Comentário Bíblico
Adventista
Sacrifício diário - (cba)
Daniel 12:11
Ver com. de Daniel 8:11.
For tirado - (cba)
Daniel 12:11
A frase pode ser traduzida, literalmente, como "e desde o tempo da retirada do sacrifício contínu o a fim de estabelecer a abomi nação". Isso indicaria que a "retirada" foi feita com a intenção direta de estabelecer a abominação. O foco deve estar sobre a retirada preparatória em vez de no estabelecimento subsequente.
As palavras desta passagem são semelhantes às de Daniel 8:11,12 e de Daniel 11:31 (ver com. ali) e devem se referir ao mesmo evento.
- 11 Sim, ele se engrandeceu até o príncipe do exército; e lhe tirou o holocausto contínuo, e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo. 12 E o exército lhe foi entregue, juntamente com o holocausto contínuo, por causa da transgressão; lançou a verdade por terra; e fez o que era do seu agrado, e prosperou. Daniel 8:11,12 31 E estarão ao lado dele forças que profanarão o santuário, isto é, a fortaleza, e tirarão o holocausto contínuo, estabelecendo a abominação desoladora. Daniel 11:31
Mil duzentos e noventa dias - (cba)
Daniel 12:11
Este período é mencionado em conexão com "um tempo, dois tempos e metade de um tempo" (Daniel 12:7), ou 1.260 dias, e os eventos a ocorrerem no final desse período são presumivelmente idênticos. Então, é razoável entender que esses dois períodos abrangem aproximadamente o mesmo tempo histórico. O excedente dos 1.290 sobre os 1.260 talvez deva ser entendido tendo-se em vista o fato de que o início dos 1.290 dias se relaciona com a retirada do "sacrifício diário", preparatório ao estabelecimento da "abominação".
Os que mantêm o ponto de vista de que "diário" representa o "paganismo" (ver com. de Daniel 8:11) subtraem 1.290 de 1.798 e chegam à data de 508 d.C. Eles veem os eventos que cercam essa data, como a conversão de Clóvis, rei dos francos, à fé católica, e a vitória sobre os godos, como passos importantes para o estabelecimento da supremacia da Igreja Católica no Ocidente.
Os que defendem o ponto de vista de que "diário" se refere ao ministério sacerdotal contínuo de Cristo no santuário celestial e ao verdadeiro culto a Cristo na era do evangelho (ver com. de Daniel 8:11) não e ncontram explicação satisfatória para esse texto. Creem que essa é uma das passagens das Escrituras sobre as quais o futuro projetará mais luz.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Daniel 12:11-12
Os dois períodos mencionados nestes versículos estão relacionados ao tempo de Daniel 7:25 e Daniel 12:7, embora ligeiramente distintos. Isso indica que eles começaram, terminaram e se sobrepõem mais ou menos na mesma era.
- 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25 7 E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas. Daniel 12:7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 12:5-13
Um dos anjos pergunta quão longo será o tempo que resta até o final destes prodígios; dá-se uma resposta solene de que será por um tempo, tempos e metade de um tempo, o período mencionado em Daniel 7:25, e no livro do Apocalipse. Significa 1.260 dias ou anos proféticos, a começar do tempo em que o poder do povo santo seja destruído. O engano de Maomé e a usurpação papal tiveram início quase ao mesmo tempo, e estes foram um ataque dobrado contra a Igreja de Deus. Porém, no final, tudo terminará bem. Todo rei, principado e potestade contrários serão derrubados, a santidade e o amor triunfarão, e serão estabelecidos de modo honrado e para toda a eternidade. O final chegará. Que profecia assombrosa é esta, de tantos feitos variados, e estendendo-se através de tantas épocas sucessivas, chegando até a ressurreição geral!
Daniel deve ter se consolado com a perspectiva carinhosa de sua própria felicidade na morte, no juízo, e para toda a eternidade. É bom que todos nós tenhamos em mente e consideremos seriamente que sairemos deste mundo. Este deve ser o nosso caminho, mas o nosso consolo é que não partiremos até que Deus nos chame, e até que Ele tenha terminado aquilo que tem feito e fará por nosso intermédio aqui; até que diga: Venha por teu caminho, tu que fizeste a tua obra; portanto, agora, vem por teu caminho e deixe que outros ocupem o teu lugar. Foi um consolo para Daniel, e é um consolo para todos os santos que, qualquer que seja a sua sorte em vida, terão uma sorte feliz ao final dela. Assegurarmo-nos disto deve ser o maior interesse e preocupação de cada um de nós. Então, podemos estar muito felizes quanto à nossa condição atual, e aceitar a vontade de Deus em relação à nossa vida. Os crentes são felizes em todos os momentos; repousamos em Deus no presente pela fé, e nos está reservado o repouso no céu, ao final.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 Sim, ele se engrandeceu até o príncipe do exército; e lhe tirou o holocausto contínuo, e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo. 12 E o exército lhe foi entregue, juntamente com o holocausto contínuo, por causa da transgressão; lançou a verdade por terra; e fez o que era do seu agrado, e prosperou. 26 E a visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias mui distantes. Daniel 8:11,12,26 31 E estarão ao lado dele forças que profanarão o santuário, isto é, a fortaleza, e tirarão o holocausto contínuo, estabelecendo a abominação desoladora. Daniel 11:31 13 Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão relativamente ao holocausto contínuo e à transgressão assoladora, e à entrega do santuário e do exército, para serem pisados? Daniel 8:13 27 E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador. Daniel 9:27 31 E estarão ao lado dele forças que profanarão o santuário, isto é, a fortaleza, e tirarão o holocausto contínuo, estabelecendo a abominação desoladora. Daniel 11:31 15 Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação de desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda), Mateus 24:15 14 Ora, quando vós virdes a abominação da desolação estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; Marcos 13:14 2 Mas deixa o átrio que está fora do santuário, e não o meças; porque foi dado aos gentios; e eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. Apocalipse 11:2 12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber. Daniel 1:12 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:14 2 Mas deixa o átrio que está fora do santuário, e não o meças; porque foi dado aos gentios; e eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. Apocalipse 11:2 6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. Apocalipse 12:6 5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses. Apocalipse 13:5