Comentário Bíblico
Adventista
Nisto - (cba)
1 João 5:2
Referência ao que se segue.
Conhecemos - (cba)
1 João 5:2
Ver com. de 1 João 2:3,29. João havia demonstrado como podemos saber que amamos a Deus (1 João 4:20,21), então o apóstolo mostra como descobrir se amamos ou não os filhos de Deus, que são nossos irmãos.
- 3 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. 29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 1 João 2:3,29 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão. 1 João 4:20,21
Filhos - (cba)
1 João 5:2
Do gr. tekna (ver com. de João 1:12; Romanos 8:14,16).
- 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; João 1:12 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. 16 O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; Romanos 8:14,16
Quando amamos a Deus - (cba)
1 João 5:2
João ensina que o amor a Deus é fundamental na experiência do cristão. Aquele que ama a Deus deve ter a certeza de também amar seus irmãos. Por isso, é de suma importância para o crente cultivar um amor genuíno para com o Criador: isso é uma fonte inesgotável da qual todas as outras qualidades desejáveis fluem incessantemente. O cristão também controla seus outros afetos, mantendo-os puros e bem equilibrados, o que contribui para o desenvolvimento simétrico do caráter cristão.
Praticamos os Seus mandamentos - (cba)
1 João 5:2
Evidências textuais favorecem (cf. p. xvi) a variante "observam os Seus mandamentos”. Essa diferença influi muito pouco no significado básico do texto (ver com. de 1 João 5:3).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Resumo dos cap. 1-4
1 João 5:1-5
Mostra que o amor uns pelos outros, o amor a Deus e a guarda dos mandamentos são elementos inseparavelmente ligados na vida daqueles que creem em Jesus (sobre o cumprimento da LEI de Deus, ver Mateus 22:36-40; João 14:15; Romanos 13:8-10; Gálatas 5:14).
- 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:36-40 15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. João 14:15 8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. Romanos 13:8-10 14 Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:14
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 5:1-5
O verdadeiro amor pelo povo de Deus pode ser distinguido da amabilidade natural ou dos afetos partidaristas por estar unido ao amor de Deus, e à obediência aos seus mandamentos. O mesmo Espírito Santo que ensinou o amor ensinará também a obediência; o homem que peca por costume ou deixa de fazer o dever que sabe ser certo, não pode amar verdadeiramente os filhos de Deus.
Como os mandamentos de Deus são regras santas, justas e boas de liberdade e felicidade, os que são nascidos de Deus e o amam não os consideram pesados, e lamentam não poder servi-lo de maneira mais perfeita. Se requer abnegação, e os verdadeiros cristãos têm um princípio que os faz superar todos os obstáculos. Mesmo que as lutas costumem ser agudas e o regenerado se veja derrubado, de qualquer modo se levantará e continuará a sua batalha com bravura. Todos, exceto os crentes em Cristo, são escravos por um ou por outro aspecto, dos costumes, opiniões ou interesses do mundo. A fé é a causa da vitória, o meio, o instrumento, a armadura espiritual pela qual vencemos. Em fé e por fé nos apegamos a Cristo, desprezamos o mundo e nos opomos a ele. A fé santifica o coração e o purifica das concupiscências sensuais pelas quais o mundo obtém benefícios e o domínio das almas. Temos o Espírito de graça que em nós habita, o qual é maior do que o que está no mundo. O verdadeiro cristão vence o mundo por fé, vê na vida e na e conduta do Senhor Jesus na terra e em meio a ela, que deve renunciar e vencer este mundo. Não pode estar satisfeito com este mundo, e olha mais além dele, continuando inclinado, esforçando-se e estendendo-se até o céu. Todos devemos vencer o mundo através do exemplo de Cristo, ou o mundo nos vencerá para nossa mina.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 24 Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado. 1 João 3:22-24 21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão. 1 João 4:21 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. João 13:34,35 17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. João 15:17 5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; 1 João 2:5 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 1 João 3:14
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
