaías 53:7 6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem. Mateus 7:6 14 E Jesus não lhe respondeu a uma pergunta sequer; de modo que o governador muito se admirava. Mateus 27:14 32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca. Atos 8:32 23 sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; 1 Pedro 2:23 12 Mas ao ser acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. 14 E Jesus não lhe respondeu a uma pergunta sequer; de modo que o governador muito se admirava. Mateus 27:12,14 5 Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se admirava. Marcos 15:5 9 e entrando outra vez no pretório, perguntou a Jesus: Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta. João 19:9
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
