Comentário Bíblico
Adventista
Lançai mão dos profetas de Baal - (cba)
1 Reis 18:40
Elias não iria permitir que o zelo do povo se demonstrasse apenas por palavras. Ele mandou que eles demonstrassem a conversão com atos que poderiam trazer sobre si mesmos a ira da rainha ímpia, mas que, uma vez realizados, significaria um rompimento com a causa de Baal. Como resultado da maravilhosa manifestação daquele dia, a multidão reconheceu o fato de que Yahweh é Deus — todos, menos os sacerdotes de Baal, que se recusaram a se arrepender. A execução sumária desses sacerdotes por Elias foi um juízo terrível, porém, necessário. Mostrava a indignação de Deus contra os que persistiam na rebelião e que estavam dispostos a corromper e desmoralizar toda a nação por seus interesses egoístas. À sentença contra eles serviu como exemplo e advertência. Com Deus não se brinca, e uma terrível retribuição aguarda todos os que desejam vender a alma em troca da corrupção mundana.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Alguém que permaneceu totalmente por Deus
1 Reis 18:36-40
Deus deseja que Sua honra seja exaltada diante dos homens como suprema, e Seus conselhos confirmados aos olhos do povo. O testemunho do profeta Elias no Monte Carmelo dá o exemplo de alguém que defendeu totalmente Deus e Sua obra na terra. O profeta chama o Senhor pelo Seu nome, Jeová Deus, que Ele mesmo havia dado para denotar Sua condescendência e compaixão. Elias O chama de Deus de Abraão, Isaque e Israel. Ele faz isso para despertar no coração de Seu povo apóstata a humilde lembrança do Senhor, e assegurar-lhes Sua rica e gratuita graça. Elias ora: Seja conhecido hoje que tu és o Deus de Israel. A honra de Deus deve ser exaltada como suprema, mas o profeta pede ainda que sua missão também seja confirmada. “Seja conhecido hoje que tu és Deus em Israel”, ele ora, “e que eu sou teu servo, e que fiz todas estas coisas segundo a tua palavra. Ouve-me, ó Senhor”, ele implora, “ouve-me”. ...
Seu zelo pela glória de Deus e seu profundo amor pela casa de Israel apresentam lições para a instrução de todos os que permanecem hoje como representantes da obra de Deus na terra ( Carta 22, 1911 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 18:21-40
Muitos dentre o povo vacilaram em seus juízos e mudaram a sua prática. Elias os chamou para que conhecessem quem era o verdadeiro Deus, que existe por si mesmo; que é o Criador, Rei e Juiz deste mundo, e que somente a Ele deveriam seguir: Jeová ou Baal. É perigoso claudicar entre servir a Deus e ao pecado, entre o domínio de Cristo e o de nossa concupiscência. Uma vez que Jesus Cristo é o único Salvador, apeguemo-nos somente a Ele para todas as coisas; por ser a Bíblia Sagrada a Palavra de Deus, reverenciemo-la, recebamo-la e submetamos o nosso entendimento ao seu ensinamento divino.
Elias propôs-se a levar o assunto a juízo. Baal tinha todas as vantagens externas; porém, o sucesso estimula todos os que são testemunhas e defensores de Deus, para que não temam o rosto do homem. o que respondesse com fogo seria o verdadeiro Deus. A expiação deveria ser feita através do sacrifício, antes que a condenação fosse retirada por misericórdia. Portanto, o Deus que tem poder para perdoar pecados, e que era poderoso para demonstrá-lo ao consumir a oferta que era feita por causa pecado, deve ser necessariamente o Deus que tem poder para aliviar a calamidade.
Deus jamais requer que os seus adoradores o honrem da maneira que faziam os seguidores de Baal; porém, o serviço do Diabo, ainda que às vezes possa gerar para o corpo uma sensação agradável e de afago, apesar de ser mentirosa, é realmente cruel com o corpo, como acontece na inveja e na embriaguez. Deus exige que mortifiquemos as nossas concupiscências e corrupções; porém, a penitência e a severidade corporal não o agradam. Quem foi que pediu estas coisas das vossas mãos? Umas poucas palavras pronunciadas com a fé correta, com fervoroso afeto pela glória de Deus, e amor pela alma dos homens, ou sedento pela imagem do Senhor e pelo seu favor, formam a fervorosa oração eficaz do justo, que pode muito em seus efeitos.
Elias não procurou a sua própria glória, mas pediu que a glória fosse dada a Deus, para o bem do povo. o povo está completamente de acordo, convencido e satisfeito: somente Jeová é Deus. Esperamos que alguns tenham tido uma transformação em seus corações; porém, a maioria somente se convenceu, e não se converteu. Bem-aventurados os que não viram as coisas que estes contemplaram e, contudo, creram, e trabalharam por elas mais do que os que as viram.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 25 Sucedeu, pois, que, acabando de fazer o holocausto, disse Jeú aos da sua guarda, e aos oficiais: Entrai e matai-os! não escape nenhum! Então os feriram ao fio da espada; e os da guarda e os oficiais os lançaram fora e, entrando no santuário da casa de Baal, 2 Reis 10:25 21 O ribeiro de Quisom os arrastou, aquele antigo ribeiro, o ribeiro de Quisom. Ó minha alma, calcaste aos pés a força. Juízes 5:21 5 E aquele profeta, ou aquele sonhador, morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos desviar do caminho em que o Senhor vosso Deus vos ordenou que andásseis; assim exterminareis o mal do meio vós. Deuteronômio 13:5 20 Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. Deuteronômio 18:20 10 Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente, e maldito aquele que vedar do sangue a sua espada! Jeremias 48:10 2 Naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, cortarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas e o espirito da impureza. 3 E se alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: Não viverás, porque falas mentiras em o nome do Senhor; e seu pai e sua mãe, que o geraram, o traspassarão quando profetizar. Zacarias 13:2,3 20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. Apocalipse 19:20 10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. Apocalipse 20:10 7 e atrairei a ti, para o ribeiro de Quisom, Sísera, chefe do exército de Jabim; juntamente com os seus carros e com as suas tropas, e to entregarei na mão? Juízes 4:7 24 Assim entraram para oferecer sacrifícios e holocaustos. Ora, Jeú tinha posto de prontidão do lado de fora oitenta homens, e lhes tinha dito: Aquele que deixar escapar algum dos homens que eu vos entregar nas mãos, pagará com a própria vida a vida dele. 25 Sucedeu, pois, que, acabando de fazer o holocausto, disse Jeú aos da sua guarda, e aos oficiais: Entrai e matai-os! não escape nenhum! Então os feriram ao fio da espada; e os da guarda e os oficiais os lançaram fora e, entrando no santuário da casa de Baal, 2 Reis 10:24,25