Comentário Bíblico
Adventista
Assentado - (cba)
Marcos 12:41
[A oferta da viúva pobre, Marcos 12:41-44; Lucas 21:1-4]. Este incidente provavelmente tenha ocorrido ao entardecer da terça-feira (ver com. de Mateus 23:1,38,39). Jesus tinha acabado de Se sair vitorioso de um longo e amargo conflito com líderes da nação e estava prestes a deixar os recintos sagrados do templo.
- 41 E sentando-se Jesus defronte do cofre das ofertas, observava como a multidão lançava dinheiro no cofre; e muitos ricos deitavam muito. 42 Vindo, porém, uma pobre viúva, lançou dois leptos, que valiam um quadrante. 43 E chamando ele os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os que deitavam ofertas no cofre; 44 porque todos deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento. Marcos 12:41-44 1 Jesus, levantando os olhos, viu os ricos deitarem as suas ofertas no cofre; 2 viu também uma pobre viúva lançar ali dois leptos; 3 e disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos; 4 porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para o seu sustento. Lucas 21:1-4 1 Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo: 38 Eis aí abandonada vos é a vossa casa. 39 Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Mateus 23:1,38,39
Diante - (cba)
Marcos 12:41
Jesus Se encontrava numa posição em que podia observar os adoradores lançarem suas contribuições.
Gazofilácio - (cba)
Marcos 12:41
Marcos não se refere aqui ao quarto forte onde o tesouro do templo era armazenado e guardado, mas às arcas das ofertas que se encontravam no amplo átrio das mulheres.
Lançava ali - (cba)
Marcos 12:41
Possivelmente, um rico após o outro passava e depositava a oíerta.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 12:41-44
Não nos esqueçamos de que o Senhor Jesus ainda observa a arca das ofertas. Ele sabe quanto e por que motivos os homens dão ofertas para a sua causa. Ele contempla o coração, e quais são as nossas opiniões ao darmos ofertas e esmolas, e se o fazemos como para o Senhor ou somente para sermos vistos pelos homens. É tão raro encontrarmos alguém que não critique esta viúva, que não podemos esperar encontrar a muitos que façam como ela. Contudo, o nosso Salvador a elogia; portanto, estamos seguros de que ela agiu bem e de modo sábio. os frágeis esforços do pobre para honrar o seu Salvador, serão elogiados no dia em que as ações esplêndidas dos incrédulos forem expostas ao desprezo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 Os principais sacerdotes, pois, tomaram as moedas de prata, e disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. Mateus 27:6 2 viu também uma pobre viúva lançar ali dois leptos; Lucas 21:2 20 Essas palavras proferiu Jesus no lugar do tesouro, quando ensinava no templo; e ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora. João 8:20 9 Mas o sacerdote Jeoiada tomou uma arca , fez um buraco na tampa, e a pôs ao pé do altar, à mão direita de quem entrava na casa do Senhor. E os sacerdotes que guardavam a entrada metiam ali todo o dinheiro que se trazia à casa do Senhor. 2 Reis 12:9