Comentário Bíblico
Adventista
Sábado - (cba)
Marcos 6:2
Como na visita anterior (Lucas 4:16).
Na sinagoga - (cba)
Marcos 6:2
Como na ocasião anterior (ver com. de Lucas 4:16).
Maravilhavam - (cba)
Marcos 6:2
Evidentemente parecia inacreditável para os habitantes de Nazaré que Aquele que vivera entre eles poderia ser o Filho de Deus.
Este homem (NTLH) - (cba)
Marcos 6:2
Literalmente, “este [companheiro]”, uma expressão que, muitas vezes, denota desprezo.
Que sabedoria é esta [...]? - (cba)
Marcos 6:2
Ver com. de Isaías 11:2,3; Isaías 50:4. Nem os líderes judeus, nem os habitantes de Nazaré devem ter pensado em negar a superioridade infinita da inteligência, do entendimento e da sabedoria de Jesus. Isso era muito evidente; na verdade, foi isso que os perturbou.
- 2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 3 E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos; Isaías 11:2,3 4 O Senhor Deus me deu a língua dos instruídos para que eu saiba sustentar com uma palavra o que está cansado; ele desperta-me todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo. Isaías 50:4
Tais maravilhas - (cba)
Marcos 6:2
O povo de Nazaré não podia negar os grandes milagres que Jesus realizava como não podia negar
Sua sabedoria - (cba)
Marcos 6:2
Se Ele ensinava e operava milagres, o povo seria obrigado a admitir que “tudo Ele tem feito esplendidamente bem” (Marcos 7:37).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 6:1-6
Os compatriotas de nosso Senhor procuraram prejudicar o povo em relação a Ele. Não é este o carpinteiro? O nosso Senhor Jesus Cristo havia trabalhado com o seu pai neste ofício. Deste modo honrou o trabalho manual, e estimula cada pessoa a comer do trabalho de suas próprias mãos. Convém que os seguidores de Cristo se contentem com a satisfação de fazer o bem, mesmo que lhes seja negado o elogio por isto. Quanto estes nazarenos perderam por causa de seu obstinado preconceito contra o Senhor Jesus Cristo! Que a graça divina nos livre desta incredulidade, que faz corri que Cristo seja para a alma mais como odor de morte do que de vida. Vamos, como nosso Mestre, e ensinemos o caminho da salvação aos habitantes das aldeias e aos camponeses.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 21 Entraram em Cafarnaum; e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, pôs-se a ensinar. 22 E maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. 39 Foi, então, por toda a Galiléia, pregando nas sinagogas deles e expulsando os demônios. Marcos 1:21,22,39 15 Ensinava nas sinagogas deles, e por todos era louvado. 31 Então desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no sábado. 32 e maravilharam-se da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade. Lucas 4:15,31,32 42 e perguntavam: Não é Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz agora: Desci do céu? João 6:42 15 Então os judeus se admiravam, dizendo: Como sabe este letras, sem ter estudado? João 7:15 13 Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. 14 E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. Atos 4:13,14 23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Mateus 4:23 1 Levantando-se Jesus, partiu dali para os termos da Judéia, e para além do Jordão; e do novo as multidões se reuniram em torno dele; e tornou a ensiná-las, como tinha por costume. Marcos 10:1 28 Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina; Mateus 7:28
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
