Comentário Bíblico
Adventista
Sumos sacerdotes - (cba)
Lucas 3:2
Caifás, oficialmente sumo sacerdote, e Anás, deposto pelos romanos, ainda popularmente honrado como sumo sacerdote (ver João 18:13,24; Atos 4:6). Originalmente, o ofício do sumo sacerdote havia sido hereditário e vitalício, mas, sob os governos herodiano e romano, os sumos sacerdotes eram normal mente eleitos e depostos numa rápida sucessão. Um deles manteve o ofício por apenas um dia. Desde a ascensão de Herodes, o Grande, em 37 a.C., até a queda de Jerusalém, em 70 d.C., 28 pessoas mantiveram o sagrado ofício, seu prazo médio de ofício sendo, assim, de pouco mais que três anos e meio.
- 13 E conduziram-no primeiramente a Anás; pois era sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano. 24 Então Anás o enviou, maniatado, a Caifás, o sumo sacerdote. João 18:13,24 6 e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote. Atos 4:6
Anás - (cba)
Lucas 3:2
Nomeado sumo sacerdote por Quiri no, governador da Síria, em 6 ou 7 d.C.; deposto em 14 ou 15 d.C. por Valério Grato (Josefo, Antiguidades, xviii.2.2), que precedeu Pilatos como procurador da Judeia. Anás teve cinco filhos, cada um se tornou sumo sacerdote, como também seu genro, Caifás. O ofício foi mantido pelos membros de sua família intermitentemente por cerca de 50 anos depois que ele próprio foi deposto. Embora ele não mais servisse como sumo sacerdote durante o ministério de Jesus, ainda era considerado o legítimo sumo sacerdote pela maioria de seus contemporâneos (ver Atos 4:6).
Caifás - (cba)
Lucas 3:2
Cenro de Anás. Eleito sumo sacerdote por Valério Grato, em aproximadamente 18 ou 19 d.C., ele continuou no ofício até por volta de 36 d.C. Foi oficialmente o sumo sacerdote durante todo o ministério de Jesus. Era um saduceu orgulhoso e cruel, autoritário e intolerante, mas de caráter fraco e indeciso (ver João 11:49,50; DTN, 539, 540, 703).
João - (cba)
Lucas 3:2
Ver com. de Mateus 3:1. Apenas Lucas designa João como o filho de Zacarias (ver Lucas 1:67). Aparentemente, a data cronológica de Mateus 3:1 se aplica à época quando “a palavra de Deus veio a João", significando o tempo quando Deus o chamou para sua obra e lhe deu a “palavra” específica, ou mensagem, que deveria proclamar. João pode ter iniciado seu ministério por volta da Páscoa de 27 d.C.
- 1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, Mateus 3:1 67 Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: Lucas 1:67
No deserto - (cba)
Lucas 3:2
Ver com. de Mateus 3:1. Os três evangelhos sinóticos referem-se ao fato de que João estava “no deserto”, com o objetivo de enfatizar que ele evitava lugares onde as pessoas se ajuntavam naturalmente. A “palavra de Deus” possivelmente veio a João no deserto da judeia, onde ele passou grande parte de sua juventude e início da vida adulta (ver com. de Lucas 1:80), mas ele, na realidade, começou a pregar e batizar na Pereia, do outro lado de Jericó (João 10:40; DTN, 132; ver com. de Lucas 1:80; João 1:28).
- 1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, Mateus 3:1 80 Ora, o menino crescia, e se robustecia em espírito; e habitava nos desertos até o dia da sua manifestação a Israel. Lucas 1:80 40 E retirou-se de novo para além do Jordão, para o lugar onde João batizava no princípio; e ali ficou. João 10:40 28 Estas coisas aconteceram em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. João 1:28
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 3:1-14
O escopo e o propósito do ministério de João eram levar ao povo de seus pecados ao seu Salvador. Veio pregar não uma seita nem um partido político, mas uma profissão de fé. O sinal ou a cerimónia era o batismo em águas. Pelas palavras aqui empregadas, João pregou sobre a necessidade do arrependimento para a remissão dos pecados, e que o batismo em águas era um sinal exterior da purificação interior, e da renovação do coração que o acompanha, efeitos do verdadeiro arrependimento e da profissão deste. Aqui, no ministério de João, encontra-se o cumprimento das Escrituras (Isaías 40:3). Quando se faz o caminho para o Evangelho no coração, abatendo os pensamentos altivos e levando-os à obediência de Cristo, aplanando a alma e eliminando tudo o que nos seja um empecilho no caminho de Cristo e de sua graça, então efetuam-se os preparativos para dar as boas-vindas à salvação de Deus.
Aqui há advertências e exortações gerais dadas por João. A culpável e corrompida raça humana chegou a ser uma raça de víboras; odiavam a Deus e odiavam-se uns aos outros. Não há como fugir da ira vindoura, a não ser por meio do arrependimento; e a mudança de nossa conduta deve mostrar a mudança de nossa mentalidade. Se não formos realmente santos de coração e em nossa maneira de viver, a nossa profissão de religião e o nosso relacionamento com Deus e sua Igreja não nos servirá para absolutamente nada. A nossa destruição será mais penosa se não dermos frutos dignos de arrependimento.
João Batista deu instruções a várias classes de pessoas. Aqueles que professam e prometem arrependimento devem mostrá-lo por meio de sua nova maneira de viver, conforme a sua ocupação e condição. o Evangelho requer misericórdia, e não sacrifícios; e o seu objetivo é comprometer a cada um de nós a fazermos todo o bem que pudermos, e a sermos justos para com todos os homens. o mesmo princípio que leva os homens a renunciar aos ganhos injustos, leva-os a restituir o que foi ganho de forma errada.
João declara aos soldados os seus deveres. os homens devem ser advertidos contra as tentações que podem ter por causa de suas atividades profissionais. As respostas declaram o dever presente daqueles que perguntavam e, de imediato, constituíam-se em uma prova de sua sinceridade. Como ninguém pode ou quer aceitar a salvação que há em Cristo sem o verdadeiro arrependimento, assim destacam-se aqui a evidência e os efeitos do arrependimento.
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- Análise em Cadeia 49 Um deles, porém, chamado Caifás, que era sumo sacerdote naquele ano, disse-lhes: Vós nada sabeis, 50 nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo, e que não pereça a nação toda. 51 Ora, isso não disse ele por si mesmo; mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus havia de morrer pela nação, João 11:49-51 13 E conduziram-no primeiramente a Anás; pois era sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano. 14 Ora, Caifás era quem aconselhara aos judeus que convinha morrer um homem pelo povo. 24 Então Anás o enviou, maniatado, a Caifás, o sumo sacerdote. João 18:13,14,24 6 e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote. Atos 4:6 59 Sucedeu, pois, no oitavo dia, que vieram circuncidar o menino; e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60 Respondeu, porém, sua mãe: De modo nenhum, mas será chamado João. 61 Ao que lhe disseram: Ninguém há na tua parentela que se chame por este nome. 62 E perguntaram por acenos ao pai como queria que se chamasse. 63 E pedindo ele uma tabuinha, escreveu: Seu nome é João. E todos se admiraram. Lucas 1:59-63 2 ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado; Jeremias 1:2 1 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Jeremias 2:1 3 veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar; e ali esteve sobre ele a mão do Senhor. Ezequiel 1:3 1 A palavra do Senhor, que veio a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. 2 Quando o Senhor falou no princípio por Oséias, disse o Senhor a Oséias: Vai, toma por esposa uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, apartando-se do Senhor. Oséias 1:1,2 1 Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Jonas 1:1 1 A palavra do Senhor que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão Acaz e Ezequias reis de Judá a qual ele viu sobre Samária e Jerusalém. Miquéias 1:1 1 A palavra do Senhor que veio a Sofonias, filho de Cuche, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá. Sofonias 1:1 80 Ora, o menino crescia, e se robustecia em espírito; e habitava nos desertos até o dia da sua manifestação a Israel. Lucas 1:80 3 Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus. Isaías 40:3 1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, Mateus 3:1 7 Ao partirem eles, começou Jesus a dizer às multidões a respeito de João: que saístes a ver no deserto? um caniço agitado pelo vento? Mateus 11:7 3 voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; Marcos 1:3 23 Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. João 1:23 3 Então os principais sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no pátio da casa do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás; Mateus 26:3