Comentário Bíblico
Adventista
Deus fez o povo rodear - (cba)
Êxodo 13:18
Ou seja, em vez de permitir que os israelitas fossem pelo caminho mais direto, Deus os conduziu por um mais circundante. Deus tinha informado a Moisés que o povo de Israel devia se reunir no monte Horebe após sua saída do Egito (Êxodo 3:1,12). Portanto, ele sabia de antemão o caminho que seguiriam; sem dúvida, o mesmo que tinha havia pouco trilhado de Midiã ao Egito. Assim, o povo foi em direção ao sul desde Sucote (PP, 282) e chegou à margem do deserto em Etã (Êxodo 13:20). Somente quando tinha passado de Etã e entrado no deserto foi que a coluna de nuvem apareceu para guiá-lo (Êxodo 13:21).
- 1 Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus. 12 Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte. Êxodo 3:1,12 20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto. Êxodo 13:20 21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Êxodo 13:21
Pelo caminho do ... - (cba)
Êxodo 13:18
Com mais exatidão, "em direção a" ou "no caminho para" (ver Ezequiel 8:5; Ezequiel 21:2, ARC; etc.), onde a mesma palavra heb. derek é traduzida como "para" e "para o caminho" (ARC). Aqui, bem como em Êxodo 13:17, Moisés não se refere ao seu destino final , mas ao caminho que seguiram imediatamente após deixarem o Egito. Eles não deviam ir "em direção à" Filístia, mas sim "em direção" ou "no caminho do" Mar Vermelho. O hebraico é expresso de forma mais exata assim: "pelo caminho do deserto na direção do Mar Vermelho" (NTLH). O deserto a que Moisés se refere fica entre o Egito e o Mar Vermelho.
- 5 Então me disse: Filho do homem, levanta agora os teus olhos para o caminho do norte. Levantei, pois, os meus olhos para o caminho do norte, e eis que ao norte da porta do altar, estava esta imagem do ciúme na entrada. Ezequiel 8:5 2 Filho do homem, dirige o teu rosto para Jerusalém, e derrama as tuas palavras contra os santuários, e profetiza contra a terra de Israel. Ezequiel 21:2 17 Ora, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, se bem que fosse mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito; Êxodo 13:17
Deserto perto do Mar Vermelho - (cba)
Êxodo 13:18
Ou seja, o deserto entre o Egito e o Mar Vermelho (ver acima), não o deserto da península do Sinai. Isso está claro, devido aos seguintes fatos: (1) a construção gramatical hebraica, como se observa acima, indica o Mar Vermelho como o objetivo dessa etapa da jornada; (2) a construção paralela de Êxodo 13:17, onde se lê literalmente, "em direção à terra dos filisteus", requer que Êxodo 13:18 signifique "em direção ao Mar Vermelho"; (3) Moisés de imediato designa o "deserto" onde entraram depois de sair de Etã (Êxodo 13:20); (4) este é o deserto indicado por Ellen G. White (PP, 282, 283).
- 17 Ora, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, se bem que fosse mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito; Êxodo 13:17 18 mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho; e os filhos de Israel subiram armados da terra do Egito. Êxodo 13:18 20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto. Êxodo 13:20
O propósito de Deus ao escolher o caminho do Mar Vermelho era duplo: (1) Os israelitas estavam desarmados e não tinham o costume de guerrear, portanto, estavam despreparados para enfrentar os aguerridos filisteus (ver com. de Êxodo 13:17). Os israelitas podiam entender isso; e foi essa a razão que Deus lhes deu (Êxodo 13:17). (2) Como Deus já havia instruído Moisés (Êxodo 3:12), Ele tinha o propósito de se encontrar com o povo no monte Horebe. Lá completariam sua organização formal como nação, Deus faria uma aliança com eles, comunicaria Sua santa lei, e os serviços do santuário seriam instituídos. Os filhos de Israel não estavam preparados para entender a necessidade de tudo isso e, por esse motivo, Deus não as mencionou nessa ocasião.
- 17 Ora, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, se bem que fosse mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito; Êxodo 13:17 12 Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte. Êxodo 3:12
O relativo isolamento da parte meridional da península do Sinai se adaptava maravilhosamente ao cumprimento do propósito pelo qual Deus conduziu Seu povo às proximidades do monte Horebe. Essa península escabrosa e árida está cercada em dois de seus lados por braços do Mar Vermelho e, no terceiro, pelo grande deserto de Parã. O povo não só receberia as instruções que Deus desejava lhe comunicar, mas as privações de sua longa e cansativa jornada pelo deserto montanhoso proveria situações nas quais teriam oportunidade de aprender a confiar nEle. Este era precisamente o treinamento que precisavam no preparo para a difícil tarefa de conquistar Canaã.
Arregimentados - (cba)
Êxodo 13:18
A palavra traduzida aqui como "arregimentados" tem sido interpretada de várias formas. Alguns comentaristas imaginam que significava "armados", "cingidos" ou "organizados em cinco divisões". Outros a explicam como "ordenados", "preparados" ou marchando em "fi leiras de cinco". Textos como Josué 1:14; Josué 4:12 e Juízes 7:11 têm levado muitos tradutores a aceitar o significado "armados". Essa tradução levanta a questão quanto a onde os escravos expulsos conseguiram as armas e quando receberam o treinamento para usá-las. Essa interpretação não pode estar correta, pois "estavam desarmados e não tinham o costume de guerrear" (PP, 282). Qualquer que seja o significado correto da palavra traduzida por "arregimentados", ela obviamente transmite a ídeia de que os israelitas deixaram o Egito, não como uma turba de fugitivos, mas como um corpo bem organizado sob o comando de um líder sábio e determinado (ver PP, 281).
- 14 Vossas mulheres, vossos pequeninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu desta banda do Jordão; porém vós, todos os homens valorosos, passareis armados adiante de vossos irmãos e os ajudareis; Josué 1:14 12 E passaram os filhos de Rúben e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés, armados, adiante dos filhos de Israel, como Moisés lhes tinha dito; Josué 4:12 11 ouvirás o que dizem, e serão fortalecidas as tuas mãos para desceres contra o arraial. Então desceu ele com e seu moço, Purá, até o posto avançado das sentinelas do arraial. Juízes 7:11
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 13:17-20
Havia dois caminhos do Egito a Canaã. Um deles era de apenas alguns poucos dias de viagem; o outro, que era muito mais longo, era dirigido ao deserto, e foi este o caminho que Deus escolheu para conduzir o seu povo Israel. Os egípcios deveriam afogar-se no mar vermelho; os israelitas deveriam humilhar-se e ser provados no deserto. O caminho de Deus é o melhor itinerário, mesmo que às vezes não pareça. Se pensarmos que Ele não conduz o seu povo pelo caminho mais curto, podemos ter, não obstante, a segurança de que Ele nos leva pelo melhor caminho, e isto ficará evidente no momento em que chegarmos ao final de nossa viagem. Os filisteus eram inimigos fortes; era necessário que os israelitas fossem preparados para as guerras de Canaã, passando pelas dificuldades do desterro. Deus permite que o seu povo passe por provas para que se fortaleça (1 Coríntios 10:13).
Os israelitas saíram em boa ordem. Alguns iam enfileirados de cinco em cinco, outros em cinco bandas, o que parece ser significativo, e levaram consigo os ossos de José. Era um estímulo para a sua fé e esperança de que Deus os levaria a Canaã, cuja esperança fazia com que eles levassem os seus ossos pelo deserto.
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- Análise em Cadeia 2 Fala aos filhos de Israel que se voltem e se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o acampamento junto ao mar. Êxodo 14:2 6 Partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, que está na extremidade do deserto. 7 Partiram de Etã, e voltando a Pi-Hairote, que está defronte de Baal-Zefom, acamparam-se diante de Migdol. 8 Partiram de Pi-Hairote, e passaram pelo meio do mar ao deserto; e andaram caminho de três dias no deserto de Etã, e acamparam-se em Mara. Números 33:6-8 10 Achou-o numa terra deserta, e num erma de solidão e horrendos uivos; cercou-o de proteção; cuidou dele, guardando-o como a menina do seu olho. Deuteronômio 32:10 7 conduziu-os por um caminho direito, para irem a uma cidade em que habitassem. Salmos 107:7 51 E naquele mesmo dia o Senhor tirou os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos. Êxodo 12:51 14 Vossas mulheres, vossos pequeninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu desta banda do Jordão; porém vós, todos os homens valorosos, passareis armados adiante de vossos irmãos e os ajudareis; Josué 1:14 12 E passaram os filhos de Rúben e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés, armados, adiante dos filhos de Israel, como Moisés lhes tinha dito; 13 uns quarenta mil homens em pé de guerra passaram diante do Senhor para a batalha, às planícies de Jericó. Josué 4:12,13