Comentário Bíblico
Adventista
Capa - (cba)
Marcos 10:50
Do gr. himation, "manto”, isto é, uma vestimenta externa (ver com. de Mateus 5:40).
Levantou-se - (cba)
Marcos 10:50
A evidência textual favorece a leitura “saltou”.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Alguns com olhos não veem nada
Marcos 10:46-52
Ver Mateus 20:30-34; Lucas 18:35-43. Só quando o pecador sente a necessidade de um Salvador, seu coração vai atrás Aquele que pode ajudá-lo. Quando Jesus caminhava entre os homens, eram os enfermos que procuravam um médico. Os pobres, os aflitos e angustiados, seguiram após Ele, para receber a ajuda e conforto que eles não poderiam encontrar em outro lugar. O cego Bartimeu está esperando à beira do caminho; ele esperou muito para encontrar Cristo. Multidões de pessoas que enxergam estão passando de um lado para o outro, mas não desejam ver Jesus. Um olhar de fé tocaria Seu coração de amor e lhes traria as bênçãos de Sua graça; mas não conhecem a enfermidade e pobreza de sua alma, e não sentem necessidade de Cristo. Não é assim com o pobre cego. Sua única esperança está em Jesus. Enquanto ele espera e observa, ele ouve passos de muitos pés e pergunta ansiosamente, O que significa esse barulho de viagem? Os espectadores respondem que "Jesus de Nazaré passa". Com a ânsia de um desejo intenso, ele clama: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Eles tentam silenciá-lo, mas ele clama com mais veemência: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Este apelo é ouvido. Sua fé perseverante é recompensada. Não apenas a visão física é restaurada, mas os olhos de seu entendimento são abertos. Em Cristo ele vê seu Redentor, e o Sol da Justiça brilha em sua alma. Todos os que sentem necessidade de Cristo, como o cego Bartimeu, e que serão tão fervorosos e decididos como ele, receberão, como ele, a bênção que anseiam.
- 30 e eis que dois cegos, sentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós. 31 E a multidão os repreendeu, para que se calassem; eles, porém, clamaram ainda mais alto, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós. 32 E Jesus, parando, chamou-os e perguntou: Que quereis que vos faça? 33 Disseram-lhe eles: Senhor, que se nos abram os olhos. 34 E Jesus, movido de compaixão, tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista, e o seguiram. Mateus 20:30-34 35 Ora, quando ele ia chegando a Jericó, estava um cego sentado junto do caminho, mendigando. 36 Este, pois, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. 37 Disseram-lhe que Jesus, o nazareno, ia passando. 38 Então ele se pôs a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! 39 E os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse; ele, porém, clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim! 40 Parou, pois, Jesus, e mandou que lho trouxessem. Tendo ele chegado, perguntou-lhe: 41 Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja. 42 Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou. 43 Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, gloficando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus. Lucas 18:35-43
Os aflitos e sofredores que buscaram a Cristo como seu ajudador, ficaram encantados com a perfeição divina, a beleza da santidade, que resplandecia em Seu caráter. Mas os fariseus não podiam ver nenhuma beleza Nele para que O desejassem. Seu traje simples e vida humilde, desprovida de aparência externa, renderam-no a eles como uma raiz de terra seca ( The Review and Herald, 15 de março de 1887 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 10:46-52
Bartimeu, que tinha ouvido falar de Jesus e dos seus milagres, e sabendo que passaria por ali, esperava recuperar a visão. Quando nos dirigirmos a Cristo para pedir ajuda e saúde, devemos contemplá-lo como o Messias prometido. Os chamados de graça que Cristo nos faz, para que possamos ir a Ele, animam a nossa esperança de que, se formos a Ele, teremos aquilo que nEle buscamos. Aqueles que se aproximam de Jesus devem lançar fora a roupagem de sua autosuficiência, devem livrar-se de todo o peso e do pecado que, como roupas grandes, os assediam mais facilmente (Hebreus 12:1).
Bartimeu pede que os seus olhos sejam abertos. Algo muito desejável é que sejamos capazes de ganhar o nosso pão; e onde quer que Deus tenha dado aos homens os seus limites de capacidade e sentidos, é vergonhoso que, por serem néscios ou preguiçosos, tornem-se efetivamente cegos ou coxos. os olhos de Bartimeu foram abertos. A sua fé o salvou: a fé em Cristo como o Filho de Deus, e em sua compaixão e poder. Não as palavras que alguém repete constantemente, mas a sua fé; e o que o Senhor Jesus Cristo coloca para trabalhar é a nossa fé.
Que os pecadores sejam chamados a imitar o cego Bartimeu. Jesus passa por onde se prega o Evangelho, ou pelos lugares onde circulam as Palavras escritas da verdade, e esta é a oportunidade. Não é o suficiente procurarmos ao Senhor Jesus Cristo para que recebamos a saúde espiritual, mas, quando estivermos curados, devemos continuar seguindo-o, para que possamos honrá-lo e recebermos as suas instruções. Aqueles que possuem visão espiritual vêem em Cristo esta beleza atraente, que fará com que busquem-no e sigam-no apressadamente.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:7-9 1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, Hebreus 12:1