Comentário Bíblico
Adventista
Ignorar - (cba)
1 Coríntios 14:38
Do gr. agnoeõ, “não reconhecer”. De fato, Paulo disse que se alguém não reconhecia que ele era inspirado por Deus e, por isso, não recebia suas instruções como ordens divinas, o fazia para seu próprio mal. O apóstolo tinha dado evidências suficientes de estar cumprindo uma missão designada por Deus e não precisava dizer nada mais a esse respeito. Quem rejeitasse seu conselho pagaria as consequências. Não havia mais nada a se fazer por essa pessoa; ela respondería perante Deus por sua rebelião.
A ignorância voluntária acerca das ordens divinas não será desculpa para ninguém, mas resultará em ruína. O Espírito Santo não continuará a rogar eternamente por alguém que se apega com obstinação às próprias idéias errôneas, mesmo depois de ter conhecido o caminho correto (ver Gênesis 6:3; Oséias 4:17). Tal obstinação e ignorância voluntária dos planos de Deus para o mundo é uma atitude característica de certos tipos de pessoas dos últimos dias, e é um sinal da proximidade do fim (ver 2 Pedro 3:3-5). É perigoso rejeitar a luz divina para continuar a satisfazer os desejos do coração natural, que está sempre em inimizade contra Deus (ver Romanos 8:6-8; Gálatas 5:16,17; 1 João 2:15,16).
- 3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. Gênesis 6:3 17 Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o. Oséias 4:17 3 sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, 4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 5 Pois eles de propósito ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; 2 Pedro 3:3-5 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; 8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8:6-8 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:16,17 15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. 1 João 2:15,16
Será ignorado - (cba)
1 Coríntios 14:38
Nesse caso, essas pessoas não seriam reconhecidas por Deus. Essa experiência é o oposto da descrita em 1 Coríntios 8:3: “Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por Ele.”
Nota Adicional a 1 Coríntios 14 - (cba)
1 Coríntios 14:1-40
Há dois pontos de vista principais com respeito ao dom de línguas discutido em 1 Coríntios 14. Alguns entendem que a manifestação deve ser explicada com base no fenômeno de línguas no Pentecostes (At 2). O idioma falado sob a influência do dom era estrangeiro, mas podia ser facilmente compreendido pelo que o falasse. Os coríntios estariam pervertendo o emprego do dom ao falar numa língua estrangeira na igreja quando ninguém presente podia entender. Isso seria o mau uso do dom, o que Paulo reprovou.
Outros afirmam que a manifestação do dom em Corinto era diferente da ocorrida no Pentecostes. A língua não seria um idioma falado por seres humanos. Por isso, ninguém poderia compreendê-la a menos que estivesse presente um intérprete que possuísse o dom do Espírito (1 Coríntios 12:10). A função desse tipo do dom seria a de confirmar a fé dos novos conversos (1 Coríntios 14:22; Atos 10:44-46; Atos 11:15) e prover edificação espiritual pessoal (1 Coríntios 14:4). O exercício desse dom em assembléias públicas, com o fim principal de edificação pessoal, seria o que Paulo condenou em 1 Coríntios 14. Outros pontos de vista combinam elementos dessas duas opiniões principais.
- 10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. 1 Coríntios 12:10 22 De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos; a profecia, porém, não é sinal para os incrédulos, mas para os crentes. 1 Coríntios 14:22 44 Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; 46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. Atos 10:44-46 15 Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio. Atos 11:15 4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 1 Coríntios 14:4
Ao analisar essa questão, é útil enumerar as características do dom de línguas manifestado no Pentecostes e em Corinto. Havia claramente a habilidade de falar línguas estrangeiras, e seu propósito era facilitar a divulgação do evangelho (cf. AA, 39, 40). Uma segunda função pode ser vista na experiência de Pedro na casa de Cornélio, em que a manifestação do dom convenceu Pedro e os cristãos judeus que estavam com ele de que Deus aceitava os gentios (ver com. de Atos 10:46) e, sem dúvida, também convenceu Cornélio e os que estavam com ele de que a obra de Pedro era divina.
A respeito do dom posteriormente manifestado em Corinto, observam-se as seguintes características: o dom é inferior ao de profecia (1 Coríntios 14:1); quem fala em línguas se dirige a Deus e não aos seres humanos (1 Coríntios 14:2); ninguém entende o que fala em línguas (1 Coríntios 14:2); quem fala está “em Espírito”, isto é, em êxtase (1 Coríntios 14:2,14; cf. com. de Apocalipse 1:10); a pessoa que fala em línguas fala de mistérios (1 Coríntios 14:2; sobre mistérios, ver com. de Romanos 11:25); o falante edifica a si mesmo e não a igreja (1 Coríntios 14:4); Paulo gostaria que todos tivessem o dom (1 Coríntios 14:5); quem tinha esse dom devia orar para que pudesse interpretar, a fim de que a igreja fosse edificada (1 Coríntios 14:12,13); o entendimento, ou seja, a mente, não recebe proveito quando se ora em “línguas”, indicando que a experiência não corresponde a um estado mental consciente (1 Coríntios 14:14); o dom devia servir de sinal para os que não criam (1 Coríntios 14:22); o dom devia ser usado na igreja somente se um intérprete estivesse presente (1 Coríntios 14:27); do contrário, a pessoa devia falar apenas para si e para Deus (1 Coríntios 14:28); e os coríntios foram admoestados a não proibir o falar em línguas (1 Coríntios 14:39).
- 1 Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1 Coríntios 14:1 2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. 1 Coríntios 14:2 2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. 14 Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero. 1 Coríntios 14:2,14 10 Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Apocalipse 1:10 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; Romanos 11:25 4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 1 Coríntios 14:4 5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação. 1 Coríntios 14:5 12 Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja. 13 Por isso, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar. 1 Coríntios 14:12,13 14 Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero. 1 Coríntios 14:14 22 De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos; a profecia, porém, não é sinal para os incrédulos, mas para os crentes. 1 Coríntios 14:22 27 Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. 1 Coríntios 14:27 28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. 1 Coríntios 14:28 39 Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas. 1 Coríntios 14:39
A lista das características do dom implica que o apóstolo não lida com um dom falso. Ele alistou o dom de línguas entre os dons genuínos do Espírito (1 Coríntios 12:8-10) e, em nenhum texto, sugere que o dom descrito em 1 Coríntios 14 não seja de Deus. Pelo contrário, ele o louva (1 Coríntios 14:5,17) e afirma que falava em línguas mais do que os coríntios (1 Coríntios 14:18). Expressa o desejo de que todos tivessem esse dom e insta os crentes a não proibir seu exercício (1 Coríntios 14:39). O propósito de Paulo nessa discussão é mostrar o lugar e a função do dom e advertir contra o mau uso.
- 8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. 1 Coríntios 12:8-10 5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação. 17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. 1 Coríntios 14:5,17 18 Dou graças a Deus, que falo em línguas mais do que vós todos. 1 Coríntios 14:18 39 Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas. 1 Coríntios 14:39
É evidente que os coríntios faziam mau uso desse dom. Falavam em línguas na igreja quando não havia intérprete e quando ninguém era beneficiado, exceto aqueles que falavam. Aparentemente, vários falavam ao mesmo tempo enquanto outros profetizavam e ensinavam. Isso resultava em confusão geral (1 Coríntios 14:26-33; 1 Coríntios 14:40).
- 26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 27 Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. 28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. 29 E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem. 30 Mas se a outro, que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. 31 Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam cosolados; 32 pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas; 33 porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos, 1 Coríntios 14:26-33 40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. 1 Coríntios 14:40
A questão se as línguas eram um idioma conhecido ou não, ou se eram simplesmente sons inarticulados, é muito debatida pelos comentaristas. Quem acredita que se falava numa língua estrangeira, desconhecida do falante, mas compreendida por aqueles familiarizados com ela, argumentam com base no que chamam de analogia das Escrituras, que o dom em Corinto deve ser explicado com base na manifestação do Pentecostes (At 2) e em outras ocasiões (Atos 10:44-46; Atos 11:15; Atos 19:6) e que, portanto, o propósito era claramente o de habilitar as pessoas a pregar o evangelho em línguas antes desconhecidas para eles. Explicam 1 Coríntios 14:2, em que se diz que nenhum dos presentes pode entender, como indicando que ninguém que estava ah podia entender, embora estrangeiros o pudessem. Eles ainda observam que é difícil conceber que o Espírito Santo Se manifestaria numa língua desconhecida, levando em consideração o contexto de 1 Coríntios 14.
- 44 Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; 46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. Atos 10:44-46 15 Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio. Atos 11:15 6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19:6 2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. 1 Coríntios 14:2
Aqueles que defendem que o fenômeno consistia de sons não inteligíveis, não relacionados a uma linguagem humana, argumentam que esse é o modo mais natural de se interpretar as várias passagens que tratam do tema, e que essa é a conclusão inevitável a que se chega quando se leva em conta todas as características alistadas. Creem que a ilustração de Paulo em 1 Coríntios 14:7-10 tem o propósito de mostrar que o que se ouviam eram sons inarticulados ou uma língua não compreendida, a menos que também estivessem possuídos pelo Espírito e tivessem o dom da interpretação (1 Coríntios 12:10).
- 7 Ora, até as coisas inanimadas, que emitem som, seja flauta, seja cítara, se não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara? 8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? 9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar. 10 Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação. 1 Coríntios 14:7-10 10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. 1 Coríntios 12:10
Qualquer que seja o ponto de vista adotado, uma coisa é certa: a manifestação do dom no Pentecostes e os objetivos pelos quais foi dado (At 2) diferiam em muitos aspectos do dom manifestado em Corinto. O dom em Corinto servia para edificar quem falava, não a outros (1 Coríntios 14:4). Paulo não encorajou seu uso em público, a menos que houvesse um intérprete presente (1 Coríntios 14:12,13,27). Não recomendou seu uso na igreja (1 Coríntios 14:19,28). A mensagem era direcionada a Deus, não às pessoas (1 Coríntios 14:2,28). Quem falava em línguas ficava em êxtase e inconsciente (1 Coríntios 14:14). Isso não aconteceu quando esse dom foi dado aos discípulos no Pentecostes. A habilidade de falar em línguas estrangeiras foi claramente designada para edificar a outros. Foi concedida para que os discípulos pudessem pregar o evangelho sem os serviços de um intérprete. A mensagem se dirigia às pessoas, não a Deus, e quem falava não se encontrava em êxtase, mas agia como quem tivesse adquirido uma nova língua por meio de estudo (ver com. de At 2).
- 4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 1 Coríntios 14:4 12 Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja. 13 Por isso, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar. 27 Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. 1 Coríntios 14:12,13,27 19 Todavia na igreja eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua. 28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. 1 Coríntios 14:19,28 2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. 28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. 1 Coríntios 14:2,28 14 Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero. 1 Coríntios 14:14
Devido a alguns aspectos obscuros com respeito à maneira em que o dom de línguas se manifestou no passado, Satanás encontrou facilidade em falsificar esse dom. Nos cultos pagãos, o fenômeno se manifestava com frequência, e seus sons incoerentes eram bem conhecidos. Também mais tarde, sob disfarce do cristianismo, surgem várias manifestações do suposto dom de línguas de tempos em tempos. Porém, quando se comparam essas manifestações às especificações bíblicas do dom de línguas, conclui-se que são algo bem diferente do dom outrora concedido pelo Espírito. Portanto, devem ser rejeitadas como espúrias. Contudo, a existência da falsificação não deve levar a se ignorar o dom genuíno. A manifestação adequada do dom abordado em 1 Coríntios 14 tinha uma função útil. É verdade que foi mal empregado, mas Paulo tentou corrigir os abusos e atribuir ao dom o seu devido lugar e função.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 14:34-40
Quando o apóstolo exorta as mulheres cristãs a buscarem informações sobre temas religiosos com seus esposos, em casa, mostra que as famílias de crentes devem se reunir para promover o conhecimento espiritual.
O Espírito de Cristo nunca se contradiz, e se as revelações de alguém são contrárias às do apóstolo, não procedem do mesmo Espírito. A maneira de manter a paz, a verdade e a ordem na igreja é procurar o que é bom para ela, dar suporte ao que não traga danos ao seu bem estar, e conservar a boa conduta, a ordem e a decência.
Comentário Bíblico
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- Análise em Cadeia 17 Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o. Oséias 4:17 6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem. Mateus 7:6 14 Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco. Mateus 15:14 3 Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 4 é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, 5 disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro; 1 Timóteo 6:3-5 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. 2 Timóteo 4:3,4 11 Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. 12 Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:11,12