Comentário Bíblico
Adventista
Dou - (cba)
1 Coríntios 1:4
O singular evidencia que Sóstenes não foi coautor da epístola (ver com. de 1 Coríntios 1:1).
Graças a [meu] Deus - (cba)
1 Coríntios 1:4
Antes de tratar dos problemas que afetavam a igreja, Paulo elogia o que os crentes de Corinto alcançaram em sua experiência espiritual. O elogio à fidelidade e obediência antecede a repreensão ou advertência, isso está bem exemplificado nas mensagens às sete igrejas (Apocalipse 2:2-4,13,14,19,20). Deus encoraja a igreja ao mencionar o que está bem e, com isso, prepara o caminho para as advertências e repreensões necessárias, que, se levadas em consideração, como no caso da igreja de Corinto, resultarão em crescimento espiritual e bênçãos.
Graça - (cba)
1 Coríntios 1:4
Do gr. charis (ver com. de 1 Coríntios 1:3). Nesta passagem, os dons da graça, os charismata (1 Coríntios 12:4), são enfatizados (ver 1 Coríntios 1:5-7).
- 3 Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1:3 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1 Coríntios 12:4 5 porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo o conhecimento, 6 assim como o testemunho de Cristo foi confirmado entre vós; 7 de maneira que nenhum dom vos falta, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, 1 Coríntios 1:5-7
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Guarde a igreja contra o engano
1 Coríntios 1:1-8
A instrução nesta epístola é dirigida à igreja de Deus em Corinto, e dirigida para ser enviada a todo lugar onde houvesse grupos de santos que tivessem fé em Jesus Cristo. Como membros da igreja de Cristo, eles são considerados "santificados em Cristo Jesus" e "chamados para serem santos". Pelo batismo, eles se comprometeram a um ministério de boas obras em buscar salvar outros que não conheciam a verdade.
A igreja em Corinto era em grande parte composta de gentios. Paulo havia trabalhado zelosamente entre eles, levando-os ao conhecimento da verdade. Mas depois que Paulo os deixou, surgiram falsos mestres, que questionaram o apostolado e o ministério de Paulo. Eles falavam dele com desprezo e tentavam fazer comparações entre eles e ele que o depreciariam aos olhos da igreja.
Paulo não procurou se exaltar. Mas quando as falsidades ameaçaram destruir os efeitos de seu ministério, a fidelidade à sua missão tornou necessário que ele honrasse a Deus, vindicando seu caráter e magnificando seu ofício. Ele afirma ter uma missão divina - que ele é “chamado para ser um apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus”.
Paulo foi chamado para seu trabalho pelo Príncipe da Vida. Enquanto Paulo se empenhava na obra de perseguir cruelmente os seguidores de Cristo, o Salvador apareceu a ele e o chamou para ser um apóstolo dos gentios. Como apóstolo de nosso Senhor, ele sentiu uma responsabilidade sagrada pelo bem-estar da igreja em Corinto. Sob sua administração, eles não apenas receberam, mas também ensinaram a verdade a outros. Eles foram tão enriquecidos que não ficaram atrás de nenhum presente. Eles foram colocados em uma relação próxima e querida com Cristo.
Paulo não podia, pelo silêncio, permitir-se ser expulso do campo por falsos mestres - mestres que introduziriam falsos sentimentos e teorias que poderiam desviar almas honestas da verdade. As igrejas devem ser guardadas e advertidas contra o engano. Cristo deu a Si mesmo por nós, para nos redimir de toda iniqüidade, a fim de purificar para Si um povo peculiar, zeloso de boas obras. Sua igreja deve ser mantida livre de todas as falsas doutrinas ( Manuscrito 46, 1905 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 1:1-9
Todos os cristãos são dedicados e consagrados a Cristo pelo batismo, e têm a estrita obrigação de serem santos, porque na verdadeira Igreja de Deus estão todos os santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, e que o invocam como o Deus manifestado na carne, para todas as bênçãos da salvação; os quais o reconhecem e obedecem como Senhor deles, e Senhor de tudo; não inclui outras pessoas. O cristão se distingue do profano e do ateu porque não ousa viver sem oração; e pode se distinguir dos judeus e pagãos, pois invoca o nome de Cristo.
Note com quanta frequência o apóstolo repete nestes versículos as palavras nosso Senhor Jesus Cristo. Temia não mencioná-lo com bastante honra e frequência. O apóstolo dá a saudação habitual a todos os que invocam a Cristo, desejando de Deus para eles a misericórdia que perdoa, a graça que santifica e a paz que consola através de Jesus Cristo.
Os pecadores não podem ter a paz de Deus nem nada dEle, senão por meio de Cristo. Paulo dá graças pela conversão deles à fé de Cristo; essa graça lhes foi dada por Jesus. Eles foram enriquecidos por Ele com todos os dons espirituais. Fala de palavras e conhecimento. Onde Deus tem concedido estes dois dons, tem dado grande poder para o trabalho. Estes eram dons do Espírito Santo, pelos quais Deus dava testemunho dos apóstolos.
Os que esperam a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, serão sustentados por Ele até o fim; estes serão livres de culpa no dia de Cristo, feitos assim pela rica e livre graça. Quão gloriosas são as esperanças de tal privilégio: estar resguardados pelo poder de Cristo, do poder das nossas corrupções e das tentações de Satanás!
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 325

Para Conhece-lo, Pág. 153

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 178

Nossa Alta Vocação, Pág. 224

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 510
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 8 Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. Romanos 1:8 17 Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; Romanos 6:17 23 o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração; Atos 11:23 20 Ouvindo eles isto, glorificaram a Deus, e disseram-lhe: Bem vês, irmãos, quantos milhares há entre os judeus que têm crido, e todos são zelosos da lei; gregos, ouviram a palavra do Atos 21:20 3 Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1:3 30 Eu e o Pai somos um. João 10:30 14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. João 14:14,16,26 26 Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; João 15:26 14 e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 1 Timóteo 1:14
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 325

Para Conhece-lo, Pág. 153

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 178

Nossa Alta Vocação, Pág. 224

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 510