Comentário Bíblico
Adventista
Contrária às promessas - (cba)
Gálatas 3:21
A lei parece incompatível com a aliança. Bode até dar a impressão de ter substituído a pro messa da salvação pela fé por um plano de salvação pelas obras.
De Deus - (cba)
Gálatas 3:21
Evidências textuais favorecem a omissão desta frase.
De modo nenhum! - (cba)
Gálatas 3:21
Ou seja, “pereça este pensamento!", “uma coisa dessas nunca poderia acontecer!" Deus foi o autor tanto da lei como das promessas, e Ele não repudiaria Sua promessa incondicional de salvação pela fé em Cristo (Hebreus 6:17-20). Se assim fizesse, negaria Sua integridade como Deus e demonstraria ser incoerente e indigno de confiança.
Dar vida - (cba)
Gálatas 3:21
A lei nunca teve o propósito de oferecer justificação e proporcionar vida eterna (ver com. de Gálatas 3:19). Unicamente por meio de Cristo as pessoas podem ler acesso à justificação, à vida mais abundante no presente e à vida eterna no mundo por vir (Lucas 18:30).
- 19 Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador. Gálatas 3:19 30 que não haja de receber no presente muito mais, e no mundo vindouro a vida eterna. Lucas 18:30
A justiça, na verdade - (cba)
Gálatas 3:21
Se fosse possível alcançar a justiça pelas “obras da lei" (ver com. de Gálatas 2:16), a promessa da aliança se tornaria supérflua. Para o coração carnal, é muito mais atraente um programa de justificação pelas obras do que o plano da justificação pela fé em Deus. É sempre mais lisonjeiro para o ego humano fazer alguma coisa para conquistar a justiça do que simplesmente aceitá-la pela fé como uma dádiva. Aceitar a justificação como uma dádiva é o reconhecimento de que não há nada que se possa fazer para alcançá-la com méritos pessoais. O orgulho carnal se sente ferido se é objeto de caridade material ou espiritual.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 3:19-22
Se esta promessa foi suficiente para a salvação, então para que serviu a lei? Os israelitas, mesmo tendo sido escolhidos para serem o povo peculiar de Deus, eram pecadores como os demais. A lei não foi concebida para descobrir uma maneira de justificar, diferente daquela que fora dada pela promessa, mas para conduzir os homens a enxergarem a necessidade que tinham da promessa, mostrando-lhes a gravidade do pecado, e para dirigi-los somente a Cristo, por meio de quem poderiam ser perdoados e justificados.
A lei foi dada pelo ministério dos anjos e pela mão de um mediador, Moisés; porém, a promessa foi feita pelo próprio Deus. Daí temos que a lei não poderia ser projetada para revogar a promessa. Como o próprio vocábulo indica, o mediador é um amigo que se interpõe entre duas partes e que não age somente em relação a uma, ou a favor de uma das partes. A grande intenção da lei era que a promessa por fé em Jesus Cristo fosse dada àqueles que crêem; àqueles que, estando convictos de sua culpa, e da insuficiência da lei para efetuar a justiça por eles, pudessem ser persuadidos a crer em Cristo, e, assim, alcançarem o benefício da promessa. Não é possível que a santa, justa e boa lei de Deus, a norma do dever para todos, seja contrária ao Evangelho de Cristo. A lei empreende todos os esforços para promover o Evangelho.
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- Análise em Cadeia 17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. 19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. 20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Mateus 5:17-20 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. 9 E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; 10 e o mandamento que era para vida, esse achei que me era para morte. 11 Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou. 12 De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. 13 Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno. Romanos 7:7-13 17 Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De modo nenhum. Gálatas 2:17 4 De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado. 6 De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo? Romanos 3:4,6 19 Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus. 21 Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão. Gálatas 2:19,21 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. Romanos 3:20 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. Romanos 3:21,22 31 Mas Israel, buscando a lei da justiça, não atingiu esta lei. Romanos 9:31 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. 4 Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê. 5 Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela. 6 Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo;) Romanos 10:3-6 6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível. 7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:6-9 7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. Hebreus 11:7 16 Virá e destruirá esses lavradores, e dará a vinha a outros. Ouvindo eles isso, disseram: Tal não aconteça! Lucas 20:16