Comentário Bíblico
Adventista
O teu primeiro amor - (cba)
Apocalipse 2:4
Este sentimento incluía amor por Deus e pela verdade, amor uns pelos outros como irmãos e pelas pessoas em geral (ver com. de Mateus 5:43,44; Mateus 22:34-40). Talvez as controvérsias doutrinárias incitadas pelos falsos mestres tenham dado origem a um espírito faccioso. Além disso, a despeito dos esforços diligentes por parte de muitos para deter a maré de falsos ensinos, alguns dos que permaneceram na igreja foram, sem dúvida, afetados por eles. A atuação do Espírito Santo, que converte os princípios da verdade em força viva para a transformação do caráter (ver João 16:8-11; Gálatas 5:22,23; Efésios 4:30; etc.), como mensageiro da verdade (João 16:13), fora subvertida até o ponto em que o erro encontrou morada na igreja. Além disso, à medida que o testemunho daqueles que haviam interagido pessoalmente com Jesus foi silenciado com a morte de um por um, a visão da iminência do retorno de Cristo (ver com. de Apocalipse 1:1) começou a se esvair, e a chama da fé e da devoção passou a queimar cada vez com menos intensidade.
- 43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Mateus 5:43,44 34 Os fariseus, quando souberam, que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos; 35 e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou- o, dizendo: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:34-40 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. João 16:8-11 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Efésios 4:30 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. João 16:13 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João; Apocalipse 1:1
Nota Adicional a Apocalipse 2 - (cba)
Apocalipse 2:1-29
A aplicação das mensagens às sete igrejas a sete períodos consecutivos da história da igreja (ver com. de Apocalipse 2:1) naturalmente sugere a necessidade de uma série de datas de transição a fim de facilitar a coordenação das diversas mensagens com seus respectivos períodos. Contudo, na tentativa de definir essas datas, é importante lembrar que: (1) A profecia das sete igrejas não é temporal no sentido comum do termo, pois não há datas cronológicas específicas associadas a ela. Essa profecia se refere, em primeiro lugar, às experiências sucessivas da igreja e difere consideravelmente de profecias como a dos 1.260 dias (Daniel 7:25), das 2.300 tardes e manhãs (Daniel 8:14) e das setenta semanas (Daniel 9:25). (2) As grandes eras da história não são marcadas por datas exatas. Quando usadas, as datas funcionam como pontos convenientes de natureza geral, não como delimitadores exatos. A transição de um período para o outro é um processo gradual. Contudo, não há problema em indicar datas aproximadas a fim de ajudar a relacionar as mensagens com eventos correspondentes da história. Alguns sugerem datas diferentes das citadas abaixo e expressões distintas para nomear os períodos. Contudo, essa variação de datas e nomes não afeta substancialmente a mensagem geral encontrada nas cartas às sete igrejas.
- 1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Apocalipse 2:1 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:14 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. Daniel 9:25
1. Efeso. Há consenso de que o período representado por esta igreja abrange a era apostólica. Logo, pode ser datado de aproximadamente 31 d.C., o ano da ascensão do Senhor, até o ano 100 d.C.
2. Esmirna. As mensagens à segunda e terceira igrejas identificam a transição de Esmirna para Pérgamo como a mudança da situação de perseguição para a de popularidade. A transição é marcada pelo reinado de Constantino, o Grande, de 306 a 337, o primeiro imperador romano supostamente cristão. Antes do famoso Edito de Milão, em 313, o cristianismo era uma religião ilegal e enfrentou vários períodos de intensa perseguição por parte do estado. O edito decretou direitos iguais para todas as religiões do império e restaurou as propriedades cristãs confiscadas. No mesmo ano, Constantino dispensou o clero cristão do serviço civil e militar e isentou suas propriedades da cobrança de impostos. O ano de 313, ou o de sua suposta conversão ao cristianismo, em 323/325, pode ser considerado a data apropriada para a transição do período de Esmirna para Pérgamo.
3. Pérgamo. A revelação caracterizou o período de Pérgamo como uma época de concessões, apostasia e popularidade, durante a qual a igreja romana consolidou seu poder e autoridade. Em consequência, no encerramento do período de Pérgamo, Roma imperial estava fora do caminho, e o papado totalmente constituído e pronto para sua carreira de governante do mundo ocidental (ver Nota Adicional a Daniel 7).
Qualquer um dos vários acontecimentos a seguir pode servir de ponto aceitável para o fim desse período. A deposição do último imperador romano, em 476, é uma delas. Outra seria a conversão do rei franco Clóvis, o primeiro governante germânico a aceitar o cristianismo romano e a se aliar aos interesses da igreja na conquista de outros povos germânicos, em 496. O decreto de Justiniano, promulgado em 533, concedendo ao papa plenos poderes eclesiásticos no Oriente e no Ocidente, começou a vigorar em 538.
De modo geral, os historiadores consideram que o pontificado de Gregório, o Grande (590-604), marca a transição do período antigo para o medieval, e seu reinado como papa pode ser considerado um divisor de águas. Gregório é visto como o primeiro dos prelados medievais. Ele assumiu ousadamente o papel de imperador do Ocidente, e sua administração lançou os fundamentos para as reivindicações posteriores de absolutismo papal.
O ano 756 marca o início do governo territorial papal e a ascensão da França ao papel de “filho mais velho do papado". Nesse ano, Pepino, da França, derrotou os lombardos do norte da Itália que ameaçavam o papa e cedeu a este o território. Essa concessão, comumente chamada de Doação de Pepino, marca o início dos estados papais, nos quais o pontífice governou como monarca absolutista por mais de mil anos.
No entanto, a importância de 538 como ponto de partida para os 1.260 anos (ver com. de Daniel 7:25) sugere que seja uma data mais apropriada para a conclusão do período de Pérgamo do que as demais.
4. Tiatira. Essa época é caracterizada como a era da supremacia papal. A importância do intervalo de 1.260 anos na profecia bíblica (ver com. de Daniel 7:25; Apocalipse 12:6) sugere que 1798 pode ser uma data final adequada para Tiatira. Contudo, considerando a importância da Reforma para a ruptura da supremacia papal, o ano 1517 também seria uma data de término apropriada. Alguns podem defender que a perda dos estados papais, em 1870, e o consequente status do papa de “prisioneiro do Vaticano”, imposto por ele mesmo, também poderia tornar esse ano uma data possível. Contudo, 1870 parece um ano tardio para acomodar a profecia dos 1.260 anos e também os outros períodos da história da igreja, conforme apresentados em Apocalipse 2 e 3.
- 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25 6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. Apocalipse 12:6
5. Sardes. Esta é a igreja característica da época da Reforma. É possível definir seu início em 1517 ou 1798. Aqueles que apontam 1798 como data final para a igreja de Tiatira e início do período seguinte sugerem que 1833 seria o ano apropriado para o término da igreja de Sardes. Outros entendem que 1755 seja uma data adequada para esse término.
6. Filadélfia. A revelação determina que esta é a igreja do grande despertamento para o segundo advento. Várias datas de início foram sugeridas para esse período. Alguns propõem 1833, o ano do grande sinal na natureza, predito pelo Senhor (ver com. de Mateus 24:33). Essa data está ligada ao início da proclamação da mensagem do advento por Guilherme Miller. Outros sugerem que o ano de 1798, início do tempo do fim (ver com. de Daniel 11:35), também seria aceitável. Outros ainda favorecem o ano 1755, comumente aceito como a data do primeiro dos sinais específicos do fim, durante o sexto selo (ver com. de Apocalipse 6:12), considerando que esta escolha combina bem com o caráter da igreja de Filadélfia, que foi a igreja do despertamento para a segunda vinda. Há consenso entre os eruditos adventistas do sétimo dia de que 1844 deve marcar o término do período de Filadélfia e o início do de Laodiceia (ver com. de Daniel 8:14).
- 33 Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas. Mateus 24:33 35 Alguns dos entendidos cairão para serem acrisolados, purificados e embranquecidos, até o fim do tempo; pois isso ainda será para o tempo determinado. Daniel 11:35 12 E vi quando abriu o sexto selo, e houve um grande terremoto; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua toda tornou-se como sangue; Apocalipse 6:12 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:14
7. Laodiceia. Por ser o último de sete, o período de Laodiceia continua até a segunda vinda de Cristo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
primeiro amor
Apocalipse 2:4
(comparar com Efésios 1:15,16; Efésios 6:24; ). O amor é a primeira coisa a desaparecer quando alguém se afasta de Deus.
- 15 Por isso também eu, tendo ouvido falar da fé que entre vós há no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, 16 não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, Efésios 1:15,16 24 A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível. Efésios 6:24
O Guardião dos Tribunais do Templo
Apocalipse 2:1-5
(1 Pedro 1:5; Judas 1:24; ).As palavras saem dos lábios dAquele que não pode mentir. A imagem revela vigilância eterna. Cristo está no meio dos sete castiçais de ouro, caminhando de igreja em igreja, de congregação em congregação, de coração a coração. Aquele que guarda a Israel não cochila nem dorme. Se os castiçais fossem deixados aos cuidados de seres humanos, quantas vezes a luz piscaria e se apagaria! Mas Deus não entregou Sua igreja nas mãos dos homens. Cristo, Aquele que deu a vida pelo mundo, para que todos os que nele crêem não pereçam, mas tenham a vida eterna, é o vigia da casa. Ele é o guardião, fiel e verdadeiro, dos átrios do templo do Senhor. ...
- 5 que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo; 1 Pedro 1:5 24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, Judas 1:24
Cristo anda no meio de Suas igrejas por todo o comprimento e largura da terra. Ele olha com intenso interesse para ver se Seu povo está espiritualmente em tal condição que possa avançar Seu reino. Ele está presente em todas as assembleias da igreja. Ele conhece aqueles cujo coração pode encher com o óleo sagrado, para que possam transmiti-lo a outros. Aqueles que fielmente levam avante a obra de Cristo, representando em palavras e atos o caráter de Deus, cumprem o propósito do Senhor para eles, e Cristo tem prazer neles ( The Review and Herald, 26 de maio de 1903 ).
Resultados Malignos da Negligência
Apocalipse 2:1-5
(Efésios 1:1,15,16; ) - [ Citação de Apocalipse 2:1-5; ]. Nesta escritura estão delineadas as condições de aceitação por Deus. A primeira experiência da igreja de Éfeso levou a boas obras. Deus se deleitou no fato de que Sua igreja refletiu a luz do céu revelando o espírito de Cristo com ternura e compaixão. O amor que residia no coração de Cristo; o amor que o levou a se dar um sacrifício pela humanidade e a sofrer com tolerância o opróbrio dos homens, a ponto de ser chamado de demônio; o amor que O inspirou a realizar obras poderosas de cura durante Seu ministério - esse era o amor que deveria ser revelado na vida de Seus discípulos.
- 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: 15 Por isso também eu, tendo ouvido falar da fé que entre vós há no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, 16 não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, Efésios 1:1,15,16 1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos; 3 e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste. 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. Apocalipse 2:1-5
Mas eles negligenciaram acalentar a compaixão e ternura de Cristo. O eu, conforme manifestado em traços hereditários de caráter, estragou os princípios das grandes e boas obras que identificavam os membros da igreja de Éfeso como cristãos. O Senhor Jesus precisa mostrar-lhes que eles perderam aquilo que era tudo para eles . O amor que construiu o Salvador a morrer por nós, não foi revelado em sua plenitude em suas vidas; e, portanto, eles foram incapazes de honrar o nome do Redentor. E ao perderem o primeiro amor, aumentaram o conhecimento das teorias científicas originadas pelo pai da mentira ( Manuscrito 11, 1906 ).
Perdendo o talento do amor
Apocalipse 2:2-6
Esta mensagem é um exemplo da maneira pela qual os ministros de Deus devem repreender hoje. Seguindo o elogio pelo trabalho diligente, vem a reprovação por perder o talento do amor, que é um dever sagrado. Foi o amor de Deus que salvou a raça caída da morte eterna ( Manuscrito 136, 1902 ).
O amor por Cristo não precisa ser denunciado
Apocalipse 2:4
(2 Pedro 3:18; 2 João 1:6; ) - “Tenho, porém, algo contra ti, porque abandonaste o teu primeiro amor”. Tua é uma decadência, um declínio no zelo sagrado - não abandonado é o objeto disso, mas perdido é o fervor. A primeira afeição do convertido a Cristo é profunda, plena e ardente. Não é necessário que esse amor diminua à medida que aumenta o conhecimento, à medida que mais e mais luz brilha sobre ele. Esse amor deve se tornar mais fervoroso à medida que ele se torna mais familiarizado com seu Senhor. ...
- 18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. 2 Pedro 3:18 6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis. 2 João 1:6
Deus não aceitará nada menos do que todo o coração. Felizes são aqueles que do início de sua vida religiosa foi fiel ao seu primeiro amor, crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. O resultado seguro de seu relacionamento e comunhão com seu amado Senhor será o aumento de sua piedade, pureza e fervor. Eles estão recebendo uma educação divina, e isso é ilustrado em uma vida de fervor, de diligência e zelo. ...
É nosso trabalho conhecer nossas falhas e pecados especiais, que causam trevas e fraqueza espiritual, e extinguiram nosso primeiro amor ( The Review and Herald, 7 de junho de 1887 ).
Caído espiritualmente, mas sem saber disso
Apocalipse 2:4-5
(Apocalipse 3:14-18; 1 Reis 11:4; ) - Em vista das muitas virtudes enumeradas, quão impressionante é a acusação feita contra a igreja em Éfeso: “Tenho , porém, contra ti, porque abandonaste o teu primeiro amor.” Esta igreja foi altamente favorecida. Foi plantada pelo apóstolo Paulo. Na mesma cidade ficava o templo de Diana, que, em ponto de grandeza, era uma das maravilhas do mundo. A igreja de Éfeso encontrou grande oposição, e alguns dos primeiros cristãos sofreram perseguição; no entanto, alguns desses mesmos se desviaram das verdades que os haviam unido aos seguidores de Cristo, e adotaram, em seu lugar, os enganosos enganos inventados por Satanás.
- 14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o pricípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. 17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:14-18 4 Pois sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e e seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai; 1 Reis 11:4
Essa mudança é representada como uma queda espiritual. “Lembra-te, pois, de onde caíste , e arrepende-te e pratica as primeiras obras” - conforme delineado nos versículos anteriores. Os crentes não sentiram sua queda espiritual. Eles não sabiam que uma mudança havia ocorrido em seus corações e que teriam que se arrepender por não terem continuado suas primeiras obras. Mas Deus, em Sua misericórdia, clamou ao arrependimento, para um retorno ao seu primeiro amor e às obras que são sempre o resultado do amor verdadeiro e cristão ( Manuscrito 11, 1906 ).
Perda do amor, queda moral - A perda do primeiro amor é especificada como queda moral. A perda desse amor é representada como algo que afetará toda a vida religiosa. Sobre aqueles que perderam esse amor, Deus diz que, a menos que se arrependam, Ele virá até eles e removerá o castiçal de seu lugar ( Manuscrito 1, 1906 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 2:1-7
Estas igrejas estavam em tão diferentes estados de pureza de doutrina e poder da piedade, que as palavras de Cristo para elas sempre servirão bem para o caso de outras igrejas e crentes. Cristo conhece e observa o estado delas; mesmo estando no céu, anda em meio às suas igrejas na terra, observando o que está mau nelas e o que lhes falta.
A igreja de Éfeso é elogiada pela diligência em relação ao seu dever. Cristo leva em consideração cada hora de trabalho que seus servos fazem para Ele na terra, e o trabalho deles não será vão no Senhor. Porém, não é suficiente ser diligentes; deve haver paciência para suportar e paciência para esperar. Ainda que devamos mostrar mansidão a todos os homens, também devemos mostrar justo zelo contra seus pecados. O pecado de que Cristo acusa a esta igreja não é que houvesse deixado e abandonado ao objeto do amor, mas de ter perdido o grau de fervor que teve no princípio. Cristo fica descontente com seu povo quando o vê relaxado e frio para com Ele. É certo que esta menção na Escritura, sobre os cristãos que abandonam o seu primeiro amor, é uma reprovação para aqueles que falam sobre isto com negligência e procuram assim escusar a indiferença e a preguiça neles mesmos e em outros.
Nosso Salvador considera esta indiferença como pecaminosa. Eles devem se arrepender, condoer-se e envergonhar-se por sua pecaminosa inclinação, e confessá-la humildemente ante os olhos de Deus. Devem se propor a recuperar o seu primeiro zelo, ternura e fervor, e devem orar tão fervorosamente e vigiar tão diligentemente como quando entraram ao princípio nos caminhos de Deus. Se a presença da graça e do Espírito de Cristo for por nós descuidada, podemos esperar o seu desagrado. É feita uma alentadora menção do que era bom neles. A indiferença para com a verdade e o erro, para com o bem e o mal, pode ser chamada de caridade e mansidão, mas não é assim considerada por Cristo, e tem o seu desagrado. A vida cristã é uma guerra contra o pecado, contra Satanás, contra o mundo e a carne. Nunca devemos ceder diante de nossos inimigos espirituais, pois teremos um glorioso triunfo e recompensa. Todos os que perseverarem, receberão de Cristo, como a árvore da vida, a perfeição e a confirmação da santidade e a felicidade, não no paraíso terreno, mas no celestial.
Esta é uma expressão figurada, tomada do relato do jardim do Éden, que significa os gozos puros, satisfatórios e eternos do céu; e a espera deles neste mundo por fé, em comunhão com Cristo e com as consolações do Espírito Santo. Crentes, lutai aqui a vossa vida de luta, e esperai e aguardai uma vida tranquila no além; a Palavra de Deus nunca promete que aqui teremos tranquilidade e liberdade completa quanto aos conflitos.
- Veja também A Destruição de Sodoma 2:4,5
Patriarcas e Profetas, Pág. 165
Levi Mateus 2:4,5O Desejado de Todas as Nações, Pág. 280
O perigo do conhecimento especulativo 2:4Testemunhos Seletos 3, Pág. 194
O moderno disfarce luminoso de Satanás 2:4Conselhos para a Igreja, Pág. 336
O convite de Jesus, 6 de Dezembro 2:4Jesus Meu Modelo, Pág. 347
As atividades missionárias no lar 2:4Testemunhos Seletos 3, Pág. 36
Perdão através do sangue de Cristo, 4 de Março 2:4Refletindo a Cristo, Pág. 69
Remédio para a ruína, 20 de Março 2:4Este Dia com Deus, Pág. 86
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- Análise em Cadeia 14 entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem. 20 Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificdas a ídolos; Apocalipse 2:14,20 14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o pricípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. 17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Apocalipse 3:14-17 2 Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Lembro-me, a favor de ti, da devoção da tua mocidade, do amor dos teus desposórios, de como me seguiste no deserto, numa terra não semeada. 3 Então Israel era santo para o Senhor, primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor. 4 Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel; 5 assim diz o Senhor: Que injustiça acharam em mim vossos pais, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos? Jeremias 2:2-5 12 e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. 13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 24:12,13 9 E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento, Filipenses 1:9 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. 15 Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelará. 16 Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nela prossigamos. Filipenses 3:13-16 9 Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros; 10 porque certamente já o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, irmãos, a que ainda nisto abundeis cada vez mais, 1 Tessalonicenses 4:9,10 3 Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros. 2 Tessalonicenses 1:3 10 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. 11 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; Hebreus 6:10,11
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Patriarcas e Profetas, Pág. 165
Levi Mateus 2:4,5O Desejado de Todas as Nações, Pág. 280
O perigo do conhecimento especulativo 2:4Testemunhos Seletos 3, Pág. 194
O moderno disfarce luminoso de Satanás 2:4Conselhos para a Igreja, Pág. 336
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Perdão através do sangue de Cristo, 4 de Março 2:4Refletindo a Cristo, Pág. 69
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