Comentário Bíblico
Adventista
Recebe um profeta - (cba)
Mateus 10:41
Isto é, recebe um profeta em sua casa e o trata como um profeta.
No caráter de profeta - (cba)
Mateus 10:41
Isto é, porque é um profeta, ou é reconhecido como um profeta. A viúva de Sarepta sem dúvida recebeu Elias como um profeta, porque assim o considerava. Do contrário, é muito provável que se recusasse a lhe dar a hospitalidade que pediu dela (ver 1 Reis 17:9-16). O mesmo aconteceu com a mulher sunamita, que recebeu Eliseu em seu lar (2 Reis 4:8-10).
- 9 Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. 10 Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco d'água, para eu beber. 11 Quando ela ia buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão contigo. 12 Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. 13 Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho. 14 Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15 Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias. 16 Da vasilha a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de Elias. 1 Reis 17:9-16 8 Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer. 9 E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. 10 Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto sobre o muro; e ponhamos-lhe ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, quando ele vier a nós se recolherá ali. 2 Reis 4:8-10
Galardão de profeta - (cba)
Mateus 10:41
Provavelmente uma recompensa digna de ser dada por um ou a um profeta. A viúva de Sarepta recebeu um amplo suprimento de comida em meio a uma seca, e seu filho foi ressuscitado (ver 1 Reis 17:16,23). Do mesmo modo, a sunamita recebeu uma grande recompensa, pois Deus lhe deu um filho. E, quando este morreu, ela o recebeu de volta com vida (ver 2 Reis 4:16,17,34,35,36,37).
- 16 Da vasilha a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de Elias. 23 E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive: 1 Reis 17:16,23 16 E Eliseu disse: Por este tempo, no ano próximo, abraçarás um filho. Respondeu ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva. 17 Mas a mulher concebeu, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte como Eliseu lhe dissera. 34 Em seguida subiu na cama e deitou-se sobre o menino, pondo a boca sobre a boca do menino, os olhos sobre os seus olhos, e as mãos sobre as suas mãos, e ficou encurvado sobre ele até que a carne do menino aqueceu. 35 Depois desceu, andou pela casa duma parte para outra, tornou a subir, e se encurvou sobre ele; então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos. 36 Eliseu chamou a Geazi, e disse: Chama essa sunamita. E ele a chamou. Quando ela se lhe apresentou, disse ele :Toma o teu filho. 37 Então ela entrou, e prostrou-se a seus pés, inclinando-se à terra; e tomando seu filho, saiu. 2 Reis 4:16,17,34,35,36,37
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 10:1-42
Esta passagem se enquadra no segundo dos cinco principais blocos de ensino em Mateus (ver Introdução, "Sintese"). Com frequência, é chamada de discurso missionário.
espada
Mateus 10:34-42
Nesta passagem, Jesus parece contradizer o ensino de não violência e de amar os inimigos. No entanto, em vez de se contradizer, ele comunica duas ideas: Primeiro, afirma que, às vezes, o evangelho desperta conflito por causa das profundas diferenças e discordâncias que surgem por parte daqueles que o rejeitam. Segundo, a família e seu lugar na sociedade são redefinidos segundo a nova compreensão do crente. A familia de sangue não se encontra mais no topo da hierarquia no contexto do evangelho. A aceitação de Jesus e o amor a ele devem ser prioritários. Para ser mais preciso, as Escrituras ensinam a importância dos laços familiares, mas não em detrimento do serviço a Cristo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 10:16-42
Nosso Senhor adverte a seus discípulos que se preparem para a perseguição. Eles teriam de evitar todas as coisas que dessem vantagem a seus inimigos, toda intromissão nos afãs políticos ou mundanos, toda a aparência do mal ou egoísmo, e as medidas clandestinas. Cristo predisse dificuldades não só para que os transtornos não fossem surpresa, mas para que eles pudessem ter a sua fé confirmada. Disse-lhes que deveriam sofrer, e por parte de quem viria o sofrimento. Assim, Cristo nos tem tratado fielmente e de modo justo, dizendo-nos o que de pior podemos encontrar em seu serviço; e quer que assim tratemo-nos a nós mesmos, ao nos assentarmos para calcular o que isto nos custará. os perseguidores são piores do que as feras, porque fazem como presa aos de sua própria espécie. os laços de amor e dever mais sólidos, muitas vezes têm sido destruídos pela inimizade contra Cristo. Os sofrimentos causados por amigos e parentes são muito dolorosos, e nada fere mais. Parece que todos aqueles que desejam viver de modo piedoso em Cristo Jesus padecerão perseguições; e devemos esperar que através de muitas tribulações entremos no reino de Deus.
Nesta predição de problemas há conselhos e consolo para os momentos de prova. Os discípulos de Cristo são odiados e perseguidos como serpentes, e se procura sua ruína; portanto, devem ter a sabedoria da serpente e a simplicidade das pombas. Que não causem dano a ninguém, e que também não tenham má vontade para com ninguém. Devem ter prudência, mas não devem deixar-se dominar por pensamentos de angústia e confusão; que esta preocupação seja deixada sobre o Senhor Deus. os discípulos de Cristo devem preocupar-se mais em fazer o bem, do que em falar bem. No caso de grande perigo, os discípulos de Cristo devem sair do caminho perigoso, mas não do caminho do dever. Não se deve usar meios pecaminosos e ilícitos para escapar; isto não será uma porta aberta por Deus. O temor ao homem lhes coloca uma armadilha, uma armadilha de confusão que perturba nossa paz; uma armadilha que enreda, pela qual somos atraídos ao pecado; portanto, deve-se lutar e orar contra isso. A tribulação, a angústia e a perseguição não podem tirar-lhes o amor de Deus por eles, ou o amor deles por Deus. Temei antes aquEle que pode destruir o corpo e a alma no inferno.
Eles devem entregar a sua mensagem publicamente, porque todos estão profundamente preocupados com a doutrina do Evangelho. Todo o conselho de Deus deve ser trazido ao conhecimento das pessoas (Atos 20:27). Cristo mostra-lhes porque devem ter bom ânimo. Seus sofrimentos testificam contra os que se opõem ao seu Evangelho. Quando Deus nos chama a falar dEle, podemos depender dEle para que nos ensine o que devemos dizer. Uma perspectiva fiel do final de nossas aflições será muito útil para nos sustentar quando estivermos submetidos a elas. o poder será conforme o dia. É de grande alento, para aqueles que estão fazendo a obra de Deus, saber que esta certamente será feita.
Observe como o cuidado da providência estende-se a todas as criaturas, até aos passarinhos. Isto deve acalmar todos os temores do povo de Deus: "Mais valeis vós do que muitos passarinhos". "E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados". Isto denota a consideração que Deus tem e mantém pelo seu povo. Nosso dever não é somente crer em Cristo, mas também professar esta fé, sofrendo por Ele quando somos chamados a isto, da mesma maneira que o servimos. Aqui somente se faz alusão à negação de Cristo; esta confissão só pode ter a bendita recompensa aqui prometida, que é a linguagem verdadeira e constante do amor e da fé. A fé vale mais do que tudo; todos os que crêem em sua verdade alcançarão o prêmio e farão com que todos os demais rendam-se a isto. Cristo nos guiará através dos sofrimentos, para nos gloriarmos com Ele. os mais preparados para a vida vindoura são aqueles que estão mais livres desta vida presente. Ainda que a bondade feita aos discípulos de Cristo seja sumamente pequena, será aceita quando houver ocasião para ela e quando não houver capacidade de fazer mais. Cristo não disse que mereciam recompensa, porque não merecemos nada das mãos de Deus; porém, receberão um prêmio da dádiva gratuita de Deus. Confessemos ousadamente a Cristo e mostremos nosso amor por Ele em todas as coisas.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 132

Testemunhos Seletos 2, Pág. 573
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 agora, pois, restitui a mulher a seu marido, porque ele é profeta, e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu. Gênesis 20:7 9 Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. 10 Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco d'água, para eu beber. 11 Quando ela ia buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão contigo. 12 Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. 13 Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho. 14 Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15 Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias. 20 E, clamando ao Senhor, disse: Ó Senhor meu Deus, até sobre esta viúva, que me hospeda, trouxeste o mal, matando-lhe o filho? 21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Ó Senhor meu Deus, faze que a vida deste menino torne a entrar nele. 22 O Senhor ouviu a voz de Elias, e a vida do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu. 23 E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive: 24 Então a mulher disse a Elias: Agora sei que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade. 1 Reis 17:9-15,20-24 3 Acabe chamou a Obadias, o mordomo (ora, Obadias temia muito ao Senhor; 4 pois sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas e os escondeu, cinqüenta numa cova e cinqüenta noutra, e os sustentou com pão e água); 1 Reis 18:3,4 8 Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer. 9 E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. 10 Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto sobre o muro; e ponhamos-lhe ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, quando ele vier a nós se recolherá ali. 16 E Eliseu disse: Por este tempo, no ano próximo, abraçarás um filho. Respondeu ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva. 17 Mas a mulher concebeu, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte como Eliseu lhe dissera. 32 Quando Eliseu chegou à casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. 33 Então ele entrou, fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor. 34 Em seguida subiu na cama e deitou-se sobre o menino, pondo a boca sobre a boca do menino, os olhos sobre os seus olhos, e as mãos sobre as suas mãos, e ficou encurvado sobre ele até que a carne do menino aqueceu. 35 Depois desceu, andou pela casa duma parte para outra, tornou a subir, e se encurvou sobre ele; então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos. 36 Eliseu chamou a Geazi, e disse: Chama essa sunamita. E ele a chamou. Quando ela se lhe apresentou, disse ele :Toma o teu filho. 37 Então ela entrou, e prostrou-se a seus pés, inclinando-se à terra; e tomando seu filho, saiu. 2 Reis 4:8-10,16,17,32-37 15 Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. Atos 16:15 1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é serva da igreja que está em Cencréia; 2 para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque ela tem sido o amparo de muitos, e de mim em particular. 3 Saudai a Prisca e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, 4 os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. 23 Saúda-vos Gaio, hospedeiro meu e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e também o irmão Quarto. Romanos 16:1-4,23 16 O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias; 17 antes quando veio a Roma, diligentemente me procurou e me achou. 18 O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E quantos serviços prestou em Éfeso melhor o sabes tu. 2 Timóteo 1:16-18 10 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. Hebreus 6:10 5 Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, especialmente para com os estranhos, 6 os quais diante da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se os encaminhares na sua viagem de um modo digno de Deus, bem farás; 7 porque por amor do Nome saíram, sem nada aceitar dos gentios. 8 Portanto aos tais devemos acolher, para que sejamos cooperadores da verdade. 3 João 1:5-8 1 Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus. 4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. 6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. 18 para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:1,4,6,18 27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. Mateus 16:27 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? 39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. Mateus 25:34-40 10 Dizei aos justos que bem lhes irá; porque comerão do fruto das suas obras. Isaías 3:10 13 Mas quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos; 14 e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te retribuir; pois retribuído te será na ressurreição dos justos. Lucas 14:13,14 17 Se, pois, o faço de vontade própria, tenho recompensa; mas, se não é de vontade própria, estou apenas incumbido de uma mordomia. 1 Coríntios 9:17 6 se de fato é justo diante de Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam, 7 e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, 2 Tessalonicenses 1:6,7 8 Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa. 2 João 1:8 44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. Mateus 25:44,45
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Devo Dar Tudo de Graça Segundo Mateus 10:8? - Leandro Quadros - Marketing Digital Cristão

Como a Exegese de João 3:32-33 Pode nos Ajudar a Desmascarar a Exegese Imortalista de Mateus 10:28?
