Comentário Bíblico
Adventista
Em certo lugar - (cba)
Hebreus 4:4
Citação de Gênesis 2:2.
Descansou - (cba)
Hebreus 4:4
Do gr. katapauõ, “parou , “fez cessar". Assim como o substantivo katapausis, o verbo katapauõ denota a cessação do trabalho ou de uma atividade, juntamente com o estado ou condição de inatividade que se segue à cessação (ver com. de Hebreus 3:11). A palavra hebraica equivalente, shabath, traduzida como “descansou” (ver com. de Gênesis 2:2), significa literalmente “cessação” do trabalho ou da atividade. Katapauõ e shabath incluem, assim, tanto a cessação da atividade anterior como o estado de inatividade que se segue. Os dois aspectos são verdadeiros porque Deus descansou no primeiro sábado. Ele parou de criar e continuou em estado de inatividade no que se refere a uma criação posterior. As "obras” da criação estavam completas em todos os aspectos; e, naquele primeiro sábado transformado em memorial da criação, Deus começou Seu descanso da atividade de criar a Terra. No que se refere a este mundo, Deus não retomou o trabalho de criar, encerrado naquele tempo, nem revogou ou alterou as leis então criadas para governar o mundo natural. O escritor de Hebreus concentra a atenção na criação como um ato completo, não sujeito a revisão posterior. Isso inclui o mundo material, as leis que o regem, o ser humano e o propósito de Deus para ele e para o mundo. A ênfase, portanto, aqui, é sobre a cessação de Deus em relação a outras atividades criativas.
- 11 Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Hebreus 3:11 2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Gênesis 2:2
O sábado da semana da criação também foi o primeiro dia completo de vida de Adão. Suas experiências naquele dia foram um prenúncio do descanso eterno reservado para Adão se ele permanecesse fiel a Deus. A observância do sétimo dia da semana como sábado de descanso testemunha da fé no verdadeiro Deus criador de todas as coisas, e é uma expressão visível dessa fé. Testemunha também do desejo de viver em harmonia com Seu eterno propósito, implícito na criação deste mundo e da humanidade para viver sobre ele. É um sinal de aceitação do propósito divino para cada indivíduo (ver com. de Êxodo 20:8; Ezequiel 20:12,20; Isaías 58:13). Assim como o propósito original de Deus para este mundo, ou seja, Seu "descanso", mantém-se inalterado, também permanece o sábado do sétimo dia, o memorial da criação. Portanto, a observância do sábado do sétimo dia testemunha da fé em Deus como criador de todas as coisas, bem como da fé em Seu poder de transformar a vida e preparar pessoas para aquele descanso eterno inicialmente planejado para os habitantes deste mundo. O sábado é sinal do poder criador e santificador de Deus, e sua observância é um reconhecimento de Seu poder de criar e recriar.
- 8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Êxodo 20:8 12 Demais lhes dei também os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica. 20 E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus. Ezequiel 20:12,20 13 Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; Isaías 58:13
O sétimo dia - (cba)
Hebreus 4:4
Ver com. de Gênesis 2:1-3.
Todas as obras que fizera - (cba)
Hebreus 4:4
Em Gênesis 2:2, a referência é às “obras” criadas do mundo natural, como descrito no capítulo anterior.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 4:1-10
Os privilégios que temos com o Evangelho são maiores do que os que existiam sob a lei de Moisés, ainda que em sua essência se pregou o mesmo Evangelho em ambos Testamentos. Em todas as épocas têm existido muitos ouvintes que não tiram proveito da mensagem de Deus, e a incredulidade é a causa de toda esterilidade quando se trata da Palavra. A fé do que ouve é a vida da Palavra. Uma triste consequência do descuido parcial e de uma profissão de fé vacilante e relaxada, é que muitas vezes faz com que os homens não a alcancem. Sejamos então diligentes para ter livre acesso ao reino de Deus.
Como Deus terminou sua obra e depois descansou, fará com que os que crêem terminem a sua obra e depois desfrutem de seu repouso. É evidente que resta um dia de repouso para o povo de Deus, mais espiritual e excelente do que o do sétimo dia, ou daquele ao qual Josué dirigiu os judeus. Este repouso é um repouso de graça, consolo e santidade no estado do Evangelho. O repouso em glória é onde o povo de Deus desfrutará o final de sua fé e o objeto de todos os seus santos desejos. O repouso, que é o tema do raciocínio do apóstolo, e do qual conclui que fica por ser desfrutado, é sem dúvida o repouso celestial que resta para o povo de Deus, e que se opõe ao estado de trabalhos e transtornos deste mundo. É o repouso que obterão quando o Senhor Jesus aparecer no céu. Porém, os que não crêem nunca entrarão neste repouso espiritual, seja o de graça aqui ou o de glória no além. Deus sempre tem declarado que o repouso do homem está nEle e que o seu amor é a única alegria verdadeira da alma; e a fé em suas promessas por meio de seu Filho é o único caminho para entrar naquele repouso.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 Mas em certo lugar testificou alguém dizendo: Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites? Hebreus 2:6 1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. 2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Gênesis 2:1,2 11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. Êxodo 20:11 17 Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério. Êxodo 31:17