Comentário Bíblico
Adventista
De modo - (cba)
Mateus 19:6
Jesus aqui passa a indicar a conclusão a ser tirada a partir do princípio fundamental da relação do casamento, citada com base em Gênesis 2:24.
Mais dois - (cba)
Mateus 19:6
Aos olhos de Deus, marido e mulher são uma só entidade e, portanto, não devem ser mais divisíveis do que é um corpo humano.
O que - (cba)
Mateus 19:6
Ou seja, a nova união formada pelo casamento (Mateus 19:5).
Deus ajuntou - (cba)
Mateus 19:6
A relação de casamento foi instituída por Deus, santificada por Ele. Foi um Criador sábio que proveu a relação matrimonial; foi Ele quem a tornou possível e desejável. Todos os que entram na relação matrimonial são, portanto, unidos, de acordo com o plano original de Deus, para toda a vida.
Não o separe o homem - (cba)
Mateus 19:6
Com a única exceção para a qual Jesus fez provisão (ver com. de Mateus 19:9), o divórcio não pode ser honrado e reconhecido pelo Céu. Aos olhos de Deus, qualquer aliança em que qualquer deles entre com outra mulher ou outro homem, conforme o caso, é considerada por Cristo como adultério.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 19:3-12
Os fariseus desejavam surpreender Jesus em algo que pudesse representar uma ofensa à lei de Moisés. os casos matrimoniais eram numerosos e, às vezes paradoxos; isto era assim não pela lei de Deus, mas pelas injúrias e necessidades dos homens, e pelo fato de as pessoas frequentemente resolverem o que querem fazer antes de pedir conselho. Jesus replicou perguntando se não haviam lido o relato da criação, e o primeiro exemplo de matrimónio; deste modo, advertiu que todo desvio nisto era mal.
A melhor condição para nós, que devemos escolher e manter em forma coerente o que é melhor para nossas almas, é a que tenda a preparar-nos e preservar-nos melhor para o reino do céu.
Quando realmente se abraça o Evangelho, ele nos torna bons pais e amigos fiéis dos homens; nos ensina a levar a carga e a suportar as enfermidades daqueles com quem estamos relacionados, a considerar a paz e a felicidade deles mais do que as nossas próprias. É normal para os ímpios serem refreados por Íeis, para que não destruam a paz da sociedade. Aprendamos que o matrimónio deve ser assumido com grande seriedade e com fervorosas orações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 a qual abandona o companheiro da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus; Provérbios 2:17 14 Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. Malaquias 2:14 9 Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Marcos 10:9 2 Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido. Romanos 7:2 10 Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; 11 se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. 12 Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. 13 E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. 14 Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. 1 Coríntios 7:10-14 28 Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Efésios 5:28 4 Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Minuto Com Deus - Mateus 19 - #042 Casamento, Uma Ideia de Deus / Rodrigo Bertotti
