Comentário Bíblico
Adventista
Dez dias - (cba)
Daniel 1:12
Este parece ser um período curto para se produzir alguma mudança visível na aparência e no vigor físico. Mas, graças a hábitos de estrita temperança, Daniel e seus companheiros já tinham uma aparência saudável (ver PR, 482) resultante dos benefícios de dieta adequada. Sua recuperação dos rigores da longa marcha desde a Judeia foi, sem dúvida, mais notável do que a de outros cativos que não cultivavam hábitos saudáveis. No caso de Daniel e de seus três companheiros, o poder divino se uniu ao esforço humano, e o resultado era perceptível (cf. PP, 214). A bênção de Deus acompanhou a nobre resolução dos jovens de não se contaminar com as iguarias do rei. Eles sabiam que a indulgência para com alimentos e bebidas estimulantes os impediria de assegurar pleno desenvolvimento físico e mental. O cozinheiro-chefe "supunha que um regime de abstenção tornaria esses jovens pálidos, de aparência doentia [ ... ], ao passo que a alimentação [ ... ] da mesa do rei os tornaria corados e belos, dando-lhes capacidade física superior" (CRA, 31), mas se surpreendeu quando viu que os resultados eram contrários às suas suposições.
Deus honrou esses jovens por causa de seu firme propósito de fazer o que era certo. Para eles, a aprovação de Deus era mais estimada do que o favor do homem mais poderoso da terra; mais estimada mesmo que a própria vida (ver CRA, 31). Essa firme resolução não nasceu com a pressão das circunstâncias imediatas. Desde a infância, esses jovens foram treinados com hábitos de estrita temperança. Eles conheciam os efeitos degenerativos de uma dieta estimulante, e havia muito tinham se determinado a não debilitar as faculdades físicas e mentais pela indulgência no apetite. No final desse período, eles tinham aparência, habilidade física e vigor mental superiores.
Daniel não recusou as iguarias do rei a fim de parecer diferente. Muitos considerariam que, sob tais circunstâncias, havia motivos plausíveis para se abandonar a adesão estrita aos princípios e que Daniel tinha mente estreita, era fanático e demasiado meticuloso. Daniel buscou viver em paz com todos e cooperar com seus superiores contanto que isso não exigisse sacrificar princípios. Estava disposto a abrir de mão de honras mundanas, poder, posição e mesmo da própria vida se estivesse em jogo a lealdade a Yahweh.
Legumes - (cba)
Daniel 1:12
Do heb. zero'im, "alimento derivado de plantas", como cereais e vegetais. De acordo com a tradição judaica, frutas vermelhas e tâmaras também se incluíam neste termo. Visto que tâmaras são parte da dieta básica na Mesopotâmia, é provável que estivessem incluídas (ver com. de Daniel 1:8).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
legumes [...] água
Daniel 1:12
A alimentação vegetariana evitaria todos os problemas religiosos (ver nota sobre Daniel 1:8). Também seria perceptivelmente mais saudável. Por isso, Daniel e seus amigos receberam permissão para dar continuidade a seu programa alimentar (Daniel 1:15).
- 8 Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. Daniel 1:8 15 E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais. Daniel 1:15
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 1:8-16
Devemos reconhecer como dádivas de Deus os bens que pensamos ter alcançado por nossos próprios méritos ou esforços.
Daniel ainda era firme em sua religião, e prosseguiu fortemente apegado ao espírito de um verdadeiro israelita, sem se importar com o nome que lhe deram. Estes jovens sentiram repugnância em relação à comida que lhes era servida, pois era pecaminosa. Quando o povo de Deus está em Babilónia, deve ter o cuidado especial de não participar dos pecados que ali são cometidos. Digno de elogio é que a juventude não cobice e nem busque os deleites que estão ligados aos sentidos. Aqueles que desejam destacar-se em sabedoria e piedade devem aprender a sujeitar o seu próprio corpo. Daniel evitou corromper-se com o pecado; este deve ser o nosso temor acima de qualquer outro problema exterior. É mais fácil manter a tentação à distância do que resistir quando ela está próxima. Não podemos aproveitar melhor aquilo que nos beneficia do que utilizando-o para afastar-nos do pecado.
As pessoas não crerão na vantagem de evitar os excessos e ter uma dieta austera, nem contribuirão para a saúde de seus corpos, se não se dispuserem ao menos a tentar. A temperança consciente, sempre fará mais do que a indulgência pecaminosa a favor do bem-estar nesta vida.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 Pelo que o despenseiro lhes tirou as iguarias e o vinho que deviam beber, e lhes dava legumes. Daniel 1:16 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. Gênesis 1:29,30 3 Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem. Deuteronômio 8:3 2 Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. Romanos 14:2 26 E a visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias mui distantes. Daniel 8:26 21 Mas o bode peludo é o rei da Grécia; e o grande chifre que tinha entre os olhos é o primeiro rei. Daniel 8:21 20 Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Daniel 10:20
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Terça 7/1 - Deus Age na Nossa Vida Quando Escolhemos o Certo - Leandro Quadros - Daniel 1

Quarta 8/1 - Bençãos de Deus Para o Corpo e Para a Mente - Leandro Quadros - Vegetarianismo Daniel 1

Quinta 09/01 - Como Ter Sabedoria - Leandro Quadros - Daniel 1 - Comentários da Bíblia
